Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 09/12/2011

Depoimentos sobre experiência vivenciada no Quilombo Ivaporunduva

Diversas famílias quilombolas estão em trabalho de colheita das lavouras de feijão e, como é a vida no campo, esse é um período quase sagrado para agricultores/as de todos os povos em todos os tempos. Afinal, a agricultura trabalha com o cuidar da reprodução e da alimentação para a Vida. E poderia haver trabalho mais lindo e sagrado?

No entanto, muitas famílias quilombolas, há alguns meses atrás, perderam praticamente tudo com a enchente do Rio Ribeira, inclusive suas sementes de feijão. Então, como semear e garantir a alimentação para a Vida?

"Pessoas" amigas sensibilizadas pela tragédia da enchente, a qual tantos danos trouxe às famílias quilombolas, doaram dezenas de quilos de feijão para garantir a alimentação das famílias. No entanto, as famílias quilombolas utilizaram uma parte dos feijões para a alimentação e outra parte para o plantio, na esperança que o clima ajudasse e que não mais ocorressem desgraças naturais.

O milagre da Vida aconteceu outra vez e cada semente de feijão gerou uma planta que produzir várias dezenas de feijões.

Hoje, as famílias estão colhendo o resultado de seus plantios e da esperança. Cada quilo de feijão semeado, produz outros 40-50 quilos ou até mais após três meses.  E dessa forma, está garantido o feijão para toda as famílias para praticamente para o resto do ano.

Assim, parabéns pela iniciativa solidária da doação do feijão, pela semeadura da esperança e pela rede do bem que criamos.

Afinal, como questiona um velho ditado africano: porque tanta ganância e ansiedade de vencermos uns aos outros se, em caravana (no deserto), caminhamos juntos?

Silas Cezar da Silva


Posts relacionados

Geral, por Comunicação

Sugestão de Liturgia para o Dia da Pastora e do Pastor Metodista

  Confira a sugestão de Liturgia para o Dia da Pastora e do Pastor Metodista elaborada pelo Rev. Nicanor Lopes, editor nacional do no Cenáculo, para celebração no segundo domingo de abril.

Geral, Social, por Comunicação

Campanha Nacional de Ação Social 2023

  Inicia-se hoje a Campanha Nacional de Ação Social. Saiba mais e faça parte desse projeto de disseminação do evangelho, através de atos de piedade e misericórdia!

Geral, Escola Dominical, por Sara de Paula

Live | Reforma Protestante: o que ainda há pra dizer?

No dia 31 de outubro celebramos o Dia da Reforma Protestante. A Escola Dominical promove uma conversa sobre o tema na Live "Reforma Protestante: o que ainda há pra dizer?", que vai ao ar nos canais da Escola Dominical no Facebook e Youtube na terça-feira, dia 5 de outubro, às 20h.

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães