Publicado por Sara de Paula em Geral, Destaques Nacionais, Colégio Episcopal - 15/12/2017

Pronunciamento do Colégio Episcopal sobre demissões na UMESP

Nós, Bispos e Bispas da Igreja Metodista e Coordenação Geral de Ação Missionária (COGEAM), informamos diante das demissões que aconteceram essa semana na Universidade Metodista de São Paulo (UMESP):

A Rede Metodista de Educação, é a organização gestora dos Institutos Educacionais Metodistas e responsável pela administração dos Colégios, Escolas e Universidades que atentem mais de 53 mil alunos e alunas em todo o país.

Temos ciência de que a Rede Metodista, diante da crise econômica nacional, tem buscado realizar uma reorganização estrutural com base no fortalecimento da confessionalidade por meio das pastorais escolares e universitárias (Conapeu), zerar as dívidas bancárias e melhorias nos resultados das atividades educacionais.

Outro objetivo dessa reestruturação, é gerar uma melhora significativa no relacionamento entre a Rede Metodista de Educação e a Igreja Metodista alinhando a comunicação entre Rede, Conselho Superior de Administração (Consad), Coordenação Geral de Ação Missionária (Cogeam) e Colégio Episcopal. É com base nesses esforços que tomamos conhecimento da metodologia de recuperação assumida pela atual gestão da UMESP, reafirmamos que não há projeto de desmobilização e desmonte de nenhuma de nossas instituições, mas, o processo de melhorias e apoio aos alunos e alunas que frequentam nossas instituições.

As demissões que aconteceram recentemente fazem parte do processo de reestruturação da Rede Metodista de Educação. Contudo, o Colégio Episcopal intercede para que todas as decisões sejam aplicadas com base no respeito ao ser humano e segue em oração pelas famílias das pessoas que foram demitidas. A Igreja Metodista não apoia e nem respalda processos que gerem um sentimento de humilhação e perseguição política como divulgado pela mídia secular. Reafirmamos que estamos em oração para que Deus amenize a dor de todos e todas que não ocupam mais seus cargos na Universidade Metodista de São Paulo.

Incentivamos as pessoas responsáveis pelas tomadas de decisões, a lembrar diariamente que devemos preservar as instituições metodistas para que o maior número possível de funcionários seja mantido no trabalho, e para que nossa missão e compromisso com a educação, que já completaram 150 anos de história no Brasil, permaneçam sem interferências políticas, mas sobretudo, sobre orientações do Deus Pai, Filho e Espírito Santo.

Para manter os propósitos e ideais wesleyanos devemos nos manter firmes e unidos em oração por todos os institutos educacionais. Conclamamos nossas Igrejas a orarem e intercederem para que todas as decisões passem pelo crivo desses valores.

 

São Paulo, 15 de dezembro de 2017

 

Colégio Episcopal da Igreja Metodista

Coordenação Geral de Ação Missionária – Cogeam

(2017-2021)

 

 


Posts relacionados

Colégio Episcopal, por Redação Metodista

Conhecidos e Conhecidas Desde o Ventre

Reiterando o posicionamento feito no início deste ano, o Colégio Episcopal da Igreja Metodista do Brasil, manifesta veemente posição contrária a toda ação ou política pública que tal posição do governo brasileiro sugere tendo em vista a possibilidade de flexibilizar ou até mesmo, em objetivo final, descriminalizar a prática do aborto.

Geral, por Sara de Paula

Em oração | 14.02.2020

Com o objetivo de mobilizar pessoas a orarem semanlmente e diariamente pelos propósitos selecionados pela área nacional da Igreja Metodista, te convidamos a participar da campanha EM ORAÇÃO. O versículo que conduz a campanha, lembra a importância da oração para fazer qualquer coisa: ...porque sem mim nada podeis fazer. (João 15:5b). Confira os pedidos dessa semana.

Geral, por José Geraldo Magalhães