Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 29/01/2013

Líderes religiosos manifestam apoio aos familiares das vítimas de Santa Maria

Consternação e dor marcaram o sepultamento na segunda-feira (28), dos 231 universitários mortos em incêndio, no domingo de madrugada, da boate Kiss, de Santa Maria-RS. Missas, cultos, celebrações ecumênicas estão sendo oficiados em todo o país em memória das vítimas e de seus familiares.

"Lamentamos e choramos com vocês a perda de seus queridos jovens que, no vigor de sua juventude, foram surpreendidos pela fatalidade do acidente", disse o presidente do Colégio Episcopal da Igreja Metodista do Brasil, bispo Adonias Pereira do Lago. "Nossa solidariedade em Jesus nos permite sentir a dor que está em vocês. Contem com nossas orações e apoio", agregou o bispo, também em nome do Colégio Centenário, de Santa Maria.

Entre os motivos de oração da bispa presidente da Região Missionária do Nordeste da Igreja Metodista, bispa Marisa de Freitas Ferreira, foram arrolados  o clamor para que o poder público fiscalize locais de eventos e que os líderes políticos sejam sensíveis e utilizem de forma responsável e justo os recursos dos impostos pagos pela população.

O bispo Luiz Vergílio B. da Rosa, presidente da 2ª Região Eclesiástica também manifestou no dia da tragédia. "A Igreja Metodista no Estado do Rio Grande do Sul se solidariza e se coloca em oração pelas famílias das vítimas rogando a Deus para que conforte as mesmas".

Para o pastor presidente da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), Nestor Paulo Friedrich, o canto e oração do Kyrie Eleison nos cultos, expressão bíblica que eleva a Deus o clamor de indivíduos e grupos de pessoas que passam por situação de dor insuportável, expressa uma mensagem de solidariedade aos familiares das vítimas.

"Enquanto comunidade cristã, clamamos e perguntamos: Senhor, tem compaixão! Senhor, por quê? Ainda assim, em meio à dor e às lágrimas, manifestamos nossa palavra de solidariedade às famílias enlutadas e as encorajamos a confiar na presença consoladora e fortalecedora do Deus Criador", expressou Friedrich.

O bispo auxiliar de Porto Alegre, dom Jaime Spengler, destinou mensagem aos familiares dos jovens falecidos: “Somos atingidos por sentimentos de dor e tristeza. Dor pela vida de tantos jovens; tristeza pelas famílias e amigos desses jovens. Por quê? Resta-nos neste instante o silêncio respeitoso; e, sobretudo, a prece solidária”.

O que importa nesse instante de luto, manifestou o editor do site Púlpito Cristão, Antognoni Misael, "é apenas se permitir a se sentir o mais humano possível. Fica a dor e a tarefa de chorar com essas famílias. Orar por cada parente. E rogar a Deus pelos que estão hospitalizados. Que Deus refrigere cada coração despedaçado", pediu.

Presidente - A presidente da República, Dilma Rousseff, antecipou a volta do Chile, onde participava da Cúpula das Américas, e se dirigiu a Santa Maria, onde visitou hospital e o ginásio esportivo onde as famílias aguardavam os corpos de seus filhos e filhas queridos.

A tragédia de Santa Maria foi o segundo incêndio ocorrido no Brasil com o maior número de mortes. O maior incêndio em terras brasileiras ocorreu em 17 de dezembro de 1961, quando um trapezista disparou chamas contra a lona do Gran Circo Americano, onde trabalhava. Morreram 503 pessoas em Niterói, Rio de Janeiro.

Com informações da ALC


Posts relacionados