Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

Congressos Regionais 2011

TEMA: “NA PLENITUDE DA GRAÇA, MULHERES METODISTAS VIVEM EM MISSÃO.”

Os meses de setembro a novembro foram marcados pela realização dos Congressos Regionais em todo o Brasil, onde o objetivo maior foi o de “Conscientizar as mulheres metodistas do verdadeiro sentido da Graça e Missão”, tendo como versículo base “Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva.”  João 7.38 .
Estes congressos foram momentos de muita alegria por tudo que as participantes puderam viver numa oportunidade única de aprender, ensinar, abraçar, sorrir, chorar, conhecer, rever, enfim, regiões diferentes, com suas peculiaridades, porém todas com o mesmo objetivo e trabalhando o mesmo TEMA.
Muito importante a participação dos Bispos e Bispa nos congressos de suas regiões.

O 35º Congresso da 1ª Região foi realizado de 2 a 6 de novembro, no Centro de Convenções John Wesley em Xerém /RJ.

Com a participação de 320 mulheres, o congresso foi uma benção. Um painel sobre “Mulheres Metodistas”- Memória-Presença e Desafios com a revda Margarida Ribeiro, revda Hideíde Torres e Profª Zélia Constantino e as palestras sobre: “Empoderamento das Mulheres” com Revda Giselma de Souza Matos; “Violência contra a Mulher” com Drª Márcia Noeli; “Tráfico de pessoas” com o Pastor Pedro Magalhães, marcaram a todas que participaram.A diferença foi por conta da realização do Culto em homenagem aos Pastores Aposentados durante o congresso, quando estiveram reunidas 1200 pessoas. Uma benção! Representando a Confederação – Presidente Sonia Nascimento e a Presidente da Remne Almerinda Frota. Também presente a presidente da 4ª Região, Maria Isa Fernandes.

A nova diretoria ficou assim:

Presidente -Tânia Lucia Borges Vieira
Vice-Presidente – Denise Ornelas Pereira
Secretária de Atas – Célia Maria da Silva
Secretária Correspondente – Marilda de Freitas

Tesoureira – Marilda Macieira de Medeiros
Vice-Tesoureira – Sonia Teixeira
Agente Regional da Voz Missionária – Fátima Regina Silva dos Santos


O 67º Congresso da 2ª Região foi realizado de 12 a 15 de novembro em São Leopoldo – Rio Grande do Sul junto com o congresso de Homens, num total de150 participantes.

Momentos de emoção foram vividos com a apresentação do coral da Catedral Metodista de Porto Alegre no culto de abertura. As mulheres e os homens participaram juntos de todas as palestras e painéis durante as manhãs, se separando para tratarem de assuntos específicos na parte da tarde.
Representando a Confederação, a Secretária Correspondente Miriam Fontoura Dias Magalhães. Muito importante a presença da Presidente da CMMALC, Ivonne Pereira Diaz que falou sobre os desafios para a América Latina e o Caribe.
As demais palestras foram: “A humanidade de Jesus” com o revdo. Marcelo Carneiro; “A quem emprestei a minha alma” com o revdo Pedro Magalhães; “Mulheres de Atitude” com o revdo Marcelo Carneiro; “Homem ao máximo” com o revdo Pedro Magalhães; “Mulheres de Atitude-História-Memória e Desafios” com a revda Margarida Ribeiro; “Atuação dos Homens na Escola Dominical” com o revdo Flávio Ricardo H. R. Artigas.
Presentes também a presidente da Rema Iracema Barroso, a Vice-presidente da 5ª Região Kátia Torres que deu um testemunho sobre sua conversão, Débora Florence e seu marido Adonias de Vitória no Espírito Santo, e o Presidente da Confederação de Homens Abdênego Eugênio.

A diretoria ficou assim constituída:

Presidente - Vera Elaine Marques Maciel
Vice-Presidente- Clara Odete Chapur
1ª Secretária de Atas – Eneida Fonseca Both
2ª Secretária de Atas – Ana Beatriz P. Antunes
Secretária Correspondente – Lorena Mendes das Neves
1ª Tesoureira –Mari Ligia Dornelles
2ª Tesoureira – Maria Flávia Kovalski

 

O 43º Congresso da 3ª Região foi realizado de 13 a 16 de outubro no hotel Gran Roca em Atibaia – SP, com a participação de 120 mulheres.


As palestras “Lição de Vida” com a Pastora Amélia Tavares; “Violência contra a Mulher” com a drª Marli Parada; o painel cujos temas foram: “Drogas” com a drª Elza Lucia Lopes; “Violência Doméstica” com a drª Marli Parada e “Gênero, Violência e Religião, desafios para uma Igreja a Serviço do Povo” com a Teóloga prfª drª Sandra Duarte de Souza foram uma oportunidade única para todas. Representando a Confederação a Presidente Sonia do Nascimento que também pode fazer uma explanação sobre o que é a Confederação de Mulheres.

O ponto alto foi uma homenagem ao Bispo Adriel Maia e sua esposa Mariluse na Noite Cultural, com direito inclusive a música de Minas Gerais. A diretoria para o próximo biênio é a seguinte:

Presidente – Cláudia Lima Camargo Lira
Vice-Presidente – Ivana Garcia
Secretária de Atas – Esther Louzada
Secretária Correspondente – Geny Amorim
Tesoureira – Julieta Luvisão 
Agente Regional da Voz Missionária – Neusa Souto e Janira Carneiro


O 41º Congresso da 4ª Região foi realizado no Sítio Recanto Carvalho, Areinha em Viana, Espírito Santo nos dias 29 e 30 de setembro, 1 e 2 de outubro com a participação de 128 mulheres.


As participantes tiveram a oportunidade de ouvir e participar de palestras sobre “Mulher Metodista em Missão” com os pastores Vanderlei Costa e Antônio Carlos Ferrarezi e ainda sobre “Terceira Idade com Eliana Elódia Pedrosa Carneiro da Igreja Metodista Memorial em Vitória. Foram momentos maravilhosos na presença do Senhor.

Representando a Confederação, a Secretária de Atas Anita Araújo Quáglio de Souza

A diretoria é a seguinte:

Presidente – Maria Isa Fernandes
Vice-Presidente – Marlussi Sathler Rosa Guimarâes
Secretária de Atas – Ivana Eliza Teixeira da Silva
Secretária Correspondente – Eny Gomes
Tesoureira – Maria Olinda Filó Mazzini
Agente Regional da Voz – Débora Florence


O 40º Congresso da 5ª Região foi realizado junto com o Congresso dos Homens, nos dias 4 a 6 de novembro no Hotel Taiyo em Caldas Novas, com a participação de 154 mulheres.

Abrilhantando o congresso com suas palavras estiveram os pastores Ediney Reolon de Goiânia e também o Bispo Adonias Lago.
Representando a Confederação de Homens o Presidente Abdênego Eugênio
Representando a Confederação do Brasil a Vice-Presidente Leila de Jesus Barbosa que representou também a América Latina como Vice-Presidente de Área.
A participação da Pastora Ângela Pierangeli, Assessora Episcopal das mulheres, foi especial pela sua alegria e dinamismo contagiantes.

A diretoria para 2012/2013 é a seguinte:

Presidente -  Lucimar Dornelas Faria
Vice-Presidente – Kátia Torres
Secretária de Atas – Zoé Pedroso Barbosa
Secretária Correspondente – Ivana G. Ywane
Tesoureira – Claudenice R. de Souza
Vogal – Tirza Moraes
Agente Regional da Voz – Roseana M. Coffey Torres


 

O XXX Congresso da 6ª Região foi realizado no Espaço de Convivência Metodista da Igreja Central em Londrina nos dias 11 a 14 de novembro com a participação de 118 pessoas.

Representando a Confederação, a Secretária de Atas Anita Araújo Quáglio de Souza.

 

A palestra sobre Relacionamento e Cura Interior foi uma benção. O ponto alto foi a conversão de um dos motoristas das caravanas, através das ministrações.A diretora ficou assim constituída:

Presidente – Sonia Regina Alves
Vice-Presidente – Maria Aparecida de Oliveira Nicolau
Secretária da Atas – Rossane Koppe
Secretária Correspondente – Sheila Bissoqui
Tesoureira – Therezinha Lopes
Agente Regional da Voz – Anisia Bispo Rodrigues


O IX Congresso da Remne (Região Missionária do Nordeste), foi realizado em Fortaleza no Sítio Novo Tempo nos dias 13 a 16 de outubro, com a participação de 120 mulheres.

Palestras sobre “Relacionamentos Saudáveis” com o Pastor e Psicólogo Pedro Neto, “Violência contra a Mulher” com o Pastor Sérgio Andrade, “Auto-estima” com a Profª Elaine de Oliveira e um Painel sobre “Discipulado” com Elizabeth Cristina(coordenadora regional do discipulado), Bispa Marisa e Pastor Samuel Costa, fizeram a diferença no congresso. Maravilhosas!

Representando a Confederação a Vice-Presidente Leila de Jesus Barbosa que também representou a América Latina como Vice-Presidente de Área.A diretoria ficou assim:

Presidente – Almerinda Frota
Vice-Presidente – Vitória Régia Cavalcante
Secretária - Gilcimária Souza
Tesoureira – Conceição Marques
Agente Regional da Voz – Antônia Benedita Silva Campos

O III Congresso da Rema (Região Missionária do Amazonas), foi realizado nos dias 4 a 6 de novembro no Centro de Treinamento da Emater /RO (Center), no município de Ouro Preto do Oeste / RO, com a participação de 196 mulheres.

A profª Elaine Oliveira esteve falando sobre “Auto-estima e auto-imagem”. Os pastores Edson Sardinha, Pedro Magalhães, Edna Maria Albuquerque Leal, Marinice Hifran, Luciana Rêgo, Elizângela Hifran e Luiz Rodrigues Barbosa Neto estiveram dando todo o apoio à Federação neste momento difícil de congresso na semana do falecimento do Bispo Adolfo. E assim, tudo fluiu muito bem e o congresso foi uma benção! Representando a Confederação a Secretária Correspondente Miriam Fontoura Dias Magalhães.

A diretoria está assim representada:

Presidente – Iracema Barroso de Almeida
Vice-Presidente – Suely Vieira Fernandes
Secretária de Atas – Claudia Marina Barcasse Moretto Alves
Secretária Correspondente –  Elifelete Evencio de Souza Gonçalves
Tesoureira – Andréa Dias Vieira Muniz
Agente Regional da Voz – Darlene Ferreira de Almeida


Em todos os congressos o Centro Otília Chaves esteve representado pelas Pastoras Suely Xavier ou Margarida Ribeiro.

E assim, depois de congressos tão abençoados, de momentos de muita alegria e aprendizado, as Federações iniciam mais um biênio de trabalho com muita garra e disposição, na certeza de que “Viver para Servir” o nosso Deus, é o mais importante.

Leila de Jesus Barbosa
Vice-Presidente da Confederação do Brasil
Vice-Presidente de Área da CMMALC


Posts relacionados

Geral, CM Homens, por Comunicação

Encontro Bi-Regional de Homens da 2RE e 6RE

  Confira como foi o primeiro Encontro Bi-Regional de Homens da Igreja Metodista realizado pela 2ª e 6ª Regiões Eclesiásticas.

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães