Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

Informações do 40º Concílio Regional da 4ª RE

Carta de Orientação aos Delegados do Concílio Regional

Carta de Orientação para ELEIÇÃO de delegados ao Concílio Regional

Baixe em PDF e imprima o cartaz do 40º Concílio Regional

• Veja os detalhes da Campanha de Oração pelo 40º Concílio Regional

 

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DO 40º CONCÍLIO REGIONAL DA IGREJA METODISTA
QUARTA REGIÃO ECLESIÁSTICA

O Bispo Presidente do Concílio Regional da Igreja Metodista Quarta Região Eclesiástica, Revmo. Bispo Roberto Alves de Souza, no uso das atribuições canônicas, de acordo com os termos do Artigo 95, § 1, dos Cânones da Igreja Metodista, Editora Cedro, São Paulo, SP, edição 2007, e em consonância com a decisão de Lei do Revmo. Bispo Nelson Luiz Campos Leite, em 15 de outubro de 1983, publicado no Expositor Cristão da 2ª Quinzena de novembro de 1983 convoca o 40º Concílio Regional Ordinário da Igreja Metodista Quarta Região Eclesiástica, para reunir-se nos dias 10 a 13 de novembro de 2011, nas dependências do SESC VENDA NOVA, à Rua Maria Borboleta s/nº Bairro Jardim dos Comerciários – Belo Horizonte – MG.

• Culto de Abertura: dar-se-á no dia 10 de novembro de 2011, quinta-feira, às 15 horas, no SESC Auditório TEATROCINE.

• Sessão de Instalação: será às 17 horas, após a celebração do culto de abertura, no mesmo local onde acontecerão as demais sessões.

• Culto de Encerramento: será realizado no dia 13 de novembro de 2011, das 10h às 12h, na Igreja Metodista Central em Belo Horizonte, Rua Tupis 51, Centro – BH – MG.

• Taxa de Inscrição: será de R$ 390,00 [trezentos e noventa reais] por delegado/a clérigo/a ou leigo/a e será paga pela igreja local dos/as delegados/as.

• Composição: de acordo com os Cânones citado, Art. 93, o Concílio Regional compõe-se de:

I - presbíteros/as ativos/as;
II - pastores/as, com nomeação episcopal;
III - diáconos e diaconisas, com nomeação episcopal;
IV - pastores/as suplentes, com nomeação episcopal;
V - delegados/as eleitos/as pelas Igrejas Locais, na proporção de um/a para 500 membros e, no máximo, dois (duas) para Igrejas Locais com número de membros superior a este.
VI - Presidente do Conselho Diretor de cada instituição regional ou seu substituto legal;
VII - presidentes das Federações de Grupos Societários;
VIII- Conselheiro/a Regional de Juvenis e Coordenador/a Regional do Departamento de Crianças;
IX - presbíteros/as inativos/as, sem direito a voto;
X - pastores/as suplentes inativos/as, sem direito a voto;
XI - membros da Coordenação Regional de Ação Missionária, sem direito a voto, salvo se delegados/as eleitos/as.

§ 1º Só podem ser eleitos delegados ou delegadas maiores de 16 (dezesseis) anos que estejam arrolados há mais de 2 (dois) anos como membros da Igreja Metodista.
§ 2º Nas votações de matéria regulada pelo Direito Civil, só podem votar os civilmente capazes e os emancipados, de acordo com a lei vigente.

OBSERVAÇÔES:
• De acordo com decisão do 19º Concílio Geral da Igreja Metodista, realizado em Brasília entre os dias 09 a 17 de julho de 2011 ficou aprovado que os Campos Missionários Regionais deverão ser representados por um/a delegado/a leigo/a; portanto, os mesmos deverão eleger em assembléia local do Campo Missionário Regional seu representante leigo/a para participar do 40º Concílio Regional como delegado/a.

• O/a aspirante ao presbiterado ou ao pastorado é convidado/a. Suas despesas deverão ser pagas pela igreja local onde está nomeado/a.

• Os/as Missionários/as designados são leigos/as, em função especial de serviço, portanto não participam do Rol do Concílio Regional; os mesmos, como leigos/as poderão ser eleitos/as como delegados/as das igrejas locais onde são membros, pois tem os mesmos direitos e deveres como membros da Igreja Metodista.

• O Concílio Regional se instala, ordinária e extraordinariamente, com a presença mínima de 2/3 [dois terços] de seus membros votantes, cf. § 4 do artigo 92, Cânones 2007.

• Os mandatos dos membros da Coordenação Regional de Ação Missionária e Comissões Regionais Permanentes têm sua vigência até 31 de dezembro, quando o Concílio Regional for realizado antes desta data, cf. artigo 233, item III, Cânones 2007.


Notifique-se. Registre-se. Divulgue-se.

Belo Horizonte, 09 de setembro de 2011

Revmo. Bispo Roberto Alves de Souza
Presidente da Quarta Região Eclesiástica


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

444