Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

Pela primeira vez, uma mulher assume a reitoria do Granbery

Na noite do dia 17 de fevereiro, a professora Elaine Lima de Oliveira tomou posse, se tornando a primeira mulher a assumir a reitoria do Instituto Metodista Granbery, nos seus 121 anos de história.

A cerimônia de posse foi realizada na Igreja Metodista Central de Juiz de Fora e contou com as presenças de familiares; autoridades do executivo, legislativo, judiciário e militar; lideranças da Igreja Metodista no Brasil e da Rede Metodista de Educação, tais como reitores, bispos e pastores; além de professores e funcionários do Instituto Metodista Granbery, e membros das Igrejas Metodistas.

Inicialmente, foi realizado um culto em Ação de Graças pela posse da nova reitora, dirigido pelo coordenador da Pastoral do Instituto Metodista Granbery, reverendo Messias Valverde; pelo reverendo Plínio Viana de Freitas; pelo superintende distrital do Distrito Serra da Mantiqueira e Sul de Minas, reverendo Luiz Carlos Rampinelli, e pelo Bispo da IV Região Eclesiástica, Roberto Alves de Souza.

A solenidade de posse foi introduzida pelo Diretor-geral da Rede Metodista de Educação, professor Marcio de Moraes, que convidou o atual reitor do Instituto Porto Alegre e ex-reitor do Granbery, professor Roberto Pontes da Fonseca, para dirigir, ao público, breves palavras.

Em seguida, o conselheiro Augusto Campos de Rezende, representando o presidente do Conselho Superior de Administração (CONSAD), Dr. Wilson Zuccherato, fez a leitura do ato de posse. O processual se seguiu com o Bispo Roberto Alves de Souza.

Em seu discurso, Elaine desejou destacar a expressão “espírito granberyense”, bastante conhecida pelas pessoas que fizeram e continuam a fazer parte da instituição, sejam elas reitores, professores, funcionários ou alunos. Elaine fez um paralelo entre os conceitos de espírito granberyense e gestão educacional, referenciando quando um e outro se entrelaçavam.

Elaine gerenciará a primeira instituição educacional da Zona da Mata Mineira, tradicional em Juiz de Fora pela qualidade do ensino e pela preservação dos valores do Reino de Deus. O desafio é ainda maior, já que o Granbery engloba colégio e faculdade, educando pessoas desde o maternal até a pós-graduação.

Sobre o fato de assumir um cargo de tamanha responsabilidade, Elaine diz que vislumbra três desafios. Primeiro, a necessidade de compreender e respeitar a história e a tradição do Granbery. “É preciso decência, coragem, inteligência e sensibilidade de compreender o passado e o presente para projetar o futuro”, explica.

O segundo desafio é justamente pensar o Granbery do futuro. “A partir do que já somos e fazemos com excelência, poder contribuir com a elaboração de novos projetos que tragam um desenvolvimento contínuo”, revela. A nova reitora diz que sonha com o crescimento em toda instituição. Na educação básica, crescer em qualidade e inovação; no ensino superior, pensar em novos cursos; e na pós-graduação, buscar parcerias com as próprias instituições da Rede Metodista de Educação, de forma a compartilhar conhecimentos.

E, por último, saber lidar com o binômio “tradição e inovação”. “Esse será o meu mote. Respeitar a tradição, mas, também, buscar inovação”, garante. A reitora diz, ainda, que deseja focar nas rotinas e processos da instituição, com vistas ao aperfeiçoamento. “Pretendo imprimir um modelo de gestão, de continuidade nas melhorias”, afirma.

Para Elaine, a função de reitora é, por característica, muito solitária. “Mas, se soubermos trabalhar, ela se torna solidária. Para isso, é preciso solidariedade total da equipe, dividindo glórias e vitórias, mas, também, desafios e derrotas”, explica.

Elaine substitui o professor Roberto Pontes da Fonseca, que assumirá a reitoria da Rede Metodista do Sul, em Porto Alegre (RS). A professora Elaine, mestre em Administração e doutoranda em Administração na USP, possui grande experiência acadêmica e em gestão educacional. Atuou como diretora da Faculdade de Fonoaudiologia e Psicologia na Universidade Metodista de São Paulo e como pró-reitora de Gestão de Pessoas e Infraestrutura daquela instituição.

Lista de autoridades presentes:

- Conselheiro Augusto Campos de Rezende, representando o presidente do Conselho Superior de Administração (CONSAD), Dr. Wilson Zuccherato.
- Diretor-geral da Rede Metodista de Educação e reitor da Universidade Metodista de São Paulo, professor Marcio de Moraes;
- Secretário-executivo do COGEIME e coordenador da área de Relações Internacionais da Rede Metodista de Educação, reverendo Luis Cardoso;
- Pastor da 3ª Região Eclesiástica, reverendo Edvaldo Lima de Oliveira;
- Representante da Coordenação Nacional de Educação Teológica (CONET), reverendo Maurílio Guimarães;
- Presidente do Conselho de Pastores (CONPAS), reverendo Lourenço;
- Superintende distrital do Distrito Serra da Mantiqueira e Sul de Minas, reverendo Luiz Carlos Rampinelli;
- Bispo da IV Região Eclesiástica, Roberto Alves de Souza, representante do Colégio Episcopal;
- Reitor do Instituto Porto Alegre, professor Roberto Pontes da Fonseca;
- Reitor do Instituto Metodista Izabela Hendrix, professor Davi Barros;
- Reitor do Instituto Metodista Bennett, professor Clóvis Paradella;
- Representantes da Pastoral do Instituto Metodista Granbery, reverendo Messias Valverde e reverendo Plínio Viana.

- Vice-prefeito de Juiz de Fora, Eduardo de Freitas;
- Representante da Câmara Municipal de Juiz de Fora, vereador Noraldino Júnior;
- Representante do 2º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais, capitão Yamaguchi;
- Representante do Colégio Militar de Juiz de Fora, tenente Almeida;
- Representante do 4º GAC, tenente Peterson;
- Delegada Flávia Halfeld;
- Vice-presidente do Sindicomércio, Nício Fortes Garcia;
- Diretor da Associação Comercial e Empresarial, Dennis Orrú Cerqueira;
- Representante da Secretaria de Esportes e Lazer de Juiz de Fora, Ronaldo Ishimaru;
- Representante do CIEE – MG, Célia Almeida Tellado;
- Diretor do SENAC – Juiz de Fora, André Luiz Carvalho;
- Diretor Administrativo-financeiro do Instituto de Arquitetos do Brasil (Núcleo Juiz de Fora), Paulo Gawryszewski;
- Diretora administrativa e financeira do Sindicato das Escolas Particulares (SINEPE/Sudeste), Anna Gilda Dianin;
- Representante do Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente, Wilma Fernandes;
- Assessora de Comunicação da AMAC, Malu Machado;
- Diretor-fundador do Curso Cave, Geraldo Ferreira Gomes;
- Diretora-fundadora, Darcy Pontes;
- Diretor do Cave, Lawrence Matheus Pontes Gomes.

 


Posts relacionados

Geral, por Sara de Paula

Coração Aquecido | Poema

Leia o poema "Coração Aquecido", escrito pelo Bispo Luiz Vergílio Batista da Rosa, presidente do Colégio Episcopal da Igreja Metodista brasileira.   

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães