Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 25/10/2010

Evangélicos aumentam representação no Congresso

A bancada evangélica aumentou sua participação de 7,2% do total de 594 congressistas – 513 deputados e 81 senadores – na atual legislatura para 11,1%, eleitos no pleito de 3 de outubro e que tomarão posse no dia 2 de fevereiro de 2011.

No pleito deste ano foram eleitos 63 deputados e três senadores evangélicos. Na atual composição, a bancada evangélica é integrada por 43 deputados e senadores. Dos eleitos, 34 são novos e 32 foram reeleitos.

A igreja que está melhor representada, com 18 parlamentares, é a Assembléia de Deus, seguida da Batista, com onze, da Universal do Reino de Deus, com cinco, da Presbiteriana, com três, e da Maranata, com dois. Outras sete igrejas têm um representante cada no Congresso, entre eles um luterano.

Entre as agremiações que comportam deputados e senadores evangélicos, os que mais elegeram candidatos foram o Partido Social Cristão (PSC), com onze nomes, seguido de perto do Partido da República (PR), com dez, e o Partido Republicano Brasileiro (PRB), com nove.

O ex-governador do Rio de Janeiro, Anthony Garotinho, foi eleito pelo PR para a Câmara dos Deputados, com mais de 500 mil votos. Essa será sua estréia no Legislativo.


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães