Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

Conesul realiza encontro no Paraguai

Realizado anualmente pelo programa "Jovens em Missão" do CIEMAL, o encontro também promoveu a eleição de Coordenador Regional de Juventude, função agora ocupada pelo Brasil

Entre os dias 15 a 22 de janeiro de 2010, aconteceu o Encontro da Região Conesul, organizado pelo “Programa Jovens em Missão” do CIEMAL (Conselho de Igrejas Evangélicas Metodistas da América Latina e Caribe), realizado na cidade de Assunção, no Paraguai. O Encontro contou com a presença aproximada de 50 jovens compostos pelas delegações da Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai e Brasil – este com 13 representantes. Durante o Encontro também foi realizada a eleição para Coordenador de Juventude do Programa para a região Conesul, cuja função agora é ocupada por Sinval Filho, jovem que já exerceu a presidência da Federação de Jovens na 3ª Região nos últimos dois biênios.

Nos primeiros dias houve um intensivo treinamento para a liderança, cujos temas abordados foram desde discipulado e exercício da missão até sobre a identidade metodista. O formato da capacitação foi diversificado, com palestras, dinâmicas, debates e discussões em grupo. Em paralelo, a realização de muitos momentos de integração, em que não apenas conhecemos a realidade do trabalho com jovens de todos os países, como também o contexto social em que estão inseridos. O auge foi a Noite Cultural, em que também compartilhamos materiais, comidas típicas e um ‘pedaço’ de nossas culturas.

Mas a grande experiência da viagem é o trabalho missionário em si, em que todos foram divididos em quatro grupos para atender diferentes localidades. Alguns enfrentaram o desafio de reformar uma igreja, outros de realizar uma Escola Bíblica de Férias com as crianças, em outros lugares a realização de um impacto evangelístico em plena praça pública. Em comum, todos evangelizaram de casa em casa e proclamaram a mensagem de salvação.

Um dos grandes privilégios de participar do “Programa Jovens em Missão” do CIEMAL está na possibilidade ímpar de compartilhar com os nossos irmãos metodistas e a fé em Cristo com aqueles que não a conhecem, pois apesar das diferenças culturais, de idiomas e costumes algo muito maior nos unia: o Reino de Deus. Todos dedicaram seu tempo, deixaram seus países, famílias e afazeres para ganhar almas para Jesus, e enxergar como Deus tem levantado uma geração renovada de jovens em cada nação. Não foi à toa que a canção “Rede ao Mar” foi a que mais marcou a vida de todos durante todo o Encontro: "...Vou lançar a minha rede ao mar, muitas almas também vou ganhar, tantas que eu não poderei contar, almas como areia do mar..."
 
 "Faça todo o bem que você puder, com todos os recursos que você puder, por todos os meios que você puder, em todos os lugares que você puder, em todos os tempos que você puder, para todas as pessoas que você puder, sempre e quando você puder." (John Wesley)


Posts relacionados

Geral, por Comunicação

Aniversariante do Dia 08/11

  Vera Lúcia da Silva

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães