Publicado por Sara de Paula em Destaques Nacionais - 30/10/2019

Carta aos irmãos e irmãs

BAIXE O DOCUMENTO EM PDF

Prezadas irmãs e irmãos metodistas,

Pastoras, Pastores, Leigas e Leigos

Graça e Paz!

 

“O efeito da justiça será a paz, repouso e segurança, para sempre” Isaías 32.17

 

O Colégio Episcopal, junto à Ordem Presbiteral e ao Ministério Pastoral Metodista, é responsável por preservar a doutrina e a unidade, com o propósito de manter um ambiente de paz e de comunhão no seio da Igreja.

As decisões de órgãos superiores da Igreja, responsáveis pela interpretação e a devida aplicação da disciplina eclesiástica e canônica, entre nós, expressa a nossa natureza conciliar, cuja soberania, em seu âmbito de atuação, marca nossa identidade e carisma institucional como uma denominação cristã estabelecida por este modelo conciliar, pela relação conexional entre as igrejas, distritos e regiões eclesiásticas e missionárias, bem como pela forma de governo episcopal representativo.

A Sétima Região é parte integrante da Igreja Metodista nacional. Estamos em atenção com relação à toda a situação que a envolve. Assim, face às circunstâncias que decorreram da decisão da CGCJ  que determinou o afastamento temporário do Revmo. Bispo Emanuel Adriano Siqueira, Presidente da 7ª RE, o Quinto Concílio da referida região foi conduzido pelos bispos Luiz Vergilio Batista da Rosa e Roberto Alves, dentro dos parâmetros canônicos estabelecidos. Reconhecemos a decisão da CGCJ e consequentes tensões atribuídas ao afastamento de um bispo.

Diante disto, convocamos o povo das igrejas locais que siga amando e apoiando a Igreja por meio de sua presença e oração. Convocamos a liderança pastoral a unir forças para animar o povo metodista e não interromper a missão da Igreja em especial nesta parte do Estado do Rio de Janeiro. Nestes tempos, buscamos evitar a fragmentação da Igreja e seguimos nossa liderança na inspiração de John Wesley, pois somos pela unidade.

Nossas orações pelas deliberações do Concílio Regional da Sétima Região, e por toda a liderança pastoral e leiga que conduzirá a Região.

No dizer do profeta Isaías, quando um(a) líder busca justiça, semeia paz, pois cada um/a “servirá de esconderijo contra o vento, de refúgio contra a tempestade, de torrentes de águas em lugares secos e de sombra de grande rocha em terra sedente”. (Isaias 32.2).

 

Saudações em Cristo.

Porto Alegre, 30 de outubro de 2019

 

Colégio Episcopal da Igreja Metodista

Bispo Luiz Vergílio Batista da Rosa – Presidente


Posts relacionados

Destaques Nacionais, por Sara de Paula

Juvenis promovem Culto Nacional do Dia do Coração Aquecido

A Confederação Metodista de Juvenis promove hoje, dia 22 de maio, às 20 horas, um culto nacional em comemoração ao Dia do Coração Aquecido. A data de 24 de maio marca a experiência religiosa de John Wesley.

Destaques Nacionais, por José Geraldo Magalhães

Tristeza, desânimo e Orações para a Paz em sequência aos ataques em Paris

Lamentamos pelas 132 mulheres, homens e crianças que foram mortas e mais centenas que ficaram feridas nos ataques terroristas de Paris em 13 de novembro, em nome de uma ideologia extremista islâmica.

Destaques Nacionais, por José Geraldo Magalhães

Liturgia: precisamos mesmo disso?

Era aniversário do sr. João, pessoa por quem a comunidade nutria um carinho especial. Queríamos dar-lhe algum presente, prestar-lhe uma homenagem, mas àquela altura ainda não sabíamos bem o que fazer. Na reunião para preparar o evento, ficou clara a disposição: todos/as queriam colaborar e participar de alguma forma!

Destaques Nacionais, por José Geraldo Magalhães

Lideranças da Igreja Metodista realizam a terceira reunião ordinária do ano

A Coordenação Geral de Ação Missionária (Cogeam), iniciou mais uma reunião ordinária na tarde dessa sexta-feira (11). O encontro está sendo nas dependências da Sede Nacional da Igreja Metodista, em São Paulo. Dentre os assuntos que constam na pauta estão homologações de atas anteriores, informes da Secretária para a Vida e Missão e cotas de participação missionária.