Publicado por Sara de Paula em Geral, Educação, Destaques Nacionais, Departamento Nacional de Trabalho com Crianças - 28/12/2018

Todas as crianças contra o mosquito

Com a chegada do verão, é tempo de redobrar esforços no combate ao Aedes aegyptiA proposta do Departamento Nacional de Trabalho com Crianças (DNTC), é que as pessoas envolvidas nos departamentos de trabalhos com crianças das Igrejas Locais também engajem suas turmas nessa ideia. A mobilização se inicia no dia 21 de dezembro e segue até 20 de março de 2019. 

Em novembro, o Ministério da Saúde lançou uma campanha nacional alertando novamente sobre os perigos ligados ao mosquito. O objetivo é mobilizar toda a população sobre a importância de intensificar as ações de prevenção contra o Aedes aegypti, que transmite dengue, zika e chikungunya. Com o slogan "O perigo é para todos. O combate também. Faça sua parte. Com ações simples podemos combater o mosquito", a campanha ressalta que a união de todos, governo e população, é a melhor forma de derrotar o mosquito, e que a vigilância deve ser constante.

E você? O que acha de envolver as crianças de sua comunidade nessa ação? Faça download abaixo do material preparado pelo DNTC para fortalecer essa campanha. O material traz a turma dos Aventureiros em Missão no cartaz oficial, jogo de tabuleiro e material de apoio sobre como quebrar o ciclo do mosquito.

ORIENTAÇÃO

Data: 21 de dezembro 2018 ate 20 de março de 2019


CAMPANHA CONTRA O MOSQUITO AEDES AEGYPTI 
“ As crianças contra o mosquito Aedes Aegypti”.



 

É no VERÃO que o mosquito se prolifera ainda mais, por isto vamos marcar algumas atividades para fazer a diferença, para que toda a igreja e ao entorno entre no clima da conscientização contra o mosquito. Objetivo divulgar os cuidados e deveres de cada pessoa incluindo as Crianças na prevenção das doenças e na eliminação dos focos do mosquito  Aedes Aegypti, promover a conscientização de prevenção, colaborando com a  importância do cuidado da natureza e da saúde, assim as crianças podem ser agentes transformadores nas igrejas e comunidades." Reforçando o alerta sobre a importância da prevenção.
• Envie fotos ou vídeos para o e-mail dntc@metodista.org.br para divulgarmos sua ação.

Veja algumas idéias -  sugestões:

1° Você pode definir um dia ( exemplo no domingo na Escola Dominical), levar um teatro, um vídeo, uma palestra, música ou outras coisas falando sobre os cuidados que temos que ter e mostrar a importância da campanha.

2° Montar cartazes e colocar em sua igreja e estabelecimentos próximos a sua igreja. 

3° Você pode fazer  visitas no bairro, fazendo panfletagem levando informação sobre meios de prevenção contra  dengue, Zica e Chikungunya, reforçando o alerta sobre a importância da prevenção em todos os lugares. 

4° Divulgar nas redes sociais da sua comunidade:  no  Site, Instagram, Facebook, Whatsapp, Twitter,  Snapshot  e outros.

5° Fazer um dia de atividades com as Crianças  com o tema “ As crianças contra o mosquito Aedes Aegypti”.
          - circuito de atividades;
          - oficinas de plantar sem colocar pratos;
          - oficina de desenhos;
          - oficina de cartazes;
          - gincanas;
          - oficina transformando objetos( garrafas plásticas, pneus, potes e outras coisas.)

6° Conheça também GAMES sobre AEDES para dispositivos moveis.

Baixe em seu celular! 

1 - Aedes Game
2 - Run - Aedes
3 - Contra a Dengue o jogo

SUGESTÕES DE VIDEOS 

Sai fora, dengue!

Saiba o que fazer para combater o mosquito Aedes aegypti

Vamos combater a Dengue juntos

 

Muito obrigada.

Equipe Nacional do DNTC

BAIXE AGORA TODOS OS MATERIAIS

- Orientação

- Cartaz para mobilização

- Como quebrar o ciclo do mosquito

- Como quebrar o cíclo do mosquito - para colorir

- Jogo de tabuleiro Caminho do mosquito

- Jogo de tabuleiro Caminho do mosquito - para colorir


Posts relacionados

Destaques Nacionais, por Sara de Paula

Igreja Metodista Central de Petrópolis arrecada doações para vítimas dos desastres naturais

A Igreja Metodista Central de Petrópolis, juntamente com a 7º Região Eclesiástica da Igreja Metodista, já iniciou uma importante ação social para socorrer as centenas de vítimas das fortes chuvas que deixaram a cidade de Petrópolis, na zona serrana do Rio de Janeiro, em estado de calamidade pública no dia 16 de fevereiro.

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães