Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

Chuvas em PE voltam a causar enchentes em cidades alagoanas

 Veja a nota oficial emitida pelo presidente da Confederação Metodista de Jovens AQUI!

 

As chuvas que atingem Pernambuco desde a noite desse domingo (27) aumentaram o nível dos rios Mundaú e Paraíba e causaram novos alagamentos nas cidades de Alagoas. Em vários municípios, famílias foram retiradas de casas que já tinham sido inundadas, mas não haviam sido destruídas.

Neste domingo à tarde, um alerta foi emitido aos municípios pela Defesa Civil Estadual de que chuvas no Estado de Pernambuco aumentariam os níveis das águas dos rios, mas que a situação estaria sob controle. Mesmo assim, famílias foram retiradas das áreas consideradas
“Chegamos a retirar algumas famílias de suas casas, mas a situação de chuva foi normalizada e o transbordo não oferece perigos”, afirmou ao UOL Notícias o tenente-coronel Denildson Queiroz, secretário-executivo da Defesa Civil de Alagoas.

Em Murici, as águas do rio Mundaú chegaram atingir as casas que já tinham sido inundadas no último dia 19 , trazendo novos transtornos à população.

“Quem não se assusta [com a nova cheia]? Mas já avisaram que não deve passar disso. A outra é que foi destruidora. Igual aquela não existirá mais”, disse o morador Waldemir Soares dos Santos, que perdeu tudo e assistia à cheia do rio.

Por conta da água, muitas propriedades que ficam às margens do rio voltaram a ser inundadas nesta segunda. A ponte da BR 104, em Murici, que foi atingida pelo transbordamento do rio Mundaú e impediu o trafego na semana retrasada, ficou a pouco mais de um metro de voltar a ser inundada.

Destaque

Há uma conta bancária disponibilizada para ajudar as vítimas das chuvas em Pernambuco e Alagoas:

SOLIDARIEDADE  REMNE CNPJ 04.201.556/0001-05

Banco Bradesco agência 3206-9 conta corrente 444942-8

 

Outros municípios também registram problemas com as cheias dos rios em Alagoas. Em Matriz do Camaragibe e Porto Calvo, na região norte, comunidades inteiras ficaram inundadas pelo avanço do rio Camaragibe.

Já em Jacuípe, o rio de mesmo nome subiu e alagou a ponte que dá acesso à cidade de Palmares (PE). Parte dos moradores do centro ficou ilhada. A prefeitura estima que 700 casas tenham sido atingidas pela nova enchente. A Defesa Civil Estadual informou que ainda não foi notificada de novos desabrigados nesses municípios.

Apesar das cheias desta segunda-feira, as operações de apoio aos desabrigados seguiram normalmente.

O Corpo de Bombeiros deu continuidade às buscas por corpos, que hoje se concentram no município de São José da Laje, a 92 km de Maceió. Até o momento, 34 pessoas morreram, 76 estão desaparecidas e 74 mil ficaram desabrigadas ou desalojadas no Estado por conta das enchentes.

Ao menos 28 municípios foram atingidos, dos quais 15 decretaram estado de calamidade pública e quatro estão em situação de emergência. Permanecem sem abastecimento de água as cidades de Branquinha, Murici, Paulo Jacinto, Capela e Jacuípe. 


Posts relacionados

Em oração, Geral, por Sara de Paula

Em oração | 08.01.2021

Com o objetivo de mobilizar pessoas a orarem semanalmente e diariamente pelos propósitos selecionados pela área nacional da Igreja Metodista, te convidamos a participar da campanha EM ORAÇÃO. O versículo que conduz a campanha lembra a importância da oração para fazer qualquer coisa: ...porque sem mim nada podeis fazer. (João 15:5b).

Expositor Cristão, Geral, por Sara de Paula

Terremoto no Equador: já são 350 mortos

Os tremores de magnitude 7.8 na escala Richter foram sentidos no país inteiro

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães