Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 15/09/2011

Entrevista: Bispo Adonias aponta vitórias do Concílio Mundial

O Bispo Adonias Pereira do Lago, presidente da 5ª Região Eclesiástica, foi um dos delegados da Igreja Metodista do Brasil no Concílio Mundial Metodista. O evento aconteceu em Durban, na África do Sul no início do mês de agosto e contou com lideranças da família wesleyana de várias partes do mundo. Nesta entrevista ao jornal Expositor Cristão, o Bispo Adonias fala sobre a experiência na África e sobre a emoção de presenciar a eleição do primeiro Bispo latino-americano como presidente do Concílio Mundial.

Qual a importância da eleição do Bispo Lockmann como presidente do Concílio Mundial? Participando como delegado da Igreja brasileira no Concílio Mundial Metodista e também da Conferência Mundial, pude ter conhecimento de alguns fatos. As lideranças do metodismo mundial tinham até o último Concílio sua concentração maior de pessoas vindas dos EUA e Europa. Obviamente, que quase sempre tiveram um ou outro membro dos países do terceiro mundo ou dos países do cone sul das Américas, África e Ásia. A importância de a presidência estar neste próximo período nas mãos do Bispo Paulo Lockmann se dá por algumas razões: primeiro, que o metodismo mundial terá um foco mais voltado para o discipulado, crescimento da Igreja, evangelização mundial. Vale destacar que um dos relatórios mais aplaudidos foi o da Evangelização mundial, liderados por Edi Fox e o Lockmann que possui, com grande paixão, esta ênfase em seu ministério e coração.
Outra razão é o fato de o metodismo mundial estar sendo liderado por irmãos/as do Cone Sul, ou seja, do Brasil e da África do Sul em especial. Esta mudança de cenário mundial representa valorização do metodismo desta área do globo terrestre. Outra razão é a maturidade dos países do primeiro mundo que, mesmo pagando a maior parcela da conta das ações do metodismo mundial, abrem mão da liderança para países com pouco recurso econômico e com contribuição bem menor, economicamente falando. Nossa esperança está em Deus que poderá usar o Bispo Lockmann para dinamizar a vida e missão da Igreja nos países participantes do Cone sul, em especial, na America latina que está precisando buscar com mais profundidade o crescimento de nossa Igreja. Por outro lado, também temos esperança de que o fervor missionário e evangelístico do Bispo contamine os países do primeiro mundo, que em vários aspectos da missão de ser Igreja no mundo, estão um tanto quanto adormecidos.

A Igreja Metodista no Brasil alcançou um alto nível de maturidade? A Igreja Metodista no Brasil está construindo sua maturidade a cada dia e em cada desafio que é colocado em suas mãos, vindo da parte de Deus. Com certeza, ter um metodista brasileiro presidindo o metodismo mundial traz reconhecimento do que está acontecendo por aqui, mas também nos desafia a cumprir mais e melhor a missão de ser Igreja em terras brasileiras. O metodismo brasileiro ainda experimentará um grande avivamento espiritual e missionário e com a graça de Deus vamos crescer com qualidade e enviar missionários/as por todo mundo. À medida que cada metodista se consagra e se dedica ao serviço de Deus, saindo das quatro paredes do templo e indo ao encontro das pessoas para viver e pregar o evangelho de Jesus Cristo, se perceberá maior maturidade e clareza de propósito na missão de cooperar com Deus na salvação do mundo.

O que muda a partir de agora? Com certeza, traz mais visibilidade para a Igreja brasileira diante de outros países com presença de Igrejas metodistas e de raízes Wesleyanas. O Brasil, como nação, possui um bom conceito e admiração por parte de metodistas de outros países e isto se deve ao perfil do povo brasileiro que é acolhedor, amigável e afetuoso em seu jeito de ser e, por sermos metodistas em uma Igreja que apesar de suas fragilidades possui bons sinais de avanço missionário, atrai a atenção de nosso povo ao redor do mundo.

Como a Igreja Metodista no Brasil é vista pelos outros países? Na minha percepção, nossa imagem é de admiração e respeito por parte de metodistas de outras nações. Ultimamente, há grande interesse em conhecer a Igreja Metodista e estar conosco para compartilhar experiências missionárias e de crescimento da Igreja. Em especial com os países da America Latina, temos tido boas relações e parcerias missionárias.

Veja fotos do Concílio Mundial Metodista aqui!


Posts relacionados

Geral, por Sara de Paula

Em oração | 17.07.2020

Com o objetivo de mobilizar pessoas a orarem semanalmente e diariamente pelos propósitos selecionados pela área nacional da Igreja Metodista, te convidamos a participar da campanha EM ORAÇÃO. O versículo que conduz a campanha lembra a importância da oração para fazer qualquer coisa: ...porque sem mim nada podeis fazer. (João 15:5b). Confira os pedidos de oração dessa semana.

Geral, por Sara de Paula

Reuniões por videoconferência: confira o ato complementar do Colégio Episcopal com orientações

Confira o Ato Complementar 01/2020 que trata da realização de reuniões por meio de videoconferência, algo que tem sido recorrente nas igrejas de todo o país, durante a realidade da pandemia de Coronavírus. 

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães