Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/09/2013

monitoramento mulheres Concilio Geral

A participação feminina no Concílio é um retrato do papel desempenhado pela mulher na vida da Igreja Metodista?

 

Durante a primeira fase do 18º Concílio Geral, de 10 a 16 de julho, as pastoras Rosângela Soares de Lima e Genilma Boehler fizeram um monitoramento da participação feminina na formação dos grupos de trabalho, nas discussões das plenárias e na eleição episcopal. O resultado não é muito animador. As mulheres pronunciaram-se pouco nos debates, não estiveram presentes em todas as comissões (o que gerou, inclusive, um "protesto" da Bispa Marisa) e, ao final das eleição episcopais, a Igreja Metodista continuava com apenas uma mulher no Colégio Episcopal - e eleita em último escrutínio.
Por outro lado, é importante destacar o próprio trabalho desenvolvido pelas pastoras - que vêm, agora, divulgar os resultados finais à Igreja, convidando-a à reflexão. Essa capacidade de refletir internamente sobre a questão de gênero é um diferencial da Igreja Metodista, pioneira ao formar suas primeiras pastoras,  no início da década de 1970. Em 1974, a primeira presbítera ordenada foi Zeni de Lima Soares. A Igreja Metodista foi, também, uma das pioneiras em adotar a linguagem inclusiva e, ainda hoje, é a única das igrejas chamadas "históricas" a ter uma bispa.

Leia, a seguir, alguns trechos deste trabalho:

A composição da Cogeam e do Colégio Episcopal

A participação feminina nas discussões das plenárias

A eleição do Colégio Episcopal

Leia também o artigo O filho de Dona Susana ou Questão de Gênero é para todos(as)

Para fazer o download do relatório completo do monitoramento clique aqui


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Os 15 anos do Projeto Sombra e Água Fresca é celebrado nas igrejas locais. Confira!

O projeto Sombra e Água Fresca (SAF) da Igreja Metodista completa 15 anos e cada projeto local é orientado a fazer a sua celebração. No dia 11 de outubro foi a vez do SAF em Jundiapeba, na cidade de Mogi das Cruzes/SP. Os voluntários do projeto aproveitaram também o Dia das Crianças para fazer a celebração comemorativa dos 15 anos de projeto nacional. Todas as crianças receberam camisas personalisadas do projeto.

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães