Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

Entrevista Rute

Se sua igreja realizou Escola Bíblica de Férias no último mês de julho, é muito provável que você tenha cantado com as crianças alguma composição da Rute Noemi de Souza. Metodista (filha, sobrinha e cunhada de pastor), formada em Teoria Musical, Direito, Comunicação e Serviço Social, Rute está estudando Teologia no Instituto Metodista Bennett, Rio de Janeiro. Além de compor, cantar e ministrar oficinas sobre música e arte, Rute Noemi atua como Pafúncia, uma palhaçinha simpática e antenada com os direitos das crianças. Atualmente congrega na Igreja Metodista na Barra da Tijuca, onde, como seminarista, pastoreia as crianças.Nesse bate-papo com o Expositor, ela fala de seu trabalho e de sua nova versão para o hino 165, o "Vinde, Meninos" que, numa tradução mais adaptada ao propósito inclusivo da Igreja Metodista, tornou-se "Vinde, crianças". 

Há quanto tempo você compõe músicas para crianças? Quando começou?

A música sempre esteve presente em minha vida, aliás ouço música todos os dias.Meu pai toca violão, minha mãe tocava piano, um irmão é músico, outra irmã formada em piano, todos cantam bem, enfim, a música está no nosso código genético! Aos 10 anos ganhei meu primeiro prêmio cantando numa rádio... Aos 15 anos, comecei a ensaiar grupo de louvor numa igreja que meu pai pastoreava... Não tive escolha, por isso não sei dizer quando comecei a compor. O fato é que quando fui convidada pela Rosete Andrade a participar como colaboradora da equipe nacional de trabalho com crianças, já tinha um monte de músicas prontas pra compartilhar.

 

No último CD dos Aventureiros em Missão você compôs a música: "Por um mundo melhor". Essa letra fala dos direitos das crianças, que é ter onde morar, comida, praça para brincar...a sua formação em Direito, Comunicação e, principalmente, em Serviço Social contribui para suas composições?

Engraçado porque nunca em minha vida planejei qualquer coisa. Lembro que quase adolescente, queria fazer Medicina porque achava que podia ajudar as pessoas e salvá-las da morte... Mas o sangue e o cheiro forte dos hospitais me impediram. Sem pensar, escolhi Direito e percebi mais tarde que estava no caminho certo pois sempre fuimovida por um senso de justiça que me fez levantar muitas bandeiras pela vida afora.... O fato é que existe um mover interior que me leva a "comprar brigas" que não são propriamente minhas, mas de todos. Quem não quer um mundo melhor onde haja colo e carinho, escolas decentes e inclusivas; justiça acessível para todos e não só para brancos e ricos; um mundo sem violência contra a mulher e a criança,um mundo onde oscorruptos serão criteriosamente punidos e a renda distribuída?Eu quero!Por isso é que coloco em minhas letras minhas angústias e reflexões! Mas também coloco minha alegria e esperança num mundo diferente desse em que estamos vivendo. Já trabalhei com crianças e adolescentes em situação de rua, famintos de afeto e comida; dei aula para adolescentes em situação de vulnerabilidade social, onde os valores acabam sendo mudados em função da situação de pobreza e exclusão em que vivem; atendi afamílias desestruturadas e criminalizadas que não vêem saída para suas dores e não tenho dúvida: todos, absolutamente todos, querem serrespeitados como cidadãos que são. Não posso esquecer que preciso fazer hoje e urgentemente alguma coisa para o mundo melhorar. Daí que ensinar as crianças através da música que isso pode acontecer é muito legal!

 

O porquê a sugestão dessa nova letra do hino 165?

Deus é muito engraçado! Uma amiga ia batizar o filhote e me pediu a versão que tinha feito do hino 165 do HEque canto com as crianças em nossa igreja.E ao enviar para a Revda Joana D?Arcuma outra música minha, acabei enviando o mesmoe-mail coma letra do hino e o mp3 que tinha mandado antes para a minha amiga... Mas que bom que a reação foi positiva. É sinal que há pessoas pensando as mesmas coisas e que temos que agir logo.Amo os hinos do Hinário Evangélico, mas precisamos rever o que estamos cantando! Não podemos mais cantar que o horror é negro (HE 265)!Como cantar com as crianças que "quero ser um anjo?" (HE 168). A teologiaprecisa ser anunciada com um olhar contemporâneo. O que temos dito sobre Deus?Que resposta temos para a humanidade que vive escrava da dor e do sofrimento?Será que ainda devemos dizer que tudo isso vai passar porque um dia iremos para o céu? Por que não construirmosum lugar de paz e de justiça para ser usufruído hoje?O Reino dos céus está dentro de nós, logo, é para hoje, é para ser construído eusufruído já.

 

Como a música pode influenciar na vida da criança?

Sabe qual o maior elogio que já ouvi na minha vida? Quando fiz a musica tema

para a EBF de 2007, que tratava de Ecologia,uma criança de 10 anos me disse: "Tia Rute,a sua músicaé contagiante!" A música tem, sim, esse poder! Ela pode bagunçar a vida das pessoas no melhor sentido da palavra! E se soubermos fugir da pobreza que é hoje a música gospel, tocada nas rádios em nome do deus mercado, poderemos construir um mundo muito mais pleno e rico de valores do Reino!E as crianças precisam ser desafiadas a experimentaro que é vida em Deus! A construção do Reino é coletiva e elas podem compreender e participardisso!

 

Algum projeto futuro que queira compartilhar?

Ah, quero muito gravar as minhas músicas. Elas tem tido alguma visibilidadee sou sempre cobrada por ainda não tê-las gravado. Mas sei que isso vai acontecer, só não sei por que via. Também quero continuar a ministrar minhas oficinas, a apresentar a "Pafúncia" para as crianças, enfim, ter as crianças sempre por perto. O desafio é crescer com elas. Dostoievski diz que "a alma é curada ao estar com crianças". Fiquemos curados, pois, afinal, o Reino dos céus é delas!

José Geraldo Magalhães Júnior

 

Hino 165 (HE):  VINDE, CRIANÇAS.

     (versão: Rute Noemi)

Vinde, crianças, vinde a Jesus

Ele nos ama e cuida de nós

Guia a vida e nos dá paz

É nosso Salvador

Coro:

Que alegria celebrar o amor

Que nos dá Jesus nosso Senhor

Preenche a vida e nos quer bem

Vamos louvar então

 

Sempre é tempo de celebrar

O amor de Cristo a nos guardar

Nos faz seguros longe do mal

Cristo, o Salvador

 

Nesse momento de comunhão

Deus tão presente no coração

Nos faz felizes; vamos cantar

Junto de nosso irmão/ã

 


Posts relacionados