Publicado por José Geraldo Magalhães em Expositor Cristão, Destaques Nacionais, Mídia - 01/06/2015

Expositor Cristão: como fazer missão no universo virtual?

A história da internet é recente. Na segunda metade da década de 1990 foi disponibilizada comercialmente para a população brasileira e, de lá para cá, marcou o início de uma revolução midiática. Estabeleceu novos parâmetros de comunicação, interação, de acesso e disseminação da informação. Derrubou fronteiras que possibilitam também a propagação do Reino de Deus.

 

O mundo virtual faz parte da vida de 85 milhões de brasileiros/as, praticamente a metade da população. Pessoas “navegam” diariamente por milhares de posts, blogs, sites, páginas e redes sociais. Essas ferramentas digitais estão à disposição e são essenciais para uma Igreja que deseja ser relevante na sociedade. Por meio delas, é possível ampliar o alcance da mensagem libertadora de Jesus.

 

Porém, o chamado missionário vai além da propagação da mensagem. No mundo virtual, onde as pessoas têm acesso a todo tipo de informação, é preciso resgatar os princípios do relacionamento, da tolerância e da alteridade. A internet abre portas que desmascaram as diferenças e as tornam menos negociáveis. As distâncias foram encurtadas com o avanço tecnológico, no entanto, conviver pacificamente ainda é desafiador.

 

Mesmo com acesso privilegiado à informação, vivenciamos um tempo de desinformação e preconceitos em relação a temas importantes da sociedade. Na era digital, o alvo é estabelecer uma comunicação que não apenas transmita uma mensagem, mas também estimule a convivência. A valorização do “outro” está permeada no Evangelho de Jesus. Dessa forma, a Igreja encara o progresso tecnológico como um instrumento de Deus para a promoção da vida.

 

A revolução digital traz à tona práticas e estruturas da Igreja que precisam ser adaptadas. Investimentos e projetos a serem desenvolvidos para alargar as fronteiras do Reino de Deus. Que o Expositor Cristão incentive você nessa reflexão. Boa Leitura!

 

Pr. Marcelo Ramiro 
Editor

 



DOWNLOAD GRÁTIS (PDF)
 

EDIÇÕES ANTERIORES

 


 

 
 

Leia:

 

Tags: internet, missão, perigos, Expositor Cristão


Posts relacionados

Destaques Nacionais, por José Geraldo Magalhães

Comissão Geral de Constituição e Justiça se reúne em São Paulo, neste sábado (6)

O encontro está sendo na Sede Nacional da Igreja Metodista. As decisões você confere na próxima edição do jornal Expositor Cristão.

Destaques Nacionais, por José Geraldo Magalhães

Uma homenagem para quem nos ensina na Escola Dominical

Agradecemos a Deus por todas as professoras e professores de Escola Dominical da Igreja Metodista que de norte a sul e de leste a oeste, têm contribuído na formação do povo metodista! A seguir sugerimos uma singela homenagem que pode ser feita na Escola Dominical.

Destaques Nacionais, por José Geraldo Magalhães

Coordenação Geral de Ação Missionária inicia reunião extraordinária para ouvir a Câmara de Finanças

A Coordenação Geral de Ação Missionária (Cogeam), iniciou uma reunião extraordinária no início da noite dessa sexta-feira (26), nas dependências da Sede Nacional da Igreja Metodista, em São Paulo. O motivo do encontro já havia sido agendado na reunião anterior  no final de maio. O órgão que decide no interregno do Conscílio Geral quer  ouvir a Câmara de Finanças do Conselho Superior de Administração (Consad). O objetivo é entender e estudar as realidades enfrentadas pelas instituições metodistas frente ao cenário econômico no Brasil.

Entrevistas, Expositor Cristão, Mídia, por José Geraldo Magalhães

Advogado metodista é nomeado desembargador em São Paulo

Confira a entrevista com o metodista Achile Alesina nomeado pelo governador do Estado de São Paulo para ocupar o cargo desembargador.