Publicado por Sara de Paula em Destaques Nacionais, Oficial - 04/11/2016

Código de Ética Pastoral

 

Disponibilizamos para download o Código de Ética Pastoral da Igreja Metodista no Brasil. O documento aprovado pelo Colégio Episcopal da IM brasileira em julho de 1998, fala entre outros assuntos, sobre as responsabilidades do pastor e pastora que atuam na instituição. O documento também aborda o relacionamento com outros/as pastores/as de Igrejas Metodistas e de outras denominações, além de falar das relações com órgãos oficiais, associações comunitárias, partidos políticos e governantes. 

 

Confira abaixo a apresentação do Código e faça download em .PDF do arquivo oficial no final da página. 

 


 

“Procura apresentar-te a Deus aprovado...”

2 Timóteo2.15ª
 

Esta primeira afirmação do apóstolo Paulo a Timóteo, ilustra uma das principais motivações do nosso Código de Ética. Sim, ser aprovados/as por Deus, em nosso ministério pastoral, que inclui não somente as tarefas diárias como pastores e pastoras, mas também como cristãos/ãs pais e mães, esposos e esposas.
 

Este versículo aponta uma conversa por carta de um pastor mais velho com outro mais novo. Paulo estava preso, mas não perdia o zelo e a preocupação pelo ministério de seu filho na fé, Timóteo, exortando-0 a reavivar o dom de ministro que Deus lhe havia dado, confirmado pela Igreja através da imposição das mãos do apóstolo Paulo (2Tm 1.6-8).
 

Nós, como Paulo e Timóteo, temos recebido de Deus um chamado e um ministério pastoral. Como comunidade, há um padrão ministerial de ética cristã, que ajuda nosso ministério a ser aprovado por Deus e pela comunidade de fé, assim como pela comunidade secular. A importância deste código é que ao nos ajudar, dando coordenadas de atitudes, ele nos ajude também a manter um testemunho cristão que recomenda e anuncia o Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo.
 

Concluindo, o Colégio Episcopal, ao lançar este importante documento, espera que o ministério pastoral o estude e se empenhe em seu cumprimento.
 

 


Tags: documentos, ministério pastoral


Posts relacionados

Destaques Nacionais, por Sara de Paula

Clamor de paz por Israel e Palestina

Nós, bispos e bispa da Igreja Metodista brasileira, manifestamos nossa preocupação e nosso lamento pelo conflito entre Israel e Palestina, que se agravou no último sábado, dia 7 de outubro, com o ataque surpresa do grupo Hamas contra Israel. Desde então, com ataques e retaliações, o conflito já soma mais de 1.800 vítimas fatais entre israelitas e palestinos(as), além de centenas de pessoas feitas de reféns.

Destaques Nacionais, por Sara de Paula

Sessão online do 21º Concílio Geral

Assista a sessão online do 21º Concílio Geral da Igreja Metodista. O conclave será transmitido ao vivo no dia 11 de dezembro de 2021, a partir das 9h (horário de Brasília), somente no canal Metodista Brasil, no Youtube.

Destaques Nacionais, por Sara de Paula

TJ-RS aceita pedido de Recuperação Judicial da Educação Metodista

Decisão judicial permitirá a implementação de um plano de reestruturação do tradicional grupo de ensino.  “Com a aprovação do pedido de recuperação judicial, ganhamos fôlego para reestruturar a Educação Metodista a fim de restabelecer nosso equilíbrio financeiro e retomar o crescimento”, afirma Mauricio Fontoura, diretor financeiro da instituição.

Destaques Nacionais, por José Geraldo Magalhães

Comissão Geral de Constituição e Justiça é empossada em SP

A Comissão Geral de Constituição e Justiça (CGCJ), eleita no 20ºConcílio Geral, foi empossada na manhã de hoje (6), na Sede Nacional da Igreja Metodista, em São Paulo. O ato de posse foi conduzido pelo Bispo Presidente do Colégio Episcopal, Adonias Pereira do Lago.    A reunião iniciou às 9h com o cântico do HE 140 seguido pela leitura do Salmo 19. O Bispo Adonias chamou à atenção para o “meditar e refletir” na Palavra de Deus à luz do versículo 14 do salmo lido. “Certamente, isso irá diminuir as demandas judiciais”, disse o Bispo.

Destaques Nacionais, por José Geraldo Magalhães

Editora da Igreja Metodista participará de Feira Literária Internacional Cristã

A Igreja Metodista será representada na IV Feira Literária Internacional Cristã (FLIC) pela Angular Editora, a qual terá também a participação de seus cinco selos: Editeo, Expositor Cristão, Revistas para a Escola Dominical, no Cenáculo e Voz Missionária. A feira será nessa semana, entre os dias 12 a 14 de agosto no Espaço São Luis/Metrô Consolação, em São Paulo/SP.

Expositor Cristão, Destaques Nacionais, Mídia, por José Geraldo Magalhães

Expositor Cristão: como fazer missão no universo virtual?

Surfar nas ondas da internet possibilita inúmeras formas de comunicar o Evangelho. Mas até que ponto a Igreja aproveita as ferramentas virtuais para cumprir a missão? Quais são os perigos?