Publicado por Sara de Paula em Geral, Missionária, Oficial, Destaques Nacionais, Estudos Bíblicos, Colégio Episcopal - 24/01/2019

Carta Pastoral - Cuidam do Meio Ambiente

Carta Pastoral
Discípulas e discípulos nos caminhos da missão cuidam do meio ambiente
CLIQUE AQUI PARA ADQUIRIR SEU EXEMPLAR
CLIQUE AQUI PARA BAIXAR EM PDF

 

Prefácio

O uso sustentável dos recursos naturais, bem como a preservação do meio ambiente, como forma de proteção à diversidade da fauna e da flora tem um componente bíblico-teológico que precisa ser considerado, na forma da mordomia cristã para com a Criação de Deus.

Nesse sentido, a Igreja Metodista tem, em suas raízes históricas, esta preocupação com a natureza, tendo como referência a mordomia cristã, que reconhece que a natureza revela as grandezas do Deus Criador, bem como conduz homens e mulheres no caminho da reconstrução da imagem divina presente em cada criatura, por meio da ação redentora de Jesus Cristo.

Assim, o CE oferece à Igreja Metodista, e à comunidade cristã, um documento para estudo, reflexão e aprofundamento de nosso compromisso para com o meio ambiente, reconhecendo que os sinais da presença do Reino de Deus já podem ser vislumbrados agora.

Quando sitiarem uma cidade por um longo período, lutando contra ela para conquistá-la, não destruam as árvores dessa cidade a golpes de machado, pois vocês poderão comer as suas frutas. Não as derrubem. Por acaso as árvores são gente, para que vocês as sitiem? (Deuteronômio 20.19)

 

Leia abaixo o primeiro capítulo da carta pastoral
Discípulas e discípulos nos caminhos da missão cuidam do meio ambiente

 

O Plano Nacional Missionário (2017-2021) estabelece como sua ênfase de número cinco: “Implementar ações que envolvam a Igreja no cuidado e preservação do Meio Ambiente”. Como parte do desenvolvimento deste tópico, o ano de 2019 será dedicado a refletir sobre o tema: “Discípulas e discípulos nos caminhos da missão cuidam do meio ambiente”. A perspectiva é gerar um espaço vital no qual a Igreja pense, aja e se conscientize cada vez mais do papel da mordomia cristã como cuidado com as coisas criadas por Deus e com a preservação do planeta como um todo. Já no Plano para a Vida e Missão da Igreja Metodista se ensinava que era preciso “apoiar, incentivar e participar de iniciativas em defesa da preservação do meio ambiente”.

A presente pastoral visa a ser uma reflexão despertadora para o tema. Apresentamos aqui alguns apontamentos bíblicos de como o povo de Deus via a questão dentro da realidade vétero e neotestamentária.

Também resgatamos algumas perspectivas teológicas de João Wesley sobre o tema, considerando sua realidade na Inglaterra, quando a Revolução Industrial dava seus primeiros e vigorosos passos, já afetando a relação entre as pessoas e a natureza, provocando o êxodo rural e iniciando os processos de poluição na produção de diversos itens em larga escala. Nos anos seguintes, veremos a criação e desenvolvimento das ferrovias e, mais tarde, dos automóveis, mudando não apenas a produção, mas a forma de escoamento desta.

Os metodistas vivenciaram em primeira mão vários desses fenômenos naquele século. Por fim, apresentamos alguns pontos na contemporaneidade que nos chamam atenção. Refletimos as implicações do meio ambiente com o discipulado cristão e o chamado de Cristo a sermos mordomos da criação, enquanto aguardamos o novo céu e a nova terra. Ao concluir a pastoral, propomos algumas formas práticas de atuação a partir de nossas igrejas locais e convidamos vocês na amplificação da divulgação dessas iniciativas, promovendo uma mentalidade cristã servidora acerca das questões ambientais.

O capítulo aborda ainda outros quatro textos: 

- Nossa relação com a natureza: industrialização e urbanização;
- Uma teologia ecológica; 
- O pessoal e o social: os frutos do arrependimento dos pecados ecológicos; 
- Desafios às práticas ecológicas e de fé.

CLIQUE AQUI PARA ADQUIRIR SEU EXEMPLARCLIQUE AQUI PARA BAIXAR EM PDF
 

Impressa - Você pode adquirir a Carta Pastoral - Cuidam do meio ambiente no site da Angular Editora. A pré-venda já está disponível. CLIQUE AQUI PARA ADQUIRIR AGORA.


Logotipo - Já disponibilizamos a logo desse ano e o Manual de Identidade Visual do tema para dar suporte à todoas as Regiões, Distritos e Igrejas Locais na produção de materiais digitais ou impressos, que apoiem a missão. ACESSE AGORA.


Posts relacionados

Geral, por Sara de Paula

Destaques Nacionais, por José Geraldo Magalhães

Bispo Paulo Lockmann participa de Conferência na Albânia

Capital de Albânia, a cidade de Tirana foi o lugar escolhido para a realização da Conferência da Paz, que é organizada pela Comunidade de Sant'Egidio. A Conferência anual reuniu, de 6 a 8 de setembro,  líderes religiosos de diversos países, entre eles evangélicos, ortodoxos, católicos, e  cristãos coptas da Etiópia e Egito.