Publicado por Sara de Paula em Geral, Educação, Destaques Nacionais, Departamento Nacional de Trabalho com Crianças - 28/12/2018

Todas as crianças contra o mosquito

Com a chegada do verão, é tempo de redobrar esforços no combate ao Aedes aegyptiA proposta do Departamento Nacional de Trabalho com Crianças (DNTC), é que as pessoas envolvidas nos departamentos de trabalhos com crianças das Igrejas Locais também engajem suas turmas nessa ideia. A mobilização se inicia no dia 21 de dezembro e segue até 20 de março de 2019. 

Em novembro, o Ministério da Saúde lançou uma campanha nacional alertando novamente sobre os perigos ligados ao mosquito. O objetivo é mobilizar toda a população sobre a importância de intensificar as ações de prevenção contra o Aedes aegypti, que transmite dengue, zika e chikungunya. Com o slogan "O perigo é para todos. O combate também. Faça sua parte. Com ações simples podemos combater o mosquito", a campanha ressalta que a união de todos, governo e população, é a melhor forma de derrotar o mosquito, e que a vigilância deve ser constante.

E você? O que acha de envolver as crianças de sua comunidade nessa ação? Faça download abaixo do material preparado pelo DNTC para fortalecer essa campanha. O material traz a turma dos Aventureiros em Missão no cartaz oficial, jogo de tabuleiro e material de apoio sobre como quebrar o ciclo do mosquito.

ORIENTAÇÃO

Data: 21 de dezembro 2018 ate 20 de março de 2019


CAMPANHA CONTRA O MOSQUITO AEDES AEGYPTI 
“ As crianças contra o mosquito Aedes Aegypti”.



 

É no VERÃO que o mosquito se prolifera ainda mais, por isto vamos marcar algumas atividades para fazer a diferença, para que toda a igreja e ao entorno entre no clima da conscientização contra o mosquito. Objetivo divulgar os cuidados e deveres de cada pessoa incluindo as Crianças na prevenção das doenças e na eliminação dos focos do mosquito  Aedes Aegypti, promover a conscientização de prevenção, colaborando com a  importância do cuidado da natureza e da saúde, assim as crianças podem ser agentes transformadores nas igrejas e comunidades." Reforçando o alerta sobre a importância da prevenção.
• Envie fotos ou vídeos para o e-mail dntc@metodista.org.br para divulgarmos sua ação.

Veja algumas idéias -  sugestões:

1° Você pode definir um dia ( exemplo no domingo na Escola Dominical), levar um teatro, um vídeo, uma palestra, música ou outras coisas falando sobre os cuidados que temos que ter e mostrar a importância da campanha.

2° Montar cartazes e colocar em sua igreja e estabelecimentos próximos a sua igreja. 

3° Você pode fazer  visitas no bairro, fazendo panfletagem levando informação sobre meios de prevenção contra  dengue, Zica e Chikungunya, reforçando o alerta sobre a importância da prevenção em todos os lugares. 

4° Divulgar nas redes sociais da sua comunidade:  no  Site, Instagram, Facebook, Whatsapp, Twitter,  Snapshot  e outros.

5° Fazer um dia de atividades com as Crianças  com o tema “ As crianças contra o mosquito Aedes Aegypti”.
          - circuito de atividades;
          - oficinas de plantar sem colocar pratos;
          - oficina de desenhos;
          - oficina de cartazes;
          - gincanas;
          - oficina transformando objetos( garrafas plásticas, pneus, potes e outras coisas.)

6° Conheça também GAMES sobre AEDES para dispositivos moveis.

Baixe em seu celular! 

1 - Aedes Game
2 - Run - Aedes
3 - Contra a Dengue o jogo

SUGESTÕES DE VIDEOS 

Sai fora, dengue!

Saiba o que fazer para combater o mosquito Aedes aegypti

Vamos combater a Dengue juntos

 

Muito obrigada.

Equipe Nacional do DNTC

BAIXE AGORA TODOS OS MATERIAIS

- Orientação

- Cartaz para mobilização

- Como quebrar o ciclo do mosquito

- Como quebrar o cíclo do mosquito - para colorir

- Jogo de tabuleiro Caminho do mosquito

- Jogo de tabuleiro Caminho do mosquito - para colorir


Posts relacionados

Destaques Nacionais, por Sara de Paula

Orando e trabalhando pela paz em Cuba

Com muita dor e preocupação estamos olhando o que acontece em diferentes lugares de Cuba. Também vimos as declarações do Presidente da República.  Em nome da Igreja Metodista em Cuba, afirmamos nossa vocação pela paz, nunca um chamado que envolva enfrentar nosso povo pode ser a solução para nossas várias dificuldades.

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães