Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/09/2013

Gincana da Escola Dominical

 

Gincana da Escola Dominical

 

Para comemorar o Dia da Escola Dominical, no ano de 2006 o Departamento Regional de Escola Dominical da 1ª Região Eclesiástica propôs  uma gincana para envolver toda a igreja local. Veja, abaixo, boas idéias para a realização dessa gincana em sua igreja e crie você também!

 

Veja, também, a história da Escola Dominical clicando aqui.

 

 

Objetivos da Gincana:

- Comemorar o dia da ED.

- Movimentar a Escola Dominical.

- Integrar a igreja local.

- Envolver os/as alunos/as da ED, membros da igreja local que não são alunos/as, pessoas da comunidade que não sãomembros da igreja local.

- Aumentar a participação nas aulas da ED

- Arrecadação de material/ revistas antigas e livros para ED.

- Comemorar o dia do/a professor/a.

 

?Atenção: outros objetivos para esta gincana podem ser acrescentados de acordo com a realidade da igreja local.

 

 

Escolha dos Grupos: Abaixo sugerimos algumas sugestões para composição dos grupos:

- Os grupos devem ser compostos por alunos de várias faixas etárias. Vale destacar que deverá ser feito uma pesquisa paraquem quer participar da gincana.

- Cada grupo deve conquistar para o seu grupo quatro integrantes, membros da igreja local que não sejam membros da ED.

Eles devem vir a escola dominical e se apresentarem a pessoa responsável pela pontuação. Cada vinda deles, por domingo,valerá 15 pontos.

- O número de integrantes do grupo e a quantidade de grupos dependerão da realidade de cada igreja local.

- Os grupos deverão ser identificados por nomes e também por cores.

- Cada grupo deverá escolher um líder e um vice-líder, que serão as pessoas responsáveis pelo grupo. Toda reivindicação,questionamento, sugestão do grupo deverá ser feita através do líder e em sua ausência, através do vice-líder.

 

Pontuação: Em todas as atividades sugerimos uma pontuação. As atividades não cumpridas não valerão pontos, mas o grupo também não perderá ponto. O quadro de pontuação pode ser afixado no quadro de avisos da Igreja e deve ser atualizado a cada

domingo

 

Esclarecimento das regras: Para que a gincana aconteça de forma satisfatória e tranqüila, é preciso que as regras sejam claras e explicadas ao início das atividades, além disso, é bom distribuir por escrito o regulamento, ou afixar no quadro de avisos para que

todos/as estejam cientes.

 

Regras da Gincana:

- Cada grupo deverá ter o número igual de participantes, sendo que quatro participantes devem ser membros que não sejamalunos da ED.

- Cada grupo deverá ter um líder e um vice-líder que responderá pelo grupo junto à coordenação da gincana.

- As tarefas serão distribuídas por escrito para cada grupo, através de sorteio, no domingo anterior ao que deve ser apresentado. Algumas tarefas a serem apresentadas no último dia da gincana serão distribuídas no primeiro domingo da gincana.

- As tarefas precisam ser cumpridas e/ ou entregues nos dias estabelecidos.

- Cada grupo deverá cumprir a tarefa no tempo determinado, caso ultrapasse o tempo, será considerado pontuação incompleta, mesmo que a atividade seja exibida até o final.

- Quesitos avaliados na gincana: cumprimento das atividades, participação/ assiduidade do grupo, animação, disciplina e espírito esportivo.

- Os casos omissos ao regulamento serão decididos pela coordenação da gincana juntamente com o/a pastor/a.

 

Escolha dos Jurados: A banca de jurados deverá ser composta por 07 pessoas (um/a pastor, um/a ancião, um homem, uma mulher, um/a jovem, um/a juvenil, uma criança de 10 a 11 anos). Os jurados poderão ser sorteados entre os que queiram ser jurados, ou escolhidos pela coordenação.

 

Escolha dos Cronometristas: É preciso que o tempo da realização das atividades seja controlado por um/a cronometrista. A equipe de coordenação deve indicar duas pessoas que se revezarão na realização desta tarefa nos dias da gincana. É preciso ter um cronômetro e se possível uma campainha para indicar o término do tempo da atividade. Isto é importante para que não tenhamos problemas com os grupos.

 

Apresentação da Gincana: o ideal é que duas pessoas apresentem a gincana, é preciso que essas pessoas sejam alegres, comunicativas , mas que se expressem com clareza para que todos possam entender o que está sendo proposto. A equipe de coordenação da gincana precisa estar atenta para resolver todas as dúvidas que surgirem, isto não é tarefa do apresentador mas da equipe de coordenação.

