Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 07/12/2011

Dons, ministérios e frutos marcam Concílio da 3ª Região

Bispos, presbíteros, pastores e leigos da 3ª Região se reuniram em Campos do Jordão para a primeira fase do conclave

A primeira fase do 40º Concílio da 3ª Região foi em Campos do Jordão, SP, entre os dias 28 a 30 de outubro. O conclave reafirmou o compromisso de uma igreja centrada nos dons, ministérios e frutos. “Queremos fazer com que nossa história, seja reescrita pelo Senhor de nossas vidas”, disse o pastor Marcelo Arruda.

Durante o Concílio Regional, muitas decisões foram tomadas para o governo e gestão dos distritos espalhados pelo estado de São Paulo. Testemunhos e experiências missionárias foram compartilhados. O pastor Martin Santos Barcala falou sobre os trabalhos desenvolvidos com o Projeto Vale do Ribeira, na cidade de Registro e sobre a necessidade de expansão e implantação de uma igreja.

Uma das propostas aprovadas por unanimidade estimula a inclusão cívica no MDM - Ministério de Desenvolvimento Missionário, para estimular a ações nas igrejas locais e a presença em associações de bairro, Conselhos Tutelares de crianças, idosos e iniciativas que promovem o bem comum e a sustentabilidade.

Presbiterato – No Concílio da 3ª Região, dezesseis presbíteros(as) foram ordenados e duas pessoas ao ministério pastoral. “Deus tem nos chamado para anunciar o Evangelho onde estivermos. Nossa igreja é desafiada a ter uma visão missionária. Somos chamados a sermos uma nova igreja diante de Deus”, disse o bispo honorário Geoval Silva.

Homenagem – O 40º Concílio da 3ª Região foi o último com o Bispo Adriel de Souza Maia como presidente. Por isto, durante o conclave, foi feita uma homenagem à ele. O sucessor será o bispo José Carlos Peres, eleito no 19º Concílio Geral. “É muito difícil substituir alguém que teve um significado tão relevante. Que possamos assumir nossas responsabilidades como membros clérigos/as e leigos/as. No respeito e no amor, podemos cobrir toda e qualquer diferença. Faremos o melhor para a nossa Igreja como corpo de Cristo”, disse o bispo Peres.

O Concílio também homenageou a primeira presbítera da 3ª Região, Zeni de Lima Soares. A segunda fase do conclave está marcada para o dia 17 de março de 2012, na Catedral Metodista de São Paulo.

Marcelo Ramiro
Colaborou: Camila de Abreu


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães