Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 17/08/2010

FE Brasil e FE Sul debatem estratégias: desenvolvimento e emergências

Até o dia 20 de agosto, organizações ecumênicas que fazem parte do Fórum Ecumênico Brasil (FE Brasil) e Fórum Ecumênico Sul Americano (FE Sul), estarão reunidas na cidade de São Paulo (SP) como ACT Aliança, para debater a conjuntura ecumênica e as ações em andamento, além de projetar atividades futuras, em especial o desafio do enfrentamento das emergências na América do Sul.

Entre os temas a serem debatidos estão: Rede Ecumênica de Juventude (REJU); 4ª Jornada Ecumênica; Processo de Articulação e Diálogo (PAD); ACT Aliança; Seminário sobre Emergências; e planos de ações futuras para os dois Fóruns.

FE Brasil e FE Sul

O FE Brasil é um Fórum Ecumênico composto por igrejas, conselhos de igrejas e organizações ecumênicas, entre elas KOINONIA, que busca fortalecer o campo ecumênico, promovendo ações que favoreçam o diálogo entre culturas e promovam a justiça, a paz e o equilíbrio ambiental. O Fórum acredita que o Estado brasileiro reconhece a necessidade e promove políticas públicas para a juventude, mas na prática essas ações ainda são incipientes ou desconhecidas pelos que seriam os seus maiores beneficiados. Por esses motivos e pela própria autonomia das juventudes, o FE Brasil tem impulsionado a Rede Ecumênica de Juventudes (Reju) há 4 anos.

Uma das mais relevantes iniciativas do FE Brasil foram as Jornadas Ecumênicas. Esse evento mobiliza e congrega cerca de 500 pessoas de diferentes expressões religiosas e movimentos sociais do país, sendo expressiva a presença de jovens e mulheres. A 3ª Jornada, realizada em 2006, teve uma dimensão continental, com participantes da América Latina e Caribe. Essa atividade foi decisiva para a constituição do Fórum Ecumênico Sul Americano (FE Sul), fundado em meados de 2008 com a participação de organizações de quase todos os países da América do Sul.

Atualmente o FE Sul é um espaço referencial para a cooperação ecumênica internacional, especialmente para a nova Aliança ACT. Esta aliança foi constituída a partir de janeiro de 2010, integrada por mais de 100 igrejas, agências de cooperação e organizações ecumênicas, tanto do Norte como do Sul, e também pela Federação Luterana Mundial e o Conselho Mundial de Igrejas. A América Latina e o Caribe representam 20% dos membros deste novo organismo internacional, dedicado à ajuda humanitária, ao desenvolvimento e à incidência política.

ACT Alliance promove Seminário sobre Emergências

Como parte da programação do encontro do Fe Brasil e Fe Sul, como parte de ACT Aliança, promovem o Seminário sobre Emergências – RRC (Redução de Riscos de Desastres), entre os dias 19 e 20 de agosto.

Os principais objetivos do Seminário são:

a) Discutir as perspectivas de emergência no contexto da América do Sul

b) Explorar as ligações entre as emergências e as alterações climáticas

c) Aprofundar o papel das igrejas e organizações ecumênicas nas respostas às catástrofes

Participam do Seminário igrejas e organizações ecumênicas, organizações membros de ACT Aliança, agências de cooperação com atividades na América do Sul e convidados/as.

Local do Encontro:

CASA PRONVICIAL LA SALLE

Rua Santo Alexandre, 93

Vila Guilhermina, Zona Leste

São Paulo/SP

Fone: (11) 6093-1444

 


Posts relacionados