 

Prêmio: Defina com a coordenação o prêmio da gincana, pode ser uma taça para o grupo, mais uma medalha para cada participante, juntamente com um bombom, ou algo do gênero. Você pode também fazer um pôster do grupo vencedor e colocar exposta no hall da igreja. O importante é comemorar.

 

Sugestões de Tarefas:

?Atenção:

 

1- Antes de montar a gincana de sua igreja local, leia as tarefas e veja se elas podem ser utilizadas integralmente, você tem liberdade para acrescentar tarefas ou retirar. O importante é adaptá-la à realidade de sua igreja local. As tarefas devem ser simples, fáceis de entender e não muito difíceis de serem realizadas. O importante é que todos/as tenham êxito na realização da gincana.

 

2- Peça auxílio ao/a pastor/a e a outros integrantes do ministério de ensino para a elaboração da gincana e seleção das tarefas.

 

3- Monte um manual da gincana, contendo todas as informações (tema, objetivos, regulamentos, etc). Entregue para cada líder do grupo e deixe afixado no quadro de avisos, ou mural da Escola Dominical.

 

4- Sobre o tempo das tarefas: de acordo com o número de grupos e o espaço de tempo que se dispõe para realização da gincana na programação da igreja local, a coordenação deverá determinar o tempo das tarefas.

 

5- Sobre a execução das tarefas: as pessoas que executarão as tarefas no dia da gincana devem ser previamente selecionadas. A coordenação da gincana decidirá se haverá ou não auxílio do grupo à pessoa na hora da realização da tarefa, e caso haja auxilio, como este se dará. Isto precisa ser explicado ao grupo antes da realização das tarefas

 

6- Sobre o julgamento das tarefas: cada júri dará até 10 pontos por atividade desempenhada. A pontuação do grupo será o somatório das notas de cada jurado/a.

 

?Domingo: dia 16/09: Durante as festividades pelo aniversário da Escola Dominical, anuncie a igreja que no próximo domingo começará a gincana da ED, em seguida chame os líderes de grupo entregue uma pasta com as informações sobre a gincana e dois envelopes: um com as tarefas para o próximo domingo e outro com as tarefas para o último domingo da gincana. Faça uma oração pelos grupos para que tudo corra bem durante a gincana.

 

Tarefas para o próximo domingo:

Apresentação dos grupos; Perguntas sobre a nossa Escola Dominical (história da ED e dados da Igreja Local")

 

Tarefas para o último domingo:

Entrega de alimentos recolhidos durante o mês, Recolhimento de livros e revistas antigas da ED, Histórias interessantes sobre a ED (cada grupo deverá pesquisar entre os membros da igreja alguém que tenha uma história linda, emocionante sobre o valor da ED na sua vida).

 

?Domingo: dia 23/09.

 "Quem do Grupo está aqui?": A presença de cada integrante do grupo (aluno da ED) valerá 10 pontos. A presença dos quatro integrantes que não são alunos da ED valerá 15 pontos cada uma.

 

Apresentação dos grupos: Nesta ocasião será apresentado o nome, a "música"(jingle) e o estandarte do grupo.

- Atenção: a música deve conter as palavras Escola Dominical e também o nome do grupo (1 estrofe apenas)

- Tempo Sugerido: de 3 a 5 minutos para cada grupo.

- Avaliação: O júri determinará quanto cada grupo receberá. A nota máxima será de 10 pontos pelo conjunto da apresentação.

 

- "Perguntas sobre a ED": Cada grupo deverá escolher 2 pessoas que deverão responder a duas perguntas referentes a esta

temática. Coloque cada pergunta em um envelope e quem responderá a pergunta deverá escolher o envelope.

- Exemplos de Perguntas:

? O que você sabe sobre Hanna Ball?  (Resposta no site - História da ED)

? Qual a data da fundação da Escola Dominical?

? Quantos alunos estão matriculados na ED nesta igreja? Buscar informações na igreja local

? Quantos professores tem a Escola Dominical? Buscar informações na igreja local

? Qual o nome de cada professor da Escola Dominical? Buscar informações na igreja local

? Diga o nome de 20 pessoas que são alunos/as da ED? Buscar informações na igreja local

? Qual o nome das revistas da Escola Dominical usadas na Igreja Metodista?

 

- Tempo Sugerido: Cada representante deverá responder em até 01min.

- Avaliação: Cada resposta certa valerá 05 pontos. Tenha a bibliografia em mão em caso de solicitação da autenticidade da resposta.

 

?Domingo: dia 30/09

 

"Quem do Grupo está aqui?": A presença de cada integrante do grupo (aluno da ED) valerá 10 pontos. A presença dos quatro integrantes que não são alunos da ED valerá 15 pontos cada uma.

 

"Antigo Testamento: Imagem e Ação": Um/a integrante do grupo receberá um envelope contendo uma história do Antigo Testamento e a forma como será apresentada: se por imagem (através de desenho) ou por ação (através de dramatização). Cada grupo deverá apresentar 02 histórias, logo três integrantes participarão e o restante do grupo deve adivinhar

Exemplo: Davi e Golias, Moisés e o Mar Vermelho, Jonas na Boca do Peixe,etc.

- Tempo Sugerido: Cada representante deverá responder em até 01min.

- Avaliação: Cada resposta certa valerá 05 pontos.

 

 "Escola Dominical: Arte e Vida": Cada grupo deverá escolher uma técnica de arte em papel (pintura, recorte e colagem, desenho, etc) e produzir um cartaz com sobre a Escola Dominical.

- Tempo Sugerido: 1minuto para apresentação

Avaliação: O júri determinará quanto cada grupo receberá. A nota máxima será de 10 pontos (deve se contar o trabalho artistico e a

criatividade em abordar o tema) .

- Atenção: Estes trabalhos devem ficar expostos em lugar de destaque na igreja.

 

"O Quanto sabemos sobre isso?": Cada grupo receberá a mesma palavra ou expressão, e deverá no tempo de 5 minutos escrever o maior número de versículos (deve ser escrito na íntegra) com a respectiva referência. Ganhará o grupo que conseguir listar o maior número de versículos corretamente (texto escrito e referência).

- Tempo Sugerido: 5 minutos .

- Avaliação: Cada versículo corretamente escrito valerá 02 pontos.

 

Tarefas para o Próximo Domingo: "Música: Palavra e Som", "Eu me lembro";

 

?Domingo: dia 07/10:

"Quem do Grupo está aqui?": A presença de cada integrante do grupo (aluno da ED) valerá 10 pontos. A presença dos quatro

integrantes que não são alunos da ED valerá 15 pontos cada uma.

"Eu me lembro!": Cada grupo deverá responder 02 perguntas referentes ao sermão do culto do domingo à noite da semana anterior.

- Tempo Sugerido: Cada representante deverá responder em até 01min.

- Avaliação: Cada resposta certa valerá 05 pontos.

- Atenção: Peça para que o pastor elabore as perguntas e respostas.

 

Música: Palavra ou Som": Cada grupo receberá um envelope escrito com o número da música e discriminando se a mesma deverá ser adivinhada através de duas palavras chaves ou através da introdução da música (poderá ser repetida até duas vezes).

Cada grupo receberá três músicas.

- Tempo Sugerido: 1 minuto por música.

- Avaliação: Cada música acertada receberá 5 pontos.

- Atenção: a equipe de louvor deverá estar com a listagem com os números e os respectivos nomes das músicas, assim quando um grupo disser o número da música ele saberá na sua listagem, qual música deverá tocar, isso se for para ser adivinhada através de som, caso seja

palavras o líder da gincana, deverá falar a palavra.

 

Tarefas para o Próximo Domingo: Novo Testamento: Imagem e Ação, Propagandas da ED, Perguntas e Respostas

 

?Domingo: dia 14/10:

 "Quem do Grupo está aqui?": A presença de cada integrante do grupo (aluno da ED) valerá 10 pontos. A presença dos quatro integrantes que não são alunos da ED valerá 15 pontos cada uma.

"Novo Testamento: Imagem e Ação": Um/a integrante do grupo receberá um envelope contendo uma história do Novo Testamento e a forma como será apresentada: se por imagem (através de desenho) ou por ação (através de dramatização). Cada grupo deverá apresentar 02 histórias, logo três integrantes participarão e o restante do grupo deve adivinhar.

Exemplo: A pesca maravilhosa, a cura dos dez leprosos, a mulher do fluxo de sangue, etc.

- Tempo Sugerido: Cada representante deverá responder em até 01min.

- Avaliação: Cada resposta certa valerá 05 pontos.

 

A propaganda é alma do negócio: Cada grupo deverá criar uma propaganda para divulgar a escola dominical.

- Tempo Sugerido: até 1minuto e 30 segundos para cada propaganda.

- Avaliação: O júri determinará quanto cada grupo receberá por propaganda. O valor máximo é de 10 pontos.

Atenção: Estas propagandas podem ser apresentadas nos cultos a noite para divulgar a ED

 

Perguntas e Respostas - Tema: As doutrinas da Igreja Metodista: Cada grupo deverá escolher 3 pessoas que deverão responder a três perguntas referentes a esta temática. Estas perguntas podem ser elaboradas com base nos cânones da Igreja Metodista. Caso a igreja não tenha, solicite ao seu pastor (a), ele (a) provavelmente o terá.

 

- Exemplos de Perguntas:

? O que fundamenta as doutrinas da Igreja Metodista? Resposta: Cânones, art.2º

? O que orienta a tradição doutrinária da Igreja Metodista? Resposta: Cânones, art.2º§ 1º

? Fale o título de 4 dos 25 artigos da Religião. Resposta: Cânones, art.2º§ 3º.

? Escolha um dos artigos e explique o que significa. Resposta: Cânones, art.2º§ 3º.

 

- Tempo Sugerido: Cada representante deverá responder em até 01min.

- Avaliação: Cada resposta certa valerá 05 pontos. Tenha a bibliografia em mão em caso de solicitação da autenticidade da resposta

- Atenção: estas perguntas são as mesmas da gincana do ano passado, caso você as tenha feito, substitua-as por outras.

 

Tarefas para o Próximo Domingo: "Quem são as pessoas que vem a ED?", "Desvendando o Enigma", "Amado Mestre" Entrega das tarefas que faltam.

 

?Domingo: dia 21/10

 Neste dia o ideal é que seja classe única e que o estudo não seja muito prolongado para que o fechamento da gincana possa acontecer com tranqüilidade.

 

Quem do Grupo está aqui?": A presença de cada integrante do grupo (aluno da ED) valerá 10 pontos. A presença dos quatro

integrantes que não são alunos da ED valerá 15 pontos cada uma.

"Quem são as pessoas que vem a ED": Escreva o nome de pessoas que são alunos/as da. ED e que sejam bem conhecidos de todos/as. Um integrante do grupo, deverá pegar um envelope com o nome de uma dessas pessoas e em seguida fazer a mímica sobre esta pessoa para que o grupo advinhe.

- Tempo Sugerido: Cada grupo deverá responder em até 01min.

- Avaliação: Cada resposta certa valerá 05 pontos.

Desvendando o Enigma: Cada grupo recebe uma folha com uma frase incompleta e as pistas. O grupo que primeiro completar a tarefa corretamente, ganha os pontos. Os demais grupos que completarem a tarefa corretamente, num tempo máximo préestabelecido,

podem ganhar metade dos pontos que vale esta tarefa. A Bíblia usada ao compor as pistas foi a Tradução de Ferreira Almeida Revista e Corrigida. A frase a ser encontrada é: "A luz deve resplandecer, o sal não pode ser insosso, não devemos pertencer ao mundo, mas estar no mundo para mostrar o grande amor de Deus aos cativos".

Apresente em uma folha a frase assim:

"_____ _____ _____ _____ , o _____ não pode ser _____ , _____ devemos _____ ao _____ , _____ _____ no _____ , _____ _____ o _____

_____ de _____ aos cativos . "

Nesta mesma folha as pistas devem estar assim

Pistas: (estão na mesma ordem das palavras da frase; para complicar, você pode ainda mudar a ordem).

1. Artigo definido feminino.

2. Que tinham os filhos de Israel em suas habitações (êxodo 10).

3. Se alguém manda, o outro _________ obedecer (o verbo que entra aqui é o mesmo que cabe na frase...)

4. Em II Coríntios 4.6 um verbo se repete por duas vezes. Passe este verbo para o infinitivo.

5. Hipertensos não podem comer o composto químico que resulta da ação entre um ácido sobre uma base.

6. Sinônimo de insípido.

7. Monossílabo encontrado depois do ponto e vírgula do versículo de Naum 3.1

8. Símbolo matemático que relaciona elementos com conjunto, no modo infinitivo.

9. O que é de Deus, juntamente com sua plenitude descida nos salmos 50.

10. No salmo 15, qual é a 59ª palavra? (palavras com hífen contam como uma só).

11. I Coríntios 10.12, Tiago 5.9 e Apocalipse 3.20 tem um verbo em comum. Coloque-o no infinitivo.


Posts relacionados