Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

dst fórum

As discussões sobre os novos desafios para a prevenção da aids e de outras doenças sexualmente transmissíveis chegam ao mundo virtual. O Programa Nacional de DST e Aids do Ministério da Saúde lança, no dia 6 de abril, o Prevenção na Rede: Fórum Virtual de DST e Aids para discutir com a sociedade experiências inovadoras na área de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis. Trata-se de um espaço na internet organizado em salas de discussão (veja quadro), nas quais serão debatidos os principais desafios para o enfrentamento dessas epidemias. A partir da ação inédita, o programa avança na construção de políticas que respondam ao momento atual dessas doenças. Os debates na rede seguem até 29 de abril.

Podem participar gestores e profissionais de saúde, educadores, ativistas, pesquisadores e demais interessados. Para fazer parte, basta se inscrever no site no dia do lançamento, no http://forum.aids.gov.br/.  É possível ter acesso a vídeos, artigos científicos, protocolos, diretrizes e outros documentos sobre prevenção e também trocar experiências com gente do Brasil inteiro sobre os temas mais desafiadores da prevenção. Entre os destaques da programação, às quartas-feiras, estão previstos bate-papos com especialistas.

Veja os temas das salas de discussão:

Informação muda comportamento?

Tecnologias biomédicas: remediar é prevenir?

Como o CTA pode ajudar no acesso universal à prevenção?

Atenção Básica: solução para o acesso universal à prevenção?

Quebrando tabus: dst/aids é assunto para crianças e jovens?

Prevenção e religião: conflitos ou contribuições?

Sexo, prevenção e viver com HIV

Álcool e outras drogas: prevenção é para os "lúcidos"?

Acesso ao teste de HIV: onde estão as oportunidades?

A sociedade civil e o acesso universal à prevenção

De quem é a decisão de se prevenir?

DST: como encarar esse problema?

"Num cenário de epidemia dinâmica, as estratégias de prevenção precisam ser construídas e reconstruídas ao longo do tempo, respondendo às necessidades dos grupos mais afetados e adotando novos recursos disponíveis", afirma a diretora do programa, Mariângela Simão.

Diferentemente dos primeiros anos da aids - explica ela - o desafio que está posto hoje é responder a uma epidemia ainda concentrada, mas com a maior parte dos casos por transmissão heterossexual e com um aumento significativo da qualidade de vida das pessoas que vivem com HIV e aids.

O trabalho culmina no Encontro Nacional sobre Prevenção das DST/Aids a ser realizado 29 de abril e transmitido pela internet. Nesse dia, especialistas em prevenção irão debater com o Programa Nacional de DST e Aids, em Brasília, as principais contribuições do fórum. Participantes de todo o Brasil também poderão interagir com eles, enviando comentários. A organização do evento estimula que cada cidade se articule para participar do dia 29 de abril e dar continuidade à discussão no nível local, mesmo depois do término do fórum. 

 


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

As Delegações do 20º Concílio Geral se reúnem São Paulo

Representantes das delegações regionais que irão ao 20º Concílio Geral (20ºCG) da Igreja Metodista em julho, conclave que acontece a cada cinco anos, estão reunidos na Sede Nacional da Igreja Metodista neste sábado, dia 23, em São Paulo/SP. O encontro entre pastores/as e leigos/as eleitos/as nos concílios regionais em 2015 irá discutir vários assuntos, dentre eles, o cronograma e agenda do 20ºCG, relatórios e formulários para sugestões de propostas. 

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães