Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 27/06/2011

Encontro de Capacitação reúne 180 jovens em Curitiba

O Treina Jovem – Encontro de Capacitação da Juventude Metodista, reuniu 180 líderes de todo o Brasil. O evento foi em Quatro Barras, PR, entre os dias 23 e 25 de junho e enfatizou três princípios: caráter, unidade e serviço. Ministrações, oficinas e dinâmicas em grupo, passaram a mensagem aos participantes.

O presidente da Confederação de Jovens da Igreja Metodista, Renato de Oliveira, diz que o Encontro superou as expectativas. “Vejo a juventude mais unida e principalmente mais consciente do chamando missionário. Daqui para frente, as programações devem ficar em segundo plano para que possamos nos concentrar em fazer discípulos”, afirma.

Todas as Regiões Eclesiásticas e Missionárias da Igreja Metodista estavam representadas no Encontro. Sidney Xavier, de Manaus, AM, ficou entusiasmado. “Antes, nós só conhecíamos as outras regiões de ouvir falar. Agora conhecemos outras realidades e temos uma visão mais ampla da missão”, comentou.

Encontro - No primeiro dia do evento, os jovens participaram de uma dinâmica na fogueira – cada um escreveu em um papel, que depois foi queimado, uma dificuldade de caráter que atrapalha o desempenho no ministério. “Foi um momento de renovação e reflexão. Tivemos um encontro verdadeiro com Deus”, declara Fernanda Bartoli, de Cataguases, MG.

Na sexta-feira, 24, a temática foi unidade. Uma caminhada sob o comando do Bispo da 6ª Região Eclesiástica, João Carlos Lopes, reforçou a importância da ‘união entre a juventude’. No mesmo dia, foi ministrada a santa ceia. Para Jaqueline Ramos, de Cabo Frio, RJ, o Treina Jovem passou uma lição importante sobre o trabalho em equipe. Thatiany Gomes, de Cubatão, SP, concorda, e completa dizendo que o aprendizado certamente auxiliará a liderança local.

No encerramento do encontro os jovens refletiram sobre serviço. Participaram do ‘lava pés’ e se comprometeram a buscar humildade no desempenho da liderança. Os momentos de louvor e adoração do encontro foram conduzidos pelo Pr. Erik Farley e as ministrações foram feitas pelo Bispo João Carlos Lopes, pelo Bispo assistente da Confederação de Jovens - Geoval Silva e pelos pastores Gerson Borges (São Paulo) e Márcia Loureiro (Rio de Janeiro).

“As reuniões foram edificantes. Pude aprender muito e repensar muitas atitudes”, afirma Laís dos Santos, de Porto Alegre, RS. O Treina Jovem contou ainda com a participação do MPC Brasil, Mocidade para Cristo, uma organização cristã presente em mais de 90 países, que oferece treinamento na prática da evangelização. Nove opções de oficinas foram disponibilizadas para os jovens durante o Encontro.

“Tivemos também uma vigília onde fomos impactados pela presença do Espírito Santo. Sem contar os bons e velhos momentos de comunhão e interação com jovens de todo o Brasil. Foi tempo também de rever muitos amigos queridos”, conta Flávia Medeiros, São Paulo.

Mesmo depois do evento, a liderança da juventude metodista vai continuar conectada. Quatro listas de “redes” foram disponibilizadas - intercessão, ação social, comunicação, evangelismo e missões. A intenção que os jovens que trabalham com esses ministérios possam promover atividades interligadas durante o ano.

Assista ao vídeo oficial do evento aqui.

Confira a cobertura completa do evento na próxima edição do jornal Expositor Cristão.

Colaborou: Fernanda Helbing da Rosa
Fotos: Peri Eugênio de Castro


Posts relacionados

Geral, por Sara de Paula

Atualização do trabalho metodista com imigrantes em Boa Vista

No início de agosto o Projeto fez um apelo nacional para que pessoas e Igrejas de todo o país se mobilizassem para apoiar a missão, tendo em vista os novos desafios que enfrentavam. Confira abaixo a atualização enviada pelo Pastor Augusto Cardias e saiba como você ainda pode ajudar. 

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães