Publicado por Sara de Paula em Escola Dominical - 29/09/2022

Liturgia Dia das Crianças 2022

sementesdaesperanca-746-800x568.jpg

 SEMENTES DA ESPERANÇA

Baixe a liturgia em PDF

Confira também o material de apoio para celebração de outubro - mês da criança


(Esta liturgia foi preparada para ser dirigida pelas crianças de sua comunidade. Por isso, sugerimos que organize as leituras e cânticos com as crianças de forma que todas elas participem de cada momento do culto. Veja algumas orientações no Anexo 1)

Acolhida    

(com as crianças a frente)

Criança dirigente 1: Olá! Que bom que você veio a Casa do Senhor! Estamos alegres com a presença de todos e todas.

Criança dirigente 2: Hoje é tempo de celebrar a Deus por todas as crianças.

Criança dirigente 1: Eu sou uma criança e quero te contar, que pelas minhas mãos eu vou te abençoar.

Criança dirigente 2:  Crianças somos nós e pelas nossas mãos, o povo do Senhor as bençãos ganhará.

(crianças cantam a música “Pelas mãos de uma criança”)

Cântico: Pelas mãos de uma criança[1]

https://www.youtube.com/watch?v=BpeACvGAsnk&list=PLnu4CxcBue8cZbJEU_Ez2QJLO60cgLGPK&index=46

Adoração                                                                                     

(crianças permanecem a frente)

Criança dirigente 1: Leitura Bíblica: Salmo 8

“Ó Senhor , Senhor nosso, como é magnífico o teu nome em toda a terra! Pois puseste nos céus a tua majestade. Da boca de pequeninos e crianças de peito suscitaste força, por causa dos teus adversários, para fazeres emudecer o inimigo e o vingador.

Quando contemplo os teus céus, obra dos teus dedos, e a lua e as estrelas que estabeleceste, que é o homem, para que dele te lembres? E o filho do homem, para que o visites?

Fizeste-o, no entanto, por um pouco, menor do que Deus e de glória e de honra o coroaste. Deste-lhe domínio sobre as obras da tua mão e sob seus pés tudo lhe puseste: ovelhas e bois, todos, e também os animais do campo; as aves do céu, os peixes do mar e tudo o que percorre as veredas dos mares.

Ó Senhor , Senhor nosso, como é magnífico o teu nome em toda a terra!”

Cântico: (sugestões)

Adoração

https://www.youtube.com/watch?v=7Wk5bxngELY&list=PLnu4CxcBue8c3j6gq5Ol8SqxzzUbn2Whn&index=1

Vídeo da música “Adoração” em libras: https://www.youtube.com/watch?v=SAwgbJR6gKE
Faça download da música "Adoração" aqui: https://drive.google.com/file/d/1KGJ2V9noHl79PIBllfaw7W5OgeopZuvL/view?usp=sharing 

Louvor

https://www.youtube.com/watch?v=PzbZfQhJRkE&list=PLnu4CxcBue8cH-FLCO6NnnrBsYILrfaEw&index=13

Oração de adoração (feita por uma criança)

 

(depois do cântico, as crianças podem se assentar com seus familiares ou num local preparado para elas.)

Confissão    

Criança dirigente 2: Leitura Bíblica: Mateus 18.1-6

“Naquela hora, os discípulos se aproximaram de Jesus e perguntaram: — Quem é o maior no Reino dos Céus?

E Jesus, chamando uma criança, colocou-a no meio deles e disse: — Em verdade lhes digo: se vocês não se converterem e não se tornarem como crianças, de maneira nenhuma entrarão no Reino dos Céus.

Portanto, aquele que se humilhar como esta criança, esse é o maior no Reino dos Céus.

E quem receber uma criança, tal como esta, em meu nome, é a mim que recebe.

— E, se alguém fizer tropeçar um destes pequeninos que creem em mim, seria melhor para esse que uma grande pedra de moinho fosse pendurada ao seu pescoço e fosse afogado na profundeza do mar.”

Criança dirigente 1: Os discípulos se preocupavam sobre quem seria o mais importante, quem seria o maior no Reino dos céus. E para ensinar-lhes sobre isso, Jesus chamou uma criança e a colocou no meio deles. Jesus ensinou as pessoas adultas a olhar para as crianças como Ele olhava. Jesus ensinou a valorizar as crianças como ele fazia. Jesus ensinou a cuidar das crianças. Nós somos muito importantes no Reino de Deus. Vamos ter um tempo de oração pedindo perdão a Deus quando não tratamos as crianças como Jesus ensinou.

Cântico: No colo de Jesus

(convide duas criança para cantarem essa música)

https://www.youtube.com/watch?v=1tkStUecspM

Oração (feita por uma pessoa adulta)

“Senhor Deus, te agradecemos por nos ensinar a amar as crianças como o Senhor as ama. Elas devem ser prioridade e ter lugar de destaque em nosso meio. Mas reconhecemos que nem sempre olhamos para elas como o Senhor as vê, nem sempre as consideramos como o Senhor as considera. Nos perdoe e nos ajude a cuidar com zelo e amor de nossas crianças, não apenas as crianças de nossa igreja, mas todas as crianças. Em nome de Jesus, amém.”

Palavra de Esperança: Leitura Bíblica de Marcos 10.16 (feita por uma criança).

“Então, tomando as crianças nos braços e impondo-lhes as mãos, as abençoava.”

Louvor

Criança dirigente 2: “Da boca dos pequeninos vem o perfeito louvor.”

Cânticos: Sugestões de músicas para a comunidade cantar com as crianças:

-Deus criou

https://www.youtube.com/watch?v=9bmi1anNuak

-Salmo 146

(https://www.youtube.com/watch?v=DKVuMBansXc&list=PLnu4CxcBue8esSJGNaqvhGyBpwCaSUa4B&index=15)

-O Senhor restaurou

(https://www.youtube.com/watch?v=p97dCC_-iKY&list=PLnu4CxcBue8fNBIa9YsI778SfrfczvbF9&index=9)

-Vida Feliz

Assista ao clipe: https://www.youtube.com/watch?v=X2WTH-pFJQU&list=PLnu4CxcBue8fNBIa9YsI778SfrfczvbF9&index=10
Faça download do vídeo com interpretação de Libras: https://drive.google.com/file/d/1qA6EK7FONeZJBcgcfHQDVknTh1Fjw7xC/view?usp=sharing

Consagração dos dízimos e ofertas

(Uma criança pode fazer o convite para que as pessoas entreguem suas ofertas e dízimos enquanto todos e todas cantam o cântico “Nossa oferta”.)

Cântico: Nossa oferta

(https://www.youtube.com/watch?v=YZ1Bn_DvR_I&list=PLnu4CxcBue8cb957T6Rvo0ccNdBXMqU5U&index=1)

Edificação     

(Sugerimos um momento de edificação em conjunto com as crianças, professores(as) e pastores(as). O texto abaixo é uma inspiração para abordar o tema “Sementes da Esperança”. Sugerimos algumas músicas para  intercalar com as falas.)

Leitura Bíblica (por uma criança): “Que o Deus da esperança os encha de toda alegria e paz, por sua confiança nele, para que vocês transbordem de esperança, pelo poder do Espírito Santo.” (Romanos 15.13 – NVI)


Professor/Professora 1: Essas foram palavras do Apóstolo Paulo para os cristãos e cristãs da Igreja em Roma. Ele orou para que fossem cheios de alegria e paz por confiarem em Deus e assim transbordassem de esperança. É nosso desejo, como família e como igreja, que nossas crianças transbordem de esperança por confiarem em Deus.


Professor/Professora 2: Por isso, família e igreja, precisam trabalhar unidas na missão de ensinar as crianças a confiarem em Deus. Foi isso que Deus ensinou ao povo de Israel. Quando lemos o Salmo 78.3-7 (fazer a leitura do texto bíblico) vemos que essa foi a missão dada ao povo: ensinar as gerações vindouras (filhos, filhas, netos e netas) sobre todos os feitos do Senhor, para que nele confiassem.

Professor/Professora 3: A esperança nos encoraja, nos anima, nos motiva a recomeçar. A esperança nos ajuda a continuar a caminhada da vida. Queremos que nossas crianças cresçam cheias de esperança, e não somente isto, mas que semeiem a esperança por onde andarem, espalhando a boa notícia do Reino de Deus. Que elas aprendam que seus gestos de amor são sementes de esperança.

Cântico: Sementes da Esperança

(Cantar com as crianças e a comunidade)

https://www.youtube.com/watch?v=pR6QGmho2rY&list=PLnu4CxcBue8cZbJEU_Ez2QJLO60cgLGPK&index=25

Criança 1: Nós queremos crescer aprendendo a confiar em Deus em todo o tempo. Queremos ter paz, alegria e esperança no coração.

Criança 2: Crianças também podem semear sementes de esperança, através de seus gestos de amor.

Criança 1: Uma árvore estende seus galhos, que como braços, acolhem passarinhos.

Criança 2: Com nossos braços e mãos, podemos acolher, abraçar e ajudar a quem precisa. E assim plantamos sementes de amor.

Cântico: Árvore solidária

(cantar com as crianças e a comunidade)

https://www.youtube.com/watch?v=UL9JrcXuS6s

Professor/Professora 1: Somos chamadas e chamados a semear esperança, a espalhar a boa notícia do Reino de Deus, acreditando que, ao lançar sementes de esperança, muitas, mas muitas mesmo, cairão em terra fértil e darão frutos. Todas as pessoas que ouvem e acolhem com fé os ensinamentos da Palavra de Deus no coração, certamente, darão muitos e bons frutos.

Professor/Professora 2: No Reino de Deus é assim, saímos com as mãos estendidas para semear a boa semente, pois confiamos que não voltaremos com as mãos vazias. Todas e todos juntos com as crianças e pré-adolescentes, espalhamos sementes de esperança, de fé, de amor e solidariedade, crendo que haverá boa colheita.

Professor/Professora 3: Nossa oração pelas crianças hoje é que tenham paz e alegria por confiarem em Deus, e que, ao transbordar de esperança, também semeiem a esperança, espalhando a boa semente do Reino de Deus.

(Colocar o vídeo abaixo e depois convidar o pastor ou pastora para uma palavra final)

Vídeo: O Semeador

https://www.youtube.com/watch?v=7iPM3TWwyvE

Dedicação e Envio   

Criança dirigente: Através de nossas atitudes, ainda que sejam simples e pequenas, podemos fazer a diferença na vida de muitas pessoas. Deus quer acolher a todas e todos neste reino de amor, justiça, paz e alegria. Quanto mais pessoas são acolhidas e transformadas pela boa semente do evangelho de Cristo, mais este reino cresce, alcançando a todos e todas que necessitam conhecer o amor de Deus. A semente é pequena, mas pode crescer e se transformar uma numa grande árvore.  Vamos todos e todas espalhar a boa semente do Reino de Deus, semeando a esperança por onde andarmos.

(Prepare antecipadamente alguns cartões em formato de sementes com um coração desenhado (as crianças podem prepará-los, fazendo elas mesmas o desenho do coração). Enquanto cantam a música “O Reino de Deus”, as crianças irão distribuir esses cartões para a comunidade.)

Cântico: O Reino de Deus

https://www.youtube.com/watch?v=iGRY1je4KeY

Oração final (feita pelo pastor ou pastora)

Benção

Cântico final: A Paz do Senhor

https://www.youtube.com/watch?v=q0lFFk6WufM&t=77s

 

Liturgia organizada pelo Departamento Nacional de Escola Dominical
Outubro de 2022


 

                         ANEXO 1                        

ORIENTAÇÕES PARA O CULTO DE CELEBRAÇÃO AO DIA DAS CRIANÇAS
(Acesse aqui)

Esta liturgia foi preparada para ser dirigida pelas crianças de sua comunidade. Por isso, é importante que, antecipadamente, as crianças sejam preparadas para a condução de cada momento do culto. 

Organize e distribua as leituras conforme a sugestão da liturgia ou conforme a disponibilidade do grupo. Lembre-se de colocar meninas e meninos nesta função. Envolva as demais crianças nos cânticos, demais leituras, de forma que todas participem da condução do culto. Envie para as crianças e/ou seus familiares os links dos vídeos, áudios e as letras das músicas para aprenderem e, se possível, agende um encontro para ensaiarem juntas, tanto a música como as leituras. Estas músicas são sugestões, caso seja necessário escolha outras que as crianças conheçam, e que trazem também os temas propostos para cada momento litúrgico, que tenham uma linguagem musical e textual próprio das crianças. O importante, neste dia, é chamar toda a igreja para o louvor, através das músicas para crianças.  Os vídeos clipes também são uma opção para serem utilizados tanto no encontro presencial como virtual. 

Todas as músicas sugeridas nesta liturgia contêm o link para o Canal de Educação Cristã Metodista no You Tube, onde você encontra os vídeos com as músicas e alguns vídeos clipes. Todas as músicas também estão disponíveis na página da Escola Dominical, no site da Igreja Metodista: http://www.metodista.org.br/escola-dominical-musicas (onde você, também, pode fazer download de outras músicas e CDs).

Solicite ajuda de alguns professores(as), da coordenação do Departamento Infantil, da liderança dos ministérios de louvor, ornamentação, da equipe responsável pelo audiovisual, de pessoas que possam contribuir na organização deste culto. Mas lembre-se que, neste dia, a direção do culto é das crianças, elas podem fazer parte do grupo de louvor, cantando, tocando algum instrumento, ajudando com os equipamentos de som e imagem, na ornamentação do templo. Olhe para as crianças e reconheça os seus dons e talentos. Motive-as a colocá-los em prática junto à comunidade de fé e a serviço do Reino de Deus.

Que este culto seja benção na vida das nossas crianças, que elas sejam benção na vida de toda a comunidade. Que Deus Criador, nos acolha e abençoe sempre!


 

                ANEXO 2                 

LETRAS DOS CÂNTICOS

PELAS MÃOS DE UMA CRIANÇA

EU SOU UMA CRIANÇA E QUERO TE CONTAR,

QUE PELAS MINHAS MÃOS, EU VOU TE ABENÇOAR.

AINDA BEM PEQUENA, ESCRAVA EU VIVI,*

MAS AO AMOR DE DEUS, MEU DONO CONDUZI.

 

E HOJE, COMO ONTEM, DEUS USA AS CRIANÇAS,

MOSTRANDO O CAMINHO QUE TRAZ SALVAÇÃO.

CRIANÇAS SOMOS NÓS E PELAS NOSSAS MÃOS,

O POVO DO SENHOR AS BENÇÃOS GANHARÁ.

 

(* Baseada em 2 Reis 5.1-15)

 

ADORAÇÃO

SENHOR JESUS, PRA TE ADORAR, ESTOU AQUI

UNINDO AS MÃOS EM ORAÇÃO,

ME RENDO AOS TEUS PÉS.

 

LEVANTO A VOZ E CANTO ESTA CANÇÃO

PRA TE ADORAR, Ó REI DOS REIS!

MESMO TÃO PEQUENO POSSO TE LOUVAR,

MESMO TÃO PEQUENO POSSO TE SERVIR,

MESMO TÃO PEQUENO POSSO TE ADORAR, SENHOR!

 

LOUVOR

MESMO CRIANÇA CANTO SIM,

A DEUS QUE ACEITARÁ O MEU LOUVOR.

CANTE COMIGO FAÇA UM SOM,

E DEUS SE ALEGRARÁ COM SEU LOUVOR.

 

NO COLO DE JESUS

CRIANÇAS VENHAM A MIM,

PORQUE PERTENCE A VOCÊS O REINO DOS CÉUS.

 

EU SOU PEQUENA E JÁ PERCEBO O QUE É AMOR

TÃO GRANDE AMOR DE MEU JESUS

CHAMANDO PARA EM SEU COLO EU FICAR

TÃO GRANDE AMOR SENTI EM SEU OLHAR.

 

DEUS CRIOU

DEUS CRIOU A MIM, CRIOU A VOCÊ,

CRIOU A NÓS TODOS PARECIDOS COM ELE.

 

SALMO 146

COM MINHA VIDA VOU LOUVAR AO SENHOR.

COM MINHA VIDA VOU LOUVAR AO SENHOR.

 

EU VIVO PARA LOUVAR AO SENHOR.

EU VIVO PARA LOUVAR AO SENHOR.

EU VIVO PARA LOUVAR AO SENHOR.

 

O SENHOR RESTAUROU

QUANDO O SENHOR RESTAUROU A NOSSA SORTE,

FICAMOS COMO QUEM SONHA!

FICAMOS COMO QUEM SONHA!

 

ENTÃO A NOSSA BOCA DE RISO SE ENCHEU,

E A NOSSA LÍNGUA CANTOU.

ENTÃO A NOSSA BOCA DE RISO SE ENCHEU,

E A NOSSA LÍNGUA CANTOU.

 

VIDA FELIZ

POSSO CANTAR, CORRER E PULAR,

ME DIVERTIR, SORRIR E BRINCAR.

 

MAS NÃO POSSO ME ESQUECER, QUE DEUS FOI QUEM ME FEZ.

E A ELE AGREDEÇO POR TUDO, PELO MEU VIVER.

 

POSSO CANTAR, CORRER E PULAR,

ME DIVERTIR, SORRIR E BRINCAR.

 

DE TUDO O QUE DEUS ME DEU, EU CUIDO PRA VALER.

POR ISSO FAZER SUA VONTADE ME AJUDA A CRESCER.

 

NOSSA OFERTA

COM MUITA ALEGRIA TRAZEMOS NOSSA OFERTA,

PARA AJUDAR NO TRABALHO DO SENHOR.

OFERTAMOS TAMBÉM NOSSAS VIDAS, PARA O SEU LOUVOR.

OFERTAR COM AMOR, PARA O TRABALHO DO SENHOR.

JUNTOS PODEMOS CONTRIBUIR, PARA O REINO DO SENHOR.

 

SEMENTES DA ESPERANÇA

DAS CRIANÇAS OUVIMOS PERFEITO LOUVOR!

O REINO DOS CÉUS É DELAS.

SUA PUREZA INSPIRA DE DEUS O AMOR.

SEU SORRISO, SORRISO, REVELA A PAZ.

 

A SEMENTE QUE O MUNDO PRECISA ACOLHER,

ABRIGAR, PROTEGER.

COM MUITA ESPERANÇA, QUEREMOS PLANTAR

NO AMOR DE JESUS,

PRA VÊ-LA EM CADA CRIANÇA BROTAR.

PRA VÊ-LA EM CADA CRIANÇA!

 

ÁRVORE SOLIDÁRIA

DE UMA SEMENTINHA NASCEU

UMA ÁRVORE AMIGA.

ELA DÁ FLORES QUE ALEGRAM E ANUNCIAM

OS FRUTOS QUE ALIMENTAM A VIDA.

 

ÁRVORE SOLIDÁRIA,

SEUS GALHOS SÃO BRAÇOS

QUE ACOLHEM PASSARINHOS,

QUE NELA FAZEM SEUS NINHOS.

 

NOSSOS BRAÇOS, NOSSAS MÃOS,

CORPO E CORAÇÃO,

PODEM ABRAÇAR, ACOLHER E AJUDAR,

PLANTANDO SEMENTES DE AMOR

ÁRVORE SOLIDÁRIA,

CRIANÇA SOLIDÁRIA,

FAMÍLIA SOLIDÁRIA,

SOMOS SOLIDÁRIOS.

 

 

O REINO DE DEUS

O REINO DE DEUS NÃO É COMIDA NEM BEBIDA,

MAS É FAZER A VONTADE DO SENHOR.

 

AJUDANDO AO QUE SOFRE,

FESTEJANDO ONDE HÁ FESTA.

 

A PAZ DO SENHOR

A PAZ DO SENHOR É ASSIM COMO O SOL,

ESPERANÇA E LUZ PRA VOCÊS.

NOS MOSTRANDO QUE A VIDA RENASCE NO AMOR,

E QUE DEUS É PRESENTE EM NÓS.

 


[1] Todas as músicas sugeridas nesta liturgia também podem ser encontradas na página da Escola Dominical no site da Igreja Metodista: http://www.metodista.org.br/escola-dominical-musicas. (Veja todas as letras no Anexo 2)


Posts relacionados

Liturgia, Escola Dominical, por Comunicação

Sugestão de Liturgia para o Dia da Bíblia

  O Dia da Bíblia é comemorado no segundo domingo de dezembro como uma data muito importante para o Cristianismo. No Brasil, a data foi instituída em 2001 pela Lei nº 10.335.

Liturgia, Escola Dominical, por Sara de Paula

Ofício de despedida e de consolação

Em tempos de pandemia, os momentos fúnebres têm sido reduzidos a número restrito de pessoas e em alguns casos, até impedidos de serem feitos. Nossa sugestão é que a comunidade se reúna por meio de aplicativos como Zoom, Google Meetings, Skype ou outros de igual função e tenha um tempo de despedida.

Geral, Liturgia, Escola Dominical, por Sara de Paula

Liturgia para o dia dos pais 2017

Confra a sugestão de programação e liturgia para celebração do Dia dos Pais, que acontece em 13 de agosto, segundo domingo do mês.

Escola Dominical, Geral, por Sara de Paula

Liturgia para o Dia de Pentecostes

O Dia de Pentecostes será celebrado domingo, dia 15 de maio

Educação, Liturgia, Departamento Nacional de Trabalho com Crianças, Escola Dominical, por José Geraldo Magalhães

Reflexão: Uma Igreja que se preocupa com as crianças!

Uma igreja que se preocupa com as crianças é uma igreja que se importa com o seu presente e que se preocupa com o seu futuro. As crianças são o futuro da Igreja, sim; mas também são o presente da Igreja. Elas adornam, animam e são parte viva do Corpo de Cristo. O louvor da boca dos pequeninos é maravilhoso! Os testemunhos muitas vezes trazem o pai, a mãe e não raramente toda a família para Jesus e para a Comunidade do Povo de Deus!