Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

lançamento livro

Adriel de Souza Maia lança autobiografia

O bispo metodista Adriel de Souza Maia resolveu compartilhar a experiência de 25 anos no exercício do ministério episcopal lançando um livro. Mas não é uma autobiografia convencional: Retratos do pastor e bispo, editado pelo jornalista e pastor José Aparecido de Oliveira, contou com a contribuição de metodistas de todo o país.

 

 

Elci Lima (esquerda) e a pastora Rute Moraes, com o marido Rubens. Elas foram colaboradoras do livro, trazendo ao bispo perguntas formuladas por crianças da Igreja.

 Fiel à história da própria Igreja Metodista, que ele tem ajudado a construir, o bispo Adriel realizou uma obra "democrática": recebeu perguntas de leigos e clérigos sobre vários assuntos e, simbolicamente, escolheu 25 questões por meio das quais ele fala de sua vida, memórias pessoais e fatos históricos da Igreja.

Aline, entre o bispo Adriel (esq) e o prof. Rui Josgrilberg, reitor da Fateo.

O lançamento do livro foi no dia 3 de setembro, no tradicional culto das quartas-feiras dos alunos e professores da Faculdade de Teologia da Universidade Metodista.A programação não foi alterada por conta da presença de muitos convidados ilustres, entre lideranças eclesiásticas e universitárias. Ao púlpito subiu a estudante de teologia Aline Taconeli, inspirada pelo texto bíblico de Mateus 18.15-20 e pela poesia do compositor Renato Russo, autor de uma música intitulada Que país é esse?

 "Ao nos depararmos com a pergunta inquietante, mais do que responder a ela, nos fazemos outra pergunta - Que cristianismo é esse? - e temos pistas para dizer que cristianismo e que país queremos ser e ajudar a construir", disse a futura pastora.

O cristianismo que Aline, o bispo Adriel e muitos outros cristãos sonham ver na terra é um movimento de reconciliação, que inclui marginalizados, denuncia injustiças, perdoa pecados e ensina caminhos.

Após o culto, ocorreu a cerimônia de lançamento do livro. À esquerda, o jornalista José Aparecido fala de sua experiência como editor da publicação.

A manhã festiva ficou completa com a presença do professor Almir Maia, irmão do bispo Adriel, que também autografou exemplares do livro "Além das crises, esperança", lançado recentemente. A biografia do educador renomado internacionalmente foi feita pela jornalista Beatriz Vicentini Elias e é, também, um retrato da própria educação metodista num período de 35 anos: de 1971, ano de sua primeira experiência como conselheiro do Instituto Granbery até o final de 2006, quando concluiu mandato como diretor do IEP/UNIMEP.

Suzel Tunes


Posts relacionados