Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

Consad entrevista

Onde não há conselho fracassam os projetos, mas com os muitos conselheiros há bom êxito. Provérbios 15.22

Realizou-se no dia 10 de janeiro de 2009 a posse do novo Consad, Conselho Superior de Administração. Composto por dez membros titulares e dois suplentes e eleitos para um período de até quatro anos, os integrantes do Consad são metodistas voluntários, que oferecem seus talentos e competências para tarefas de grande responsabilidade. Entre outras importantes atribuições, o Consad delibera sobre a organização e o funcionamento do Cogeime e das unidades da Rede no interregno das reuniões da Assembléia Geral ou por delegação desta; indica à Assembléia Geral, em lista tríplice, nomes para a escolha do Diretor-Superintendente e sua nomeação; encaminha o orçamento anual integrado da Rede Metodista de Educação, com o seu parecer, para homologação pela Assembléia Geral; estabelece programas de desenvolvimento e expansão da Rede. Nesta edição, conversamos com o presidente eleito, Wilson Zuccherato e com a vice-presidente, Rosilene Gomes da Silva Rodrigues.

 Como é sua vida profissional e familiar? Como vai ser conciliar as suas atividade regulares com uma função de grande responsabilidade, mas voluntário?

Wilson: Tenho uma vida muito ocupada como Consultor de Empresas, mas a vida é mais do que o sustento e todos nós precisamos, cada um ao seu modo, fazer a diferença no mundo. Isto é muito importante e é uma questão de prioridade. Sou casado há 28 anos, com Darcy - a quem amo mais a cada dia -  e pai de Aimine e Thiago, dois jovens adultos que têm sido uma bênção nas nossas vidas como casal e de quem temos imenso orgulho. A família é um elemento fundamental da estrutura social e este também será o desafio para mim - o de conciliar a demanda de tempo num cargo de tão grande responsabilidade. 

Rosilene: Sou casada com Gerson Lúcio Rodrigues, tenho duas filhas: Marina (19) e Mariana (09). Procuro conciliar as demandas do Conselho Diretor paralelamente às rotinas das minhas atividades profissionais; isso implica em destinar alguns finais de semanas também. Procuro interagir com os demais conselheiros, usando a ferramenta da Internet. Tenho consciência do papel do Conselho na missão educacional da igreja, por isso encaro este desafio como um privilégio na minha caminhada cristã..

 

Quais as suas expectativas em relação à atuação do Consad? O que você gostaria de concretizar ao longo de sua gestão?

Wilson: A mudança da estrutura da organização foi uma decisão que beneficiará todas as instituições. Os membros do Consad foram escolhidos por duas características básicas - sua experiência profissional e na área, bem como pelo perfil pessoal. Estou seguro de que temos um time muito competente que poderá contribuir para a evolução do modelo Metodista de Ensino e é um privilégio para mim poder servi-los na condição de Presidente. Meu objetivo é o de realizar aquilo que as instâncias superiores da Igreja definiram no Plano Estratégico para a área da educação e contribuir para a melhoria contínua do relacionamento entre todas as Instituições.

 Rosilene: Minha expectativa é que este Conselho de Administração realmente desempenhe suas funções, tomando as decisões necessárias nos momentos oportunos. Nosso objetivo é aprimorar o planejamento estratégico da Rede Metodista de Educação, promover o equilíbrio financeiro e  o crescimento sustentável. 

 

Qual a importância do estabelecimento desta Rede de Educação para as instituições de ensino metodistas?

Wilson: Como num modelo empresarial, é preciso ter um tamanho crítico para ser competitivo. Nós temos desafios importantes de melhorar a performance individual de cada unidade e aproveitarmos as várias sinergias que serão produzidas com a implantação da Rede. Hoje, já temos exemplos de excelência, em diferentes áreas, em cada instituição. Juntas elas serão fortalecidas em todos os sentidos, podendo beneficiar-se do que os outros já sabem fazer melhor.

Rosilene: O estabelecimento da Rede Metodista visa o fortalecimento da Educação Metodista. É o somatório de  forças, potenciais e necessidades. Os serviços de gestão serão consolidados, aumentando a eficácia e a produtividade. Será um trabalho árduo, mas firmado no propósito de Deus e com muita perseverança, alcançaremos o sucesso.

