Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

campanha lei muwaji

O PL 1057, projeto de lei apresentado pelo Deputado Henrique Afonso (PT-AC) em 2007, foi batizado de Lei Muwaji em homenagem à coragem da indígena Muwaji Suruwaha (foto). Pela tradição de seu povo, ela deveria ter sacrificado sua filha Iganani, que nasceu com paralisia cerebral. Para salvar a vida de sua filha e garantir os tratamentos médicos de que necessitava ela enfrentou os costumes de sua sociedade e a burocracia governamental. A Lei Mujawi, se aprovada, garantirá os direitos das crianças indígenas como preconizam a Constituição Brasileira, o Estatuto da Criança e do Adolescente e todos os acordos internacionais de Direitos Humanos.

Você pode colaborar

Escreva uma carta exigindo que o Projeto de Lei seja votado pela Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados ainda no mês de junho. Você pode se basear no seguinte modelo:

Recentemente tomei conhecimento do problema do infanticídio nas comunidades indígenas, e da luta dos povos indígenas para vencer essa prática. Considerando que todas as crianças brasileiras devem contar com a proteção da Constituição Federal, do ECA e dos acordos internacionais de Direitos da Criança, dos quais o Brasil é signatário, solicito ao Exmo. Sr. que implemente com urgência os passos necessários para que o PL 1057/2007, conhecido como Lei Mujawi, seja votado na Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados ainda no mês de junho de 2008. Criança é criança, independente de sua origem étnica. Toda criança tem direito inerente à vida.

Mande esta carta para:

Presidente da Câmara dos Deputados - Deputado Arlindo Chinaglia: dep.arlindochinaglia@camara.gov.br

Presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados - Deputado Pompeo de Mattos: dep.pompeodemattos@camara.gov.br

Ministro da Justiça - Tarso Genro: gabinetemj@mj.gov.br

Relatora do PL 1057 (Lei Muwaji) - Deputada Janete Rocha Pietá: dep.janeterochapieta@camara.gov.br

 

CONHEÇA A LEI MUWAJI na íntegra clicando aqui.

CAMPANHA para a votação e aprovação da Lei Muwaji. Download do caderno.

Visite o site www.hakani.org e veja documentário sobre a história de Hakani, que foi salva da morte por seu irmão.

Visite o site www.atini.org , da Associação Atini - Voz pela Vida, entidade criada pelos missionários Edson e Márcia Suzuki, que adotaram Hakani.

 

 


Posts relacionados

Educação, Geral, por José Geraldo Magalhães

Educação Metodista emite nota aos familiares do Prof. Dr. Almir de Souza Maia

Nos últimos 37 anos, as instituições educacionais metodistas tiveram o imenso privilégio de contar com o trabalho incansável, ético, coerente e absolutamente dedicado do Prof. Almir.

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães