Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 05/10/2010

Entrevista: Dez anos do projeto Sombra e Água Fresca

Por Diana Gilli

Dez anos de Sombra e Água Fresca

O Expositor Cristão deste mês traz dessa vez uma entrevista com Teca Greathouse, a Agente Nacional do projeto “Sombra e Água Fresca” – que completou 10 anos de muito trabalho em outubro. Durante a conversa, a agente nos contou um pouco mais sobre sua inserção neste trabalho social, bem como o seu desenvolvimento nos últimos anos.

Como surgiu a ideia do projeto e como você se inseriu nele?

Eu não fazia parte do grupo que desenvolveu a ideia do Projeto na época. Mas, segundo Lucia Leiga, então Secretária Nacional de Ação Social, a ideia surgiu durante um encontro do Departamento Nacional de Trabalho Com Criança em 1998 no qual a equipe responsável por esse ministério definia e refletia sobre o tema da Vigília Nacional daquele ano.

Durante essa reflexão discutiu-se sobre a ideia de que, se havia uma prioridade missionária para a Igreja Metodista no Brasil, essa prioridade tinha que ser a criança. O desafio era como concretizar essa prioridade. Como sensibilizar e apoiar as igrejas locais para acolherem as crianças e adolescentes de suas comunidades.

Os templos e salas de escola dominical, na maioria das vezes ficam sem nenhuma utilização durante a semana. Por que não usá-los para de forma criativa receber nossas crianças, oferecendo-lhes oportunidade de crescimento por meio de um programa educativo que fosse novidade, que contribuísse para seu desenvolvimento integral de forma criativa e dinâmica.

Por que você aceitou o desafio?
Minha ação missionária a principio se desenvolveu nos limites da Quarta Região Eclesiástica. Mas no final da década de 90 fui desafiada a participar de projetos da área nacional da Igreja. E ha seis anos fui indicada para desempenhar a função de Agente Nacional do Projeto Sobra e Água Fresca em conjunto com uma dedicada e muito comprometida equipe de trabalho.

De que maneira os ensinamentos da Palavra de Deus são passados por meio das atividades sócio-educativas?

A Educação Cristã é o núcleo básico e essencial do Projeto Sombra e Água Fresca. E para que ela aconteça de forma sistemática, criativa e contextualizada uma grande equipe de educadores cristãos produziu um material especifico para uso nos projetos. São três cadernos elaborados na perspectiva de uma educação por valores e fundamentados nos ensinamentos bíblicos.

Esses cadernos são compostos de vários estudos, reflexões e atividades práticas que ajudam as crianças e adolescentes a se conhecer, a conhecer sua comunidade, a entender a palavra de Deus contida na Bíblia, refletir sobre suas mensagens, assimilar os valores cristãos e se engajar na promoção da justiça, do amor e da paz, elementos essenciais no Reino de Deus.

Para ministrar a Educação Cristã nos projetos o educador/a tem que passar por uma capacitação, conhecer todo o material didático, entender a proposta pedagógica e desenvolver a criatividade no uso de recursos diversos como jogos, dinâmicas, musica etc.
 
O Projeto hoje acontece em quais regiões do Brasil?
Em cinco das seis regiões eclesiásticas, na REMNE e na REMA

Em qual dessas regiões você sente que a Igreja precisa se mobilizar mais, seja por motivos de pobreza ou mesmo por um desenvolvimento insuficiente da Igreja de Jesus nessa região? Por quê?

Ha três anos a Equipe Nacional decidiu priorizar a RENME e a REMA na expansão do Projeto Sombra e Água Fresca por se tratar de regiões missionárias e por concentrarem o maior índice de pobreza no Brasil. Isso não significa, porém, que não estejamos investindo também no desenvolvimento de projetos nas outras regiões. Nosso grande sonho é que todas as igrejas e congregações metodistas no país possam um dia acolher as crianças empobrecidas de sua comunidade, oferecendo-lhes "Sombra e Água Fresca".

A Igreja tem se unido como corpo pra frentes sociais como essa?
Historicamente a Igreja Metodista sempre promoveu o trabalho social como parte de sua missão. A Igreja Metodista não divide o Evangelho, ela o promove integralmente através de atos de misericórdia e atos de piedade. Conseqüentemente um dos elementos mais conhecidos da identidade metodista é seu compromisso social. Com esse compromisso dezenas de igrejas locais vêem se unindo na visão e nas ações propostas pelo ministério do Projeto Sombra e Água Fresca em suas comunidades.

São dez anos de Sombra. Qual é o sentimento?
Já caminhamos bastante, apesar das limitações e dos tropeços. Mas a estrada é longa e o arco-íres é distante. Talvez nunca o alcancemos, mas seguiremos comprometidos e sonhando com o dia em que toda igreja metodista no Brasil abra suas portas, utilize seus espaços e coloque seus dons a serviço das nossas crianças.

 


Posts relacionados

Geral, por Sara de Paula

EC de março | Petrópolis: missão e solidariedade com a população

Solidariedade tem como pano fundo o tema da Igreja Metodista para este ano – “Discípulas e Discípulos nos caminhos da missão anunciam a solidariedade e esperança do evangelho de Cristo”. É comum nós, metodistas, nos mobilizarmos sendo solidários/as pelas causas sociais. Este ano, a Igreja já se envolveu na campanha SOS Bahia, para o estado da região Nordeste do país, a fim de ajudar as pessoas que sofreram com os desastres em decorrência do excesso de chuvas.

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães