Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 04/05/2013

Igreja Metodista em Manaus acolhe grupo de voluntários do Sombra e Água Fresca


Integrantes da equipe nacional do projeto Sombra e Água Fresca estão na Igreja Metodista em Mutirão, em Manaus/AM neste sábado (4). A ideia é promover a sensibilização e capacitação para os/as voluntários/as na Região Missionária da Amazônia - Rema. O encontro conta com a participação de 35 pessoas interessadas em conhecer e implantar o projeto nas comunidades locais.

A equipe dos voluntários em missão – um grupo de norte americanos que estão desenvolvendo trabalhos missionários em Recife/PE e Belo Horizonte/MG, também participam do encontro. Toda a equipe sairá em viagem no Barco Hospital da Igreja Metodista no domingo, dia 6, para atender o município de Iranduba, onde prestará vários atendimentos durante cinco dias nas áreas da saúde, educação, espiritual entre outras, às comunidades ribeirinhas (povoados que moram as margem dos rios da Amazônia).

O pastor titular da Igreja Metodista em Mutirão e coordenador do projeto Barco Hospital se alegrou com a equipe presente. "É uma satisfação enorme receber pessoas de nossas igrejas e, sobretudo, o Sombra e Água Fresca juntamente com os voluntários em missão. Certamente Iranduba será privilegiada pelo trabalho que será realizado nos próximos dias", declarou o pastor.

Uma das realidades de Manaus é a alta violência sexual infantil do sexo feminino que ultrapassam os 82% dos casos analisados, sendo 9,8% do sexo masculino. A constatação é da tese de doutorado do pesquisador da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Joaquim Hudson Ribeiro, que analisou 4.612 casos de violência sexual contra crianças e adolescentes na capital, entre os anos de 2006 a 2010. A maioria das vítimas tem entre 10 e 13 anos de idade. Segundo o estudo, mais de 55,8% dos abusos ocorreram dentro de casa.

Os números preocupam a pastora coadjutora da Igreja Metodista em Mutirão, Lunalva Lúcia Ribeiro, que destaca a importância do projeto da região. “É um trabalho de resgate da criança porque a exploração infantil é muito forte em Manaus, inclusive meninas de 11 anos que ficam grávidas. A Igreja precisa ir à contra mão dessa realidade”, desabafa a pastora que está na comunidade há dois anos.

A relevância do projeto no bairro Santa Etelvínia, também em Manaus, tem feito à diferença. “Da estrutura que temos hoje, 80% foi adquirido por meio do projeto Sombra e Água Fresca”, disse Adalberto Alves da Silva, pastor da congregação da Igreja Central de Manaus.

Para a coordenadora local do projeto em Santa Etelvínia, Roberta Barroso, o projeto é fundamental para o desenvolvimento das crianças. “Vejo a transformação na vida das crianças que passam pelo projeto. Várias delas já saíram porque atingiram a idade de 16 anos, mas levam a formação de caráter, educação cristã por onde quer que passem”, afirmou Roberta.

As comunidades presentes no encontro foram Santa Etelvínia, Crespo, Alfredo Nascimento, Novo Israel, Mandaquiri e Mutirão.

Projeto – o projeto social da Igreja Metodista, Sombra é Água Fresca, existe há 13 anos. O objetivo principal é atender crianças e adolescentes com idades entre 6 a 14 anos em situação de vulnerabilidade. Dentre as ações desenvolvidas no projeto estão, reforço escolar, artesanato, esporte e recreação, educação cristã, música entre outras.

Acesse o site do projeto Sombra e Água Fresca ou conheça o informativo Tecendo a Rede

 

 

Veja as fotos clicando na imagem ao lado!


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães