Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 25/10/2010

Evangélicos aumentam representação no Congresso

A bancada evangélica aumentou sua participação de 7,2% do total de 594 congressistas – 513 deputados e 81 senadores – na atual legislatura para 11,1%, eleitos no pleito de 3 de outubro e que tomarão posse no dia 2 de fevereiro de 2011.

No pleito deste ano foram eleitos 63 deputados e três senadores evangélicos. Na atual composição, a bancada evangélica é integrada por 43 deputados e senadores. Dos eleitos, 34 são novos e 32 foram reeleitos.

A igreja que está melhor representada, com 18 parlamentares, é a Assembléia de Deus, seguida da Batista, com onze, da Universal do Reino de Deus, com cinco, da Presbiteriana, com três, e da Maranata, com dois. Outras sete igrejas têm um representante cada no Congresso, entre eles um luterano.

Entre as agremiações que comportam deputados e senadores evangélicos, os que mais elegeram candidatos foram o Partido Social Cristão (PSC), com onze nomes, seguido de perto do Partido da República (PR), com dez, e o Partido Republicano Brasileiro (PRB), com nove.

O ex-governador do Rio de Janeiro, Anthony Garotinho, foi eleito pelo PR para a Câmara dos Deputados, com mais de 500 mil votos. Essa será sua estréia no Legislativo.


Posts relacionados

Geral, por Sara de Paula

Tema 2022: Discípulas e discípulos nos caminhos da missão anunciam a solidariedade e esperança do evangelho de Cristo

Para o ano de 2022, a Igreja Metodista brasileira destaca o anúncio da solidariedade e esperança do Evangelho de Cristo. Confira o logo com o tema do ano, construído com base no texto de Marcos 8.1-8. O texto revela a compaixão e solidariedade de Jesus diante da fome do povo, e nos faz ter esperança no Deus que não deseja que o seu povo desfaleça no caminho.

Geral, por Comunicação

Em oração | 26.11.2021

Com o objetivo de mobilizar pessoas a orarem semanalmente e diariamente pelos propósitos selecionados pela área nacional da Igreja Metodista, te convidamos a participar da campanha EM ORAÇÃO. O versículo que conduz a campanha lembra a importância da oração para fazer qualquer coisa: ...porque sem mim nada podeis fazer. (João 15:5b).

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães