Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

Pela primeira vez, uma mulher assume a reitoria do Granbery

Na noite do dia 17 de fevereiro, a professora Elaine Lima de Oliveira tomou posse, se tornando a primeira mulher a assumir a reitoria do Instituto Metodista Granbery, nos seus 121 anos de história.

A cerimônia de posse foi realizada na Igreja Metodista Central de Juiz de Fora e contou com as presenças de familiares; autoridades do executivo, legislativo, judiciário e militar; lideranças da Igreja Metodista no Brasil e da Rede Metodista de Educação, tais como reitores, bispos e pastores; além de professores e funcionários do Instituto Metodista Granbery, e membros das Igrejas Metodistas.

Inicialmente, foi realizado um culto em Ação de Graças pela posse da nova reitora, dirigido pelo coordenador da Pastoral do Instituto Metodista Granbery, reverendo Messias Valverde; pelo reverendo Plínio Viana de Freitas; pelo superintende distrital do Distrito Serra da Mantiqueira e Sul de Minas, reverendo Luiz Carlos Rampinelli, e pelo Bispo da IV Região Eclesiástica, Roberto Alves de Souza.

A solenidade de posse foi introduzida pelo Diretor-geral da Rede Metodista de Educação, professor Marcio de Moraes, que convidou o atual reitor do Instituto Porto Alegre e ex-reitor do Granbery, professor Roberto Pontes da Fonseca, para dirigir, ao público, breves palavras.

Em seguida, o conselheiro Augusto Campos de Rezende, representando o presidente do Conselho Superior de Administração (CONSAD), Dr. Wilson Zuccherato, fez a leitura do ato de posse. O processual se seguiu com o Bispo Roberto Alves de Souza.

Em seu discurso, Elaine desejou destacar a expressão “espírito granberyense”, bastante conhecida pelas pessoas que fizeram e continuam a fazer parte da instituição, sejam elas reitores, professores, funcionários ou alunos. Elaine fez um paralelo entre os conceitos de espírito granberyense e gestão educacional, referenciando quando um e outro se entrelaçavam.

Elaine gerenciará a primeira instituição educacional da Zona da Mata Mineira, tradicional em Juiz de Fora pela qualidade do ensino e pela preservação dos valores do Reino de Deus. O desafio é ainda maior, já que o Granbery engloba colégio e faculdade, educando pessoas desde o maternal até a pós-graduação.

Sobre o fato de assumir um cargo de tamanha responsabilidade, Elaine diz que vislumbra três desafios. Primeiro, a necessidade de compreender e respeitar a história e a tradição do Granbery. “É preciso decência, coragem, inteligência e sensibilidade de compreender o passado e o presente para projetar o futuro”, explica.

O segundo desafio é justamente pensar o Granbery do futuro. “A partir do que já somos e fazemos com excelência, poder contribuir com a elaboração de novos projetos que tragam um desenvolvimento contínuo”, revela. A nova reitora diz que sonha com o crescimento em toda instituição. Na educação básica, crescer em qualidade e inovação; no ensino superior, pensar em novos cursos; e na pós-graduação, buscar parcerias com as próprias instituições da Rede Metodista de Educação, de forma a compartilhar conhecimentos.

E, por último, saber lidar com o binômio “tradição e inovação”. “Esse será o meu mote. Respeitar a tradição, mas, também, buscar inovação”, garante. A reitora diz, ainda, que deseja focar nas rotinas e processos da instituição, com vistas ao aperfeiçoamento. “Pretendo imprimir um modelo de gestão, de continuidade nas melhorias”, afirma.

Para Elaine, a função de reitora é, por característica, muito solitária. “Mas, se soubermos trabalhar, ela se torna solidária. Para isso, é preciso solidariedade total da equipe, dividindo glórias e vitórias, mas, também, desafios e derrotas”, explica.

Elaine substitui o professor Roberto Pontes da Fonseca, que assumirá a reitoria da Rede Metodista do Sul, em Porto Alegre (RS). A professora Elaine, mestre em Administração e doutoranda em Administração na USP, possui grande experiência acadêmica e em gestão educacional. Atuou como diretora da Faculdade de Fonoaudiologia e Psicologia na Universidade Metodista de São Paulo e como pró-reitora de Gestão de Pessoas e Infraestrutura daquela instituição.

Lista de autoridades presentes:

- Conselheiro Augusto Campos de Rezende, representando o presidente do Conselho Superior de Administração (CONSAD), Dr. Wilson Zuccherato.
- Diretor-geral da Rede Metodista de Educação e reitor da Universidade Metodista de São Paulo, professor Marcio de Moraes;
- Secretário-executivo do COGEIME e coordenador da área de Relações Internacionais da Rede Metodista de Educação, reverendo Luis Cardoso;
- Pastor da 3ª Região Eclesiástica, reverendo Edvaldo Lima de Oliveira;
- Representante da Coordenação Nacional de Educação Teológica (CONET), reverendo Maurílio Guimarães;
- Presidente do Conselho de Pastores (CONPAS), reverendo Lourenço;
- Superintende distrital do Distrito Serra da Mantiqueira e Sul de Minas, reverendo Luiz Carlos Rampinelli;
- Bispo da IV Região Eclesiástica, Roberto Alves de Souza, representante do Colégio Episcopal;
- Reitor do Instituto Porto Alegre, professor Roberto Pontes da Fonseca;
- Reitor do Instituto Metodista Izabela Hendrix, professor Davi Barros;
- Reitor do Instituto Metodista Bennett, professor Clóvis Paradella;
- Representantes da Pastoral do Instituto Metodista Granbery, reverendo Messias Valverde e reverendo Plínio Viana.

- Vice-prefeito de Juiz de Fora, Eduardo de Freitas;
- Representante da Câmara Municipal de Juiz de Fora, vereador Noraldino Júnior;
- Representante do 2º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais, capitão Yamaguchi;
- Representante do Colégio Militar de Juiz de Fora, tenente Almeida;
- Representante do 4º GAC, tenente Peterson;
- Delegada Flávia Halfeld;
- Vice-presidente do Sindicomércio, Nício Fortes Garcia;
- Diretor da Associação Comercial e Empresarial, Dennis Orrú Cerqueira;
- Representante da Secretaria de Esportes e Lazer de Juiz de Fora, Ronaldo Ishimaru;
- Representante do CIEE – MG, Célia Almeida Tellado;
- Diretor do SENAC – Juiz de Fora, André Luiz Carvalho;
- Diretor Administrativo-financeiro do Instituto de Arquitetos do Brasil (Núcleo Juiz de Fora), Paulo Gawryszewski;
- Diretora administrativa e financeira do Sindicato das Escolas Particulares (SINEPE/Sudeste), Anna Gilda Dianin;
- Representante do Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente, Wilma Fernandes;
- Assessora de Comunicação da AMAC, Malu Machado;
- Diretor-fundador do Curso Cave, Geraldo Ferreira Gomes;
- Diretora-fundadora, Darcy Pontes;
- Diretor do Cave, Lawrence Matheus Pontes Gomes.

 


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães