Publicado por Sara de Paula em Geral, Liturgia - 20/05/2019

Dia do Coração Aquecido 2019

CELEBRAÇÃO DO CORAÇÃO AQUECIDO
Baixe aqui o documento em PDF

Acolhida

Dirigente: “À noite, fui sem grande vontade a uma reunião na Rua Aldersgate, onde alguém lia o prefácio de Lutero à Epístola aos Romanos. Cerca de um quarto para as nove, enquanto ele descrevia a mudança que Deus realiza no coração pela fé em Cristo, senti meu coração estranhamente aquecido. Senti que confiava em Cristo, somente em Cristo, para a salvação;”  (Diário de John Wesley[1])

A experiência do coração aquecido de John Wesley é um marco importante para a Igreja Metodista no Brasil. Ao celebrarmos essa data tão significativa, convidamos toda igreja para nos achegarmos a Deus com um coração sincero e aberto ao Seu agir.

ADORAÇÃO

Dirigente: Leitura Bíblica: Salmo 86.8-10,12,15

“Não há entre os deuses semelhante a Ti, ó Senhor; e nada existe que se compare às Tuas obras.

Todas as nações que fizeste virão, prostrar-se-ão diante de Ti, Senhor. E glorificarão o Teu nome.

Pois Tu és grande e operas maravilhas; só Tu és Deus!

Dar-te-ei graças Senhor, Deus meu, de todo o coração, e glorificarei para sempre o Teu nome.

Tu Senhor, és Deus compassivo e cheio de graça, paciente e grande em misericórdia e em verdade.”

2 Cânticos: (sugestões)

Salmo 86 –  (www.letras.mus.br/vencedores-por-cristo/1137181/)

Salmo 96 –  (www.letras.mus.br/vencedores-por-cristo/872430/)

Estrela da manhã (www.letras.mus.br/marcos-goes/838793/)

Louvor ao Trino Deus (Hino 104 do Hinário Evangélico

Disponível em: www.hinarioevangelico.com/2009/05/104-louvor-ao-trino-deus.html)

Orações de adoração pela comunidade

(Convidar as pessoas para expressarem em voz audível frases de adoração à Deus)

CONFISSÃO

Dirigente: Leitura Bíblica: 1 João 4.18

“No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor.”

John Wesley, vivia atormentado pelo medo. (o medo de morrer acompanhava Wesley por ele achar que, Deus não poderia justificá-lo mediante seus pecados e por isso constantemente temia a morte desde sua juventude[2]). John Wesley foi a América evangelizar os índios, mas ele mesmo dizia necessitar de conversão, tal era a angústia de seu coração por não compreender a graça salvadora e justificadora de Deus.

Quando viveu a experiência do coração aquecido na noite de 24 de maio de 1738, a primeira certeza de que John Wesley teve foi a de que seus pecados estavam perdoados.

Relembrar a experiência do coração aquecido na vida de John Wesley, precisa renovar em nosso coração a certeza da graça salvadora e justificadora de Deus.

Precisamos confiar neste amor maior que nos liberta do medo de não sermos aceitos por Deus. Confessemos, se não temos confiado suficientemente na graça divina que nos perdoa, nos justifica e lança fora todo o medo.

Oração silenciosa

Oração de confissão pelo Pastor ou Pastora

Palavra de Esperança: Leitura Bíblica: Tito 3.5a-7

“[...] Ele nos salvou mediante o lavar regenerador do Espírito Santo, que Ele derramou sobre nós ricamente, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador, a fim de que, justificados por Sua graça, nos tornemos seus herdeiros, segundo a esperança da vida eterna.”

LOUVOR

Momento de celebração: (sugestão no anexo desta liturgia)

Dirigente: Leitura Bíblica: Salmo 13.5,6.

“No tocante a mim, confio na tua graça; regozije-se o meu coração na tua salvação. Cantarei ao Senhor, porquanto me tem feito muito bem.” 

Cânticos de Louvor com a Congregação

Maravilhosa Graça (www.cifraclub.com.br/igreja-crista-maranata/maravilhosa-graca/)

Mil Línguas eu quisera ter (Charles Wesley)

 (Melodia disponível em: www.youtube.com/watch?v=QYOMdbZcikw)

Maravilhosa Graça (www.cifraclub.com.br/drops-gl-adolescentes/maravilhosa-graca/)

Insira ao menos um cântico para cantar com as crianças (sugestões):

Nos passos de John Wesley (CD Missão Aventura Possível, faixa n°15-DNTC)

Meu Louvor (CD Fazendo a festa, faixa n° 5 – Igreja Metodista)

 Músicas disponíveis em http://www.metodista.org.br/escola-dominical-musicas].