 

Em sua opinião, que caminho as escolas metodistas devem seguir para conciliar os seus valores e a sua proposta confessional com um mercado altamente competitivo que sacrifica a qualidade em função do mercado?

Wilson: Eu creio que transparência e competência são essenciais. Todos nós somos capazes de perceber o valor que as coisas têm. Para os pais, a escolha da escola onde seu filho estudará é uma decisão da maior importância. Junto com a importância do ensino acadêmico, a proposta de uma Escola Confessional enfatiza a percepção do ser humano na sua totalidade - bio-psico-espiritual e social. Empresas têm se voltado para a importância da espiritualidade como forma de melhorar a vida das pessoas e sua disponibilidade para o trabalho. Nossa confessionalidade não pode ser um obstáculo para nossa competitividade.

Rosilene: A educação foi considerada por John Wesley como parte da obra da salvação e redenção do ser humano para a liberdade e a vida plena. É de suma importância dar continuidade ao ministério educacional que é parte da obra mais plena. A competitividade mercadológica na área educacional tende a nos levar por caminhos tortuosos, mas a confessionalidade metodista e os nossos valores nos fazem refletir no nosso diferencial que está acima dos resultados econômicos, o ser humano. Nessa visão, procuramos agir com responsabilidade e profissionalismo buscando a continuidade e sustentabilidade das nossas instituições.

 

(foto dos presidentes) 

Wilson R. Zuccherato é psicólogo, com aperfeiçoamento em áreas de Recursos Humanos, Planejamento Estratégico, Administração e Manufatura. Possui MBA pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), com programa de intercâmbio no Institut Superieur des Affaires (ISA/HEC), na França. Atualmente dirige a Z4 - Consultoria, voltado para empresas e escolas, com objetivo de melhoria do desempenho organizacional e financeiro. É membro da Igreja Metodista Central de Campinas, SP (5ª RE) e Coordenador Regional do Ministério da Administração da 5ª RE.

Rosilene Gomes da Silva Rodrigues é graduada em Administração de Empresas, com pós-graduação em Finanças de Empresas pelo Instituto Metodista Isabela Hendrix e Contabilidade Pública e Responsabilidade Fiscal. Trabalha atualmente na Secretaria Estadual da Fazenda de Minas Gerais. Seu envolvimento cm a área educacional começou no ano de 2006, no Conselho Diretor do Instituto Metodista de Ensino Superior. Atua como professora suplente na Classe de Adultos da Escola Dominical (igreja local).

 

Na foto acima, todos os integrantes do Consad. Da esquerda para a direita,  Saulo de Tarso Cerqueira Baptista, Henrique de Mesquita Barbosa Corrêa, Eric de Oliveira Santos, Nelly Azevedo Matolla, Paulo Roberto Lima Bruhn, Nelson Fer, Rosilene Gomes da Silva Rodrigues (vice-presidente), Wilson Roberto Zuccherato (presidente), Maria Flávia Kovalski,  Augusto Campos de Rezende, Rui Sergio Santos Simões (secretário) e Clóvis de Oliveira Paradela.


Posts relacionados

Geral, Colégio Episcopal, por Comunicação

Comunicado do Colégio Episcopal - Faculdade de Teologia

  O Colégio Episcopal da Igreja Metodista, no uso de sua competência e responsabilidade, por meio dessa carta pública, informa e esclarece o povo metodista acerca dos desdobramentos e definições do curso teológico de formação de obreiros e obreiras.

Geral, por Sara de Paula

Pastoreio durante a pandemia e desafios do isolamento social | Diálogo em tempos de crise

Já está no ar o quarto episódio da séria Diálogo em tempos de crise. Hoje, o Bispo Luiz Vergílio Batista da Rosa, presidente do Colégio Episcopal, conduz a conversa com o Bispo Paulo Rangel, presidente da 1ª Região Eclesiástica, Bispo Emanuel Siqueira (Mano), presidente da 7ª Região Eclesiástica e Bispo Fábio Cosme, presidente da Região Missionária da Amazônia (REMA). 

Geral, por José Geraldo Magalhães