Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

Excluir o Facebook não previne o adultério, afirma jovem pastor

A prevenção  da infidelidade no casamento envolve mais do que apagar uma conta no Facebook, de acordo com Fred Lydbrand, um pastor de 25 anos.

Na verdade, ele diz que forçar um cônjuge a extinguir a sua conta no Facebook ou fazer algo contra a sua vontade, poderia ser mais prejudicial do que útil para o casamento.

“A solução real é que as duas pessoas estejam em relação, pois eles estão livremente nela,” diz Lydbrand. “Controle e manipulação cobre o amor e, em seguida, a próxima coisa você sabe é que eles estão procurando isso em outro lugar.”

Lydbrand estava respondendo a comentários recentes feitos pelo Rev. Cedric Miller, o pastor de New Jersey que ganhou as manchetes depois que ele disse à 50 líderes de Igreja para pararem de usar o Facebook ou demitirem-se das suas posições de liderança na Igreja Living Word Christian Fellowship.

Miller, que está temporariamente deixando o cargo após um relacionamento de triângulo amoroso que ele tinha há uma década atrás reapareceu na mídia, disse que fez o pedido depois de 20 casais de sua Igreja virem até ele aconselharem-se sobre um cônjuge se reconectar com uma antiga paixão no Facebook.

Lydbrand disse que também tinha advogado para casais que enfrentam infidelidade e problemas conjugais ligados ao site de redes sociais enquanto era pastor da Igreja Northeast Bible em Garden Ridge, no Texas.

Mas resolver os problemas infidelidade no casamento, geralmente, envolvem uma abordagem mais profunda que a simples remoção de tentações, de acordo com Lydbrand que se aposentou como pastor de sua Igreja, em janeiro.

“As chances estão, há algo lá em curso. Existe um buraco na alma da pessoa,” disse ele.

O problema mais comum que Lydbrand disse que encontrou ao aconselhar casais foi que os cônjuges colocavam “máscaras” antes do casamento e pegavam outra pessoa como eles, só para chocarem seus cônjuges com seu verdadeiro eu, depois do casamento.

“Estamos colocando máscaras para conseguir que a pessoa a goste de nós, mas quando nos casamos, não podemos manter a máscara. Dizemos: ‘Este é o meu verdadeiro eu,” disse ele.

Em seu livro, Glaen: Uma Mensagem de Novela sobre Amor, Romance, e Relacionados, Lydbrand faz o ponto que o amor não se trata de como controlar e manipular a outra pessoa em quem nós queremos que ele seja, mas aceitar e respeitar a pessoa como ela é.

“O amor são duas pessoas aprendendo sobre como ser um com o outro, quando alguém te honra sendo quem você é,” disse ele. “Quando você é quem você realmente é, e quando a outra pessoa é que ele é verdadeiramente, então você tem um relacionamento real.”

“Nós gastamos muito tempo tentando manipular a outra pessoa em vez de tentar passar o tempo nos conhecendo uns aos outros e crescendo uns com os outros.”

No entanto, Lydbrand disse que, em qualquer relacionamento saudável, os casais podem discutir e concordar com as fronteiras, embora haja a premissa da liberdade.

“Eu diria, significaria muito para mim se você não tiver contato com paixões antigas no Facebook,” de acordo com o pastor aposentado. “Isso é diferente de dizer: ‘Eu vou jogar seu computador se você entrar em contato com antiga paixão no Facebook.”

“A maior proteção para o casamento é uma intimidade crescente, amor e unidade, a forma como a Bíblia diz,” acrescentou. “Se você estiver no Pikes Peak, não há muita chance de cair no Grand Canyon.” Esse mesmo princípio se aplica às relações entre um pastor e sua Igreja, acrescentou o autor.

Ele disse que se ele fosse Miller, ele teria convocado os anciãos da Igreja e líderes a reunirem-se para discutir o problema do Facebook e concordar com uma solução em conjunto. E se Miller quisesse que os líderes de sua Igreja não caíssem nas mesmas tentações do Facebook, ele deveria passar mais tempo em seu discipulado e doutrinamento, argumentou Lydbrand.

“Não se trata de legislar a moralidade, mas trata-se da transformação de caráter,” argumentou Lydbrand

Fonte: The Christian Post


Posts relacionados