Ofertório

EDIFICAÇÃO

Sugestão para Reflexão Pastoral a partir de Sermões de John Wesley[3]

- Justificação pela fé

- O Testemunho do Espírito

DEDICAÇÃO E ENVIO  

Dirigente:Comecei a orar com todo meu poder por aqueles que, de uma maneira especial, me haviam perseguido e insultado. Então testifiquei diante de todos os presentes o que, pela primeira vez, sentia em meu coração”. (John Wesley – 24 de Maio de 1738 [4])

Quando John Wesley teve seu coração aquecido, seu desejo imediato foi de orar de forma especial e com todo sua força por pessoas que lhe haviam feito mal.  O amor de Deus transbordava em seu coração e Wesley queria expressar o que sentia, e ele o fez, orando pelos que precisavam de seu perdão, dando testemunho da ação de Deus em sua vida e anunciando esta graça salvadora e justificadora por toda a sua vida.

Que esta data tão significativa, nos inspire e nos mova na direção das pessoas que precisam desta graça a fim de que conheçam o grande amor de Deus que liberta de todos os temores.

Oração comunitária:

Ó tu, Senhor, que do alto trouxeste fogo a nossa terra,

derrama em mim teu amor sagrado, chama que o coração me acenda;

Que permaneça ardentemente, com brilho eterno, cintilante;

e em canto e oração fervente, retorne a ti para louvar-te eternamente.

[Charles Wesley]

LANÇAMENTO DO PROJETO METODISTAS ACOLHEM E CUIDAM

UM PROJETO NACIONAL PARA ACOLHIMENTO DE FAMÍLIAS EM SITUAÇÃO DE DESLOCAMENTO FORÇADO

Assista com a sua comunidade o vídeo com a mensagem nacional do Dia do Coração Aquecido, que apresenta o projeto “Metodistas Acolhem e Cuidam”. O vídeo e o conteúdo do projeto estarão disponíveis no site nacional: www.metodista.org.br/metodistas-acolhem-e-cuidam

Cântico final: “Serviço do crente” (Hino 404 do Hinário Evangélico)

Disponível em: www.hinarioevangelico.com/2010/04/404-servico-do-crente.html

Oração Final

Bênção:

 

Liturgia produzida pelo Departamento Nacional de Escola Dominical

 

ANEXO – CELEBRAÇÃO DO CORAÇÃO AQUECIDO

 

“RELEMBRAR PARA ESPERANÇAR”

 

JOGRAL[5]

(Breve histórico da experiência de John Wesley para ser lido em forma de jogral)

1____John Wesley viveu na Inglaterra do Século XVII, quando o cristianismo, em todas as suas denominações, estava definhando. Dentre aqueles que não se conformavam com esse estado do cristianismo, sobressaiu-se John Wesley.

2____Ao entrar para a universidade, Wesley formou, junto com outros jovens, o chamado "CLUBE SANTO". Eram rígidos e regulares em suas expressões religiosas, no exercício espiritual e no auxílio aos pobres, aos doentes e aos presos. Por causa dessa regularidade, os demais companheiros da universidade deram-lhes o apelido de "METODISTAS".

3____Embora cumprisse fielmente a disciplina do "clube", John Wesley não se sentia satisfeito. Durante anos lutou com esse sentimento de insatisfação até que em 24 de maio de 1738, na rua Aldersgate, em Londres, passou por uma experiência espiritual extraordinária, que é assim narrada em seu diário:

4____"À noite, fui sem grande vontade a uma reunião na Rua Aldersgate, onde alguém lia o prefácio de Lutero à Epístola aos Romanos. Cerca de um quarto para as nove, enquanto ele descrevia a mudança que Deus realiza no coração pela fé em Cristo, senti meu coração estranhamente aquecido. Senti que confiava em Cristo, somente em Cristo, para a salvação; e uma segurança foi-me dada, de que Ele havia perdoado os meus pecados, sim os meus pecados, e salvou-me da lei do pecado e da morte”. 

1____John Wesley compreendeu de forma mais profunda a essência do Evangelho de Cristo, renunciando toda confiança em suas próprias obras e passando a confiar inteiramente no Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.

2____Wesley não foi fogo de palha! Essa experiência  mudou sua perspectiva do Evangelho e da missão da Igreja. Wesley tornou-se um pregador fervoroso e incansável da justificação pela fé na cruz de Cristo.

(Projetar a parte inicial do vídeo produzido pela Igreja Metodista onde apresenta a história de John Wesley e a experiência do coração aquecido, cerca de 3 minutos)

Vídeo = A História do Metodismo www.youtube.com/watch?v=dZ1imGmTNns

3____Nos 50 anos que se seguiram, ele pregou uma média de três sermões por dia; a maior parte deles ao ar livre. Um avivamento se deu de modo a afetar positivamente toda a sociedade, produzindo a abolição dos escravos, reformas educacionais, reformas no sistema prisional, reformas nas questões trabalhistas, de modo que historiadores chegam a atribuir ao movimento metodista o mérito da Inglaterra não ter padecido os horrores de uma revolução sangrenta como a que aconteceu na França.

4____ 281 anos se passaram, a Igreja Metodista está presente em 140 países e contempla cerca de 80 milhões de membros. Ao celebrarmos esta data, convidamos a todos e todas, para louvarmos a Deus pela missão concedida ao povo metodista, como também a dedicarmos nossa vida para continuarmos a missão de anunciar o Evangelho da Graça, de modo que mais pessoas venham a confiar em Cristo

para a salvação, e recebam em seu coração a segurança do amor e da graça justificadora por meio da fé em Jesus.

Participação das crianças:

(Preparar antecipadamente “cavalinhos de madeira” feito com cabos de vassoura (veja sugestão de modelo). Enquanto as crianças menores entram em seus “cavalinhos” segurando bexigas de coração, as crianças maiores e pré-adolescentes cantam a música “Nos passos de John Wesley (CD Missão Aventura Possível, faixa n° 15[6])”

Obs.: se desejar, providenciar apenas um cavalinho de madeira para uma criança representar John Wesley, as demais cantarão segurando as bexigas de coração.

SUGESTÃO DE DINÂMICA: “Amor que envolve o coração”

Material: lã vermelha e dois corações de papel cartão (cerca de 15 cm)

Entregar um fio de lã vermelha (50 cm) para cada pessoa.

Explicar que, enquanto a comunidade estiver cantando o cântico “Tu és Soberano”,  dois corações de papel cartão serão passados entre os irmãos e irmãs, cada um(a) deverá passar o seu fio de lã no coração, que ao final estará envolvido com todos os fios de lã.

Ao final do cântico, mostrar os corações de papel envolvidos pelos fios de lã. Lembrando que a lã é usada para aquecer, e por isso nos ajuda a lembrar do coração aquecido.

Finalizar a dinâmica ressaltando que assim como os fios de lã envolveram o coração de papel, o amor de Deus nos envolve, nos “amarra”, amorosamente e graciosamente a Ele, mas também nos une em amor.

Relembrar que todos e todas são chamados a revestir-se do amor que é o vínculo da perfeição (Colossenses 3.14)  E assim, envolvidos e “aquecidos” pelo amor de Deus, sigamos anunciando e testemunhando o amor e graça de Deus.

Cântico: “Tu és soberano” (www.letras.mus.br/asaph-borba/172324/)

 

Dinâmica elaborada por Rosiléia Dias Araujo

-----------------------------------------------------//--------------------------------------------------------

Letra do Cântico Mil Línguas eu quisera ter (Charles Wesley)

Mil línguas eu quisera ter

Para entoar louvor

À tua graça e ao teu poder,

Meu Rei e meu Senhor.

 

Teu santo nome, ó Redentor,

O meu amor desfaz

E traz a mim, um pecador,

Consolo, vida e paz.

 

Com teus remidos louvarei

O teu eterno amor

E o nome teu exaltarei,

Bondoso Salvador.

 

Ó Mestre amado, meu Jesus,

Ajuda-me a levar,

Por todo mundo, a tua Luz,

O teu amor sem par.

 


[2] Texto sobre a experiência de John Wesley - Igreja Metodista Wesleyana em Edson Passos. Disponível em http://www.imwedsonpassos.com.br/john-wesley-a-experiencia-do-coracao-abrasado-24-de-maio-de-1738/

[5] Texto organizado a partir de informações do Site da Igreja Metodista. Disponíveis em: http://www.metodista.org.br/john-wesley e http://www.metodista.org.br/john-wesley-e-a-experiencia-do-coracao-aquecido

[6] Música disponível no site da Igreja Metodista: http://www.metodista.org.br/escola-dominical-musicas


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Upper Room terá escritório central da América Latina em Buenos Aires

A Junta Geral de Ministérios Globais, que têm parceiros e projetos em mais de 125 países, está estrategicamente movendo-se de um estilo centralizado de operações a um com escritórios alinhados na África, Ásia, e América Latina. Confira os detalhes da informação!

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães