Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/09/2013

Gincana da Escola Dominical

 

Gincana da Escola Dominical

 

Para comemorar o Dia da Escola Dominical, no ano de 2006 o Departamento Regional de Escola Dominical da 1ª Região Eclesiástica propôs  uma gincana para envolver toda a igreja local. Veja, abaixo, boas idéias para a realização dessa gincana em sua igreja e crie você também!

 

Veja, também, a história da Escola Dominical clicando aqui.

 

 

Objetivos da Gincana:

- Comemorar o dia da ED.

- Movimentar a Escola Dominical.

- Integrar a igreja local.

- Envolver os/as alunos/as da ED, membros da igreja local que não são alunos/as, pessoas da comunidade que não sãomembros da igreja local.

- Aumentar a participação nas aulas da ED

- Arrecadação de material/ revistas antigas e livros para ED.

- Comemorar o dia do/a professor/a.

 

?Atenção: outros objetivos para esta gincana podem ser acrescentados de acordo com a realidade da igreja local.

 

 

Escolha dos Grupos: Abaixo sugerimos algumas sugestões para composição dos grupos:

- Os grupos devem ser compostos por alunos de várias faixas etárias. Vale destacar que deverá ser feito uma pesquisa paraquem quer participar da gincana.

- Cada grupo deve conquistar para o seu grupo quatro integrantes, membros da igreja local que não sejam membros da ED.

Eles devem vir a escola dominical e se apresentarem a pessoa responsável pela pontuação. Cada vinda deles, por domingo,valerá 15 pontos.

- O número de integrantes do grupo e a quantidade de grupos dependerão da realidade de cada igreja local.

- Os grupos deverão ser identificados por nomes e também por cores.

- Cada grupo deverá escolher um líder e um vice-líder, que serão as pessoas responsáveis pelo grupo. Toda reivindicação,questionamento, sugestão do grupo deverá ser feita através do líder e em sua ausência, através do vice-líder.

 

Pontuação: Em todas as atividades sugerimos uma pontuação. As atividades não cumpridas não valerão pontos, mas o grupo também não perderá ponto. O quadro de pontuação pode ser afixado no quadro de avisos da Igreja e deve ser atualizado a cada

domingo

 

Esclarecimento das regras: Para que a gincana aconteça de forma satisfatória e tranqüila, é preciso que as regras sejam claras e explicadas ao início das atividades, além disso, é bom distribuir por escrito o regulamento, ou afixar no quadro de avisos para que

todos/as estejam cientes.

 

Regras da Gincana:

- Cada grupo deverá ter o número igual de participantes, sendo que quatro participantes devem ser membros que não sejamalunos da ED.

- Cada grupo deverá ter um líder e um vice-líder que responderá pelo grupo junto à coordenação da gincana.

- As tarefas serão distribuídas por escrito para cada grupo, através de sorteio, no domingo anterior ao que deve ser apresentado. Algumas tarefas a serem apresentadas no último dia da gincana serão distribuídas no primeiro domingo da gincana.

- As tarefas precisam ser cumpridas e/ ou entregues nos dias estabelecidos.

- Cada grupo deverá cumprir a tarefa no tempo determinado, caso ultrapasse o tempo, será considerado pontuação incompleta, mesmo que a atividade seja exibida até o final.

- Quesitos avaliados na gincana: cumprimento das atividades, participação/ assiduidade do grupo, animação, disciplina e espírito esportivo.

- Os casos omissos ao regulamento serão decididos pela coordenação da gincana juntamente com o/a pastor/a.

 

Escolha dos Jurados: A banca de jurados deverá ser composta por 07 pessoas (um/a pastor, um/a ancião, um homem, uma mulher, um/a jovem, um/a juvenil, uma criança de 10 a 11 anos). Os jurados poderão ser sorteados entre os que queiram ser jurados, ou escolhidos pela coordenação.

 

Escolha dos Cronometristas: É preciso que o tempo da realização das atividades seja controlado por um/a cronometrista. A equipe de coordenação deve indicar duas pessoas que se revezarão na realização desta tarefa nos dias da gincana. É preciso ter um cronômetro e se possível uma campainha para indicar o término do tempo da atividade. Isto é importante para que não tenhamos problemas com os grupos.

 

Apresentação da Gincana: o ideal é que duas pessoas apresentem a gincana, é preciso que essas pessoas sejam alegres, comunicativas , mas que se expressem com clareza para que todos possam entender o que está sendo proposto. A equipe de coordenação da gincana precisa estar atenta para resolver todas as dúvidas que surgirem, isto não é tarefa do apresentador mas da equipe de coordenação.

 

Prêmio: Defina com a coordenação o prêmio da gincana, pode ser uma taça para o grupo, mais uma medalha para cada participante, juntamente com um bombom, ou algo do gênero. Você pode também fazer um pôster do grupo vencedor e colocar exposta no hall da igreja. O importante é comemorar.

 

Sugestões de Tarefas:

?Atenção:

 

1- Antes de montar a gincana de sua igreja local, leia as tarefas e veja se elas podem ser utilizadas integralmente, você tem liberdade para acrescentar tarefas ou retirar. O importante é adaptá-la à realidade de sua igreja local. As tarefas devem ser simples, fáceis de entender e não muito difíceis de serem realizadas. O importante é que todos/as tenham êxito na realização da gincana.

 

2- Peça auxílio ao/a pastor/a e a outros integrantes do ministério de ensino para a elaboração da gincana e seleção das tarefas.

 

3- Monte um manual da gincana, contendo todas as informações (tema, objetivos, regulamentos, etc). Entregue para cada líder do grupo e deixe afixado no quadro de avisos, ou mural da Escola Dominical.

 

4- Sobre o tempo das tarefas: de acordo com o número de grupos e o espaço de tempo que se dispõe para realização da gincana na programação da igreja local, a coordenação deverá determinar o tempo das tarefas.

 

5- Sobre a execução das tarefas: as pessoas que executarão as tarefas no dia da gincana devem ser previamente selecionadas. A coordenação da gincana decidirá se haverá ou não auxílio do grupo à pessoa na hora da realização da tarefa, e caso haja auxilio, como este se dará. Isto precisa ser explicado ao grupo antes da realização das tarefas

 

6- Sobre o julgamento das tarefas: cada júri dará até 10 pontos por atividade desempenhada. A pontuação do grupo será o somatório das notas de cada jurado/a.

 

?Domingo: dia 16/09: Durante as festividades pelo aniversário da Escola Dominical, anuncie a igreja que no próximo domingo começará a gincana da ED, em seguida chame os líderes de grupo entregue uma pasta com as informações sobre a gincana e dois envelopes: um com as tarefas para o próximo domingo e outro com as tarefas para o último domingo da gincana. Faça uma oração pelos grupos para que tudo corra bem durante a gincana.

 

Tarefas para o próximo domingo:

Apresentação dos grupos; Perguntas sobre a nossa Escola Dominical (história da ED e dados da Igreja Local")

 

Tarefas para o último domingo:

Entrega de alimentos recolhidos durante o mês, Recolhimento de livros e revistas antigas da ED, Histórias interessantes sobre a ED (cada grupo deverá pesquisar entre os membros da igreja alguém que tenha uma história linda, emocionante sobre o valor da ED na sua vida).

 

?Domingo: dia 23/09.

 "Quem do Grupo está aqui?": A presença de cada integrante do grupo (aluno da ED) valerá 10 pontos. A presença dos quatro integrantes que não são alunos da ED valerá 15 pontos cada uma.

 

Apresentação dos grupos: Nesta ocasião será apresentado o nome, a "música"(jingle) e o estandarte do grupo.

- Atenção: a música deve conter as palavras Escola Dominical e também o nome do grupo (1 estrofe apenas)

- Tempo Sugerido: de 3 a 5 minutos para cada grupo.

- Avaliação: O júri determinará quanto cada grupo receberá. A nota máxima será de 10 pontos pelo conjunto da apresentação.

 

- "Perguntas sobre a ED": Cada grupo deverá escolher 2 pessoas que deverão responder a duas perguntas referentes a esta

temática. Coloque cada pergunta em um envelope e quem responderá a pergunta deverá escolher o envelope.

- Exemplos de Perguntas:

? O que você sabe sobre Hanna Ball?  (Resposta no site - História da ED)

? Qual a data da fundação da Escola Dominical?

? Quantos alunos estão matriculados na ED nesta igreja? Buscar informações na igreja local

? Quantos professores tem a Escola Dominical? Buscar informações na igreja local

? Qual o nome de cada professor da Escola Dominical? Buscar informações na igreja local

? Diga o nome de 20 pessoas que são alunos/as da ED? Buscar informações na igreja local

? Qual o nome das revistas da Escola Dominical usadas na Igreja Metodista?

 

- Tempo Sugerido: Cada representante deverá responder em até 01min.

- Avaliação: Cada resposta certa valerá 05 pontos. Tenha a bibliografia em mão em caso de solicitação da autenticidade da resposta.

 

?Domingo: dia 30/09

 

"Quem do Grupo está aqui?": A presença de cada integrante do grupo (aluno da ED) valerá 10 pontos. A presença dos quatro integrantes que não são alunos da ED valerá 15 pontos cada uma.

 

"Antigo Testamento: Imagem e Ação": Um/a integrante do grupo receberá um envelope contendo uma história do Antigo Testamento e a forma como será apresentada: se por imagem (através de desenho) ou por ação (através de dramatização). Cada grupo deverá apresentar 02 histórias, logo três integrantes participarão e o restante do grupo deve adivinhar

Exemplo: Davi e Golias, Moisés e o Mar Vermelho, Jonas na Boca do Peixe,etc.

- Tempo Sugerido: Cada representante deverá responder em até 01min.

- Avaliação: Cada resposta certa valerá 05 pontos.

 

 "Escola Dominical: Arte e Vida": Cada grupo deverá escolher uma técnica de arte em papel (pintura, recorte e colagem, desenho, etc) e produzir um cartaz com sobre a Escola Dominical.

- Tempo Sugerido: 1minuto para apresentação

Avaliação: O júri determinará quanto cada grupo receberá. A nota máxima será de 10 pontos (deve se contar o trabalho artistico e a

criatividade em abordar o tema) .

- Atenção: Estes trabalhos devem ficar expostos em lugar de destaque na igreja.

 

"O Quanto sabemos sobre isso?": Cada grupo receberá a mesma palavra ou expressão, e deverá no tempo de 5 minutos escrever o maior número de versículos (deve ser escrito na íntegra) com a respectiva referência. Ganhará o grupo que conseguir listar o maior número de versículos corretamente (texto escrito e referência).

- Tempo Sugerido: 5 minutos .

- Avaliação: Cada versículo corretamente escrito valerá 02 pontos.

 

Tarefas para o Próximo Domingo: "Música: Palavra e Som", "Eu me lembro";

 

?Domingo: dia 07/10:

"Quem do Grupo está aqui?": A presença de cada integrante do grupo (aluno da ED) valerá 10 pontos. A presença dos quatro

integrantes que não são alunos da ED valerá 15 pontos cada uma.

"Eu me lembro!": Cada grupo deverá responder 02 perguntas referentes ao sermão do culto do domingo à noite da semana anterior.

- Tempo Sugerido: Cada representante deverá responder em até 01min.

- Avaliação: Cada resposta certa valerá 05 pontos.

- Atenção: Peça para que o pastor elabore as perguntas e respostas.

 

Música: Palavra ou Som": Cada grupo receberá um envelope escrito com o número da música e discriminando se a mesma deverá ser adivinhada através de duas palavras chaves ou através da introdução da música (poderá ser repetida até duas vezes).

Cada grupo receberá três músicas.

- Tempo Sugerido: 1 minuto por música.

- Avaliação: Cada música acertada receberá 5 pontos.

- Atenção: a equipe de louvor deverá estar com a listagem com os números e os respectivos nomes das músicas, assim quando um grupo disser o número da música ele saberá na sua listagem, qual música deverá tocar, isso se for para ser adivinhada através de som, caso seja

palavras o líder da gincana, deverá falar a palavra.

 

Tarefas para o Próximo Domingo: Novo Testamento: Imagem e Ação, Propagandas da ED, Perguntas e Respostas

 

?Domingo: dia 14/10:

 "Quem do Grupo está aqui?": A presença de cada integrante do grupo (aluno da ED) valerá 10 pontos. A presença dos quatro integrantes que não são alunos da ED valerá 15 pontos cada uma.

"Novo Testamento: Imagem e Ação": Um/a integrante do grupo receberá um envelope contendo uma história do Novo Testamento e a forma como será apresentada: se por imagem (através de desenho) ou por ação (através de dramatização). Cada grupo deverá apresentar 02 histórias, logo três integrantes participarão e o restante do grupo deve adivinhar.

Exemplo: A pesca maravilhosa, a cura dos dez leprosos, a mulher do fluxo de sangue, etc.

- Tempo Sugerido: Cada representante deverá responder em até 01min.

- Avaliação: Cada resposta certa valerá 05 pontos.

 

A propaganda é alma do negócio: Cada grupo deverá criar uma propaganda para divulgar a escola dominical.

- Tempo Sugerido: até 1minuto e 30 segundos para cada propaganda.

- Avaliação: O júri determinará quanto cada grupo receberá por propaganda. O valor máximo é de 10 pontos.

Atenção: Estas propagandas podem ser apresentadas nos cultos a noite para divulgar a ED

 

Perguntas e Respostas - Tema: As doutrinas da Igreja Metodista: Cada grupo deverá escolher 3 pessoas que deverão responder a três perguntas referentes a esta temática. Estas perguntas podem ser elaboradas com base nos cânones da Igreja Metodista. Caso a igreja não tenha, solicite ao seu pastor (a), ele (a) provavelmente o terá.

 

- Exemplos de Perguntas:

? O que fundamenta as doutrinas da Igreja Metodista? Resposta: Cânones, art.2º

? O que orienta a tradição doutrinária da Igreja Metodista? Resposta: Cânones, art.2º§ 1º

? Fale o título de 4 dos 25 artigos da Religião. Resposta: Cânones, art.2º§ 3º.

? Escolha um dos artigos e explique o que significa. Resposta: Cânones, art.2º§ 3º.

 

- Tempo Sugerido: Cada representante deverá responder em até 01min.

- Avaliação: Cada resposta certa valerá 05 pontos. Tenha a bibliografia em mão em caso de solicitação da autenticidade da resposta

- Atenção: estas perguntas são as mesmas da gincana do ano passado, caso você as tenha feito, substitua-as por outras.

 

Tarefas para o Próximo Domingo: "Quem são as pessoas que vem a ED?", "Desvendando o Enigma", "Amado Mestre" Entrega das tarefas que faltam.

 

?Domingo: dia 21/10

 Neste dia o ideal é que seja classe única e que o estudo não seja muito prolongado para que o fechamento da gincana possa acontecer com tranqüilidade.

 

Quem do Grupo está aqui?": A presença de cada integrante do grupo (aluno da ED) valerá 10 pontos. A presença dos quatro

integrantes que não são alunos da ED valerá 15 pontos cada uma.

"Quem são as pessoas que vem a ED": Escreva o nome de pessoas que são alunos/as da. ED e que sejam bem conhecidos de todos/as. Um integrante do grupo, deverá pegar um envelope com o nome de uma dessas pessoas e em seguida fazer a mímica sobre esta pessoa para que o grupo advinhe.

- Tempo Sugerido: Cada grupo deverá responder em até 01min.

- Avaliação: Cada resposta certa valerá 05 pontos.

Desvendando o Enigma: Cada grupo recebe uma folha com uma frase incompleta e as pistas. O grupo que primeiro completar a tarefa corretamente, ganha os pontos. Os demais grupos que completarem a tarefa corretamente, num tempo máximo préestabelecido,

podem ganhar metade dos pontos que vale esta tarefa. A Bíblia usada ao compor as pistas foi a Tradução de Ferreira Almeida Revista e Corrigida. A frase a ser encontrada é: "A luz deve resplandecer, o sal não pode ser insosso, não devemos pertencer ao mundo, mas estar no mundo para mostrar o grande amor de Deus aos cativos".

Apresente em uma folha a frase assim:

"_____ _____ _____ _____ , o _____ não pode ser _____ , _____ devemos _____ ao _____ , _____ _____ no _____ , _____ _____ o _____

_____ de _____ aos cativos . "

Nesta mesma folha as pistas devem estar assim

Pistas: (estão na mesma ordem das palavras da frase; para complicar, você pode ainda mudar a ordem).

1. Artigo definido feminino.

2. Que tinham os filhos de Israel em suas habitações (êxodo 10).

3. Se alguém manda, o outro _________ obedecer (o verbo que entra aqui é o mesmo que cabe na frase...)

4. Em II Coríntios 4.6 um verbo se repete por duas vezes. Passe este verbo para o infinitivo.

5. Hipertensos não podem comer o composto químico que resulta da ação entre um ácido sobre uma base.

6. Sinônimo de insípido.

7. Monossílabo encontrado depois do ponto e vírgula do versículo de Naum 3.1

8. Símbolo matemático que relaciona elementos com conjunto, no modo infinitivo.

9. O que é de Deus, juntamente com sua plenitude descida nos salmos 50.

10. No salmo 15, qual é a 59ª palavra? (palavras com hífen contam como uma só).

11. I Coríntios 10.12, Tiago 5.9 e Apocalipse 3.20 tem um verbo em comum. Coloque-o no infinitivo.


Posts relacionados

Geral, por Sara de Paula

Como podemos ajudar o Equador?

Mais um terremoto atingiu o país na madrugada dessa quarta-feira. Saiba como enviar donativos para vítimas. 

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães