Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/12/2010

Grande Agência Humanitária da Igreja é Inaugurada

Mais de 100 organizações de desenvolvimento e ajuda humanitária em todo o mundo têm se unido sob uma mesma bandeira

A ACT Alliance, um dos maiores organismos humanitários do mundo, foi formalmente inaugurado neste mês em uma grande festa em Genebra. O novo órgão é uma fusão da rede ajuda contra desastres da ACT International e sua ONG-irmã ACT Development.

Tanto a ACT Internacional, estabelecida em 1995, e a ACT Development, formalizada em 2007, foram criados pela liderança do Conselho Mundial das Igrejas. Os dois organismos coordenam o trabalho das agências ligadas às igrejas-membro da WCC e da Federação Mundial Luterana nas áreas de emergências humanitárias e redução da pobreza, respectivamente.

John Nduna, secretário-geral da ACT Alliance disse que a aliança oferece a oportunidade "para uma melhor ligação entre ajuda de emergência humanitária e desenvolvimento sustentável".

"Quando o estado de emergência, e os fundos acabarem, as igrejas continuam a estar presentes, pois elas são a organização no final da rua ou localidade, que continuam quando todos os outros se foram", Nduna salientou.

A ACT Alliance, com a nossa fé que nos guia e o apoio constante de todos os nossos parceiros e amigos para manter nosso trabalho, podem continuar a trazer alívio aos necessitados, apoio aos oprimidos e desenvolvimento para os pobres", disse ele.

Após o tsunami no sul da ásia em 2004, agências humanitárias cristãs foram criticadas pela falta de coordenação. Sua falta de comunicação e colaboração levaram à obras redundantes, desperdício de recursos e mão de obra.

Embora tanto a ACT International como a Act Development foram criadas antes do tsunami, a sua rede católica de ajuda e auxílio e as organizações de desenvolvimento aceleraram e desenvolveram mais coordenação nos trabalhos de emergência após as críticas à ajuda oferecida após o tsunami. Tornou-se mais evidente para as organizações humanitárias católicas e grupos de ajuda evangélicos que eles não devem trabalhar de forma independente, sem comunicação.

No caso do terremoto no Haiti, a parceria mundial das igrejas tem trabalhado através da ACT para responder salavando vidas no local do desastre. No mesmo dia do terremoto, 12 de janeiro, nove organizações ACT estavam operando no Haiti e foram capazes de iniciar esforços de socorro imediato.

Da mesma forma, a ACT também foi capaz de ajudar rapidamente os sobreviventes do terremoto do Chile, seis semanas depois.

O serviço contou com a presença da ACT e do pessoal da WCC, bem como de outras organizações humanitárias para celebrar a formação da nova aliança.

A ACT Alliance é composta por mais de 100 organizações que trabalham no desenvolvimento a longo prazo e assistência humanitária. Coletivamente, que emprega cerca de 30.000 funcionários e voluntários que trabalham em 125 países. Os membros fornecem ajuda alimentar de emergência, abrigo, água, saneamento básico e programas de redução da pobreza nos países mais pobres do mundo. Orçamento anual da Alliance é de cerca de 1,5 bilhão de dólares.


Posts relacionados

Geral, Intercessão, por Julyana Rodrigues

Semana de oração pela Bielorrússia, Moldávia, Rússia e Ucrânia.

Nesta semana estamos em oração pela Bielorrússia, Moldávia, Rússia e Ucrânia. Você é convidado a fazer parte desse círculo de oração entre os dias 21 de setembro a 27 de setembro de 2014. Envolva sua Igreja e faça parte também desses momentos de oração em comum. Leve os motivos de ações de graças e intercessões nos cultos de orações de sua comunidade.

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães