Publicado por Sara de Paula em Escola Dominical - 30/09/2022

Orientações para o culto de celebração ao dia das crianças

david-bruno-silva-z19vtowbdic-unsplash-418-800x568.jpg

Esta liturgia (Liturgia Dia das Crianças 2022) foi preparada para ser dirigida pelas crianças de sua comunidade. Por isso, é importante que, antecipadamente, as crianças sejam preparadas para a condução de cada momento do culto. 

Organize e distribua as leituras conforme a sugestão da liturgia ou conforme a disponibilidade do grupo. Lembre-se de colocar meninas e meninos nesta função. Envolva as demais crianças nos cânticos, demais leituras, de forma que todas participem da condução do culto. Envie para as crianças e/ou seus familiares os links dos vídeos, áudios e as letras das músicas para aprenderem e, se possível, agende um encontro para ensaiarem juntas, tanto a música como as leituras. Estas músicas são sugestões, caso seja necessário escolha outras que as crianças conheçam, e que trazem também os temas propostos para cada momento litúrgico, que tenham uma linguagem musical e textual próprio das crianças. O importante, neste dia, é chamar toda a igreja para o louvor, através das músicas para crianças.  Os vídeos clipes também são uma opção para serem utilizados tanto no encontro presencial como virtual. 

Todas as músicas sugeridas nesta liturgia contêm o link para o Canal de Educação Cristã Metodista no You Tube, onde você encontra os vídeos com as músicas e alguns vídeos clipes. Todas as músicas também estão disponíveis na página da Escola Dominical, no site da Igreja Metodista: http://www.metodista.org.br/escola-dominical-musicas (onde você, também, pode fazer download de outras músicas e CDs).

Solicite ajuda de alguns professores(as), da coordenação do Departamento Infantil, da liderança dos ministérios de louvor, ornamentação, da equipe responsável pelo audiovisual, de pessoas que possam contribuir na organização deste culto. Mas lembre-se que, neste dia, a direção do culto é das crianças, elas podem fazer parte do grupo de louvor, cantando, tocando algum instrumento, ajudando com os equipamentos de som e imagem, na ornamentação do templo. Olhe para as crianças e reconheça os seus dons e talentos. Motive-as a colocá-los em prática junto à comunidade de fé e a serviço do Reino de Deus.

Que este culto seja benção na vida das nossas crianças, que elas sejam benção na vida de toda a comunidade. Que Deus Criador, nos acolha e abençoe sempre!

Departamento Nacional de Escola Dominical


Posts relacionados

Liturgia, Escola Dominical, por Comunicação

Sugestão de Liturgia para o Dia da Bíblia

  O Dia da Bíblia é comemorado no segundo domingo de dezembro como uma data muito importante para o Cristianismo. No Brasil, a data foi instituída em 2001 pela Lei nº 10.335.

Escola Dominical, por Redação Metodista

Sugestão de Liturgia para o Dia da Escola Dominical

  Dia 17 de setembro de 2023 é comemorado o Dia Nacional da Escola Dominical e, pensando nisso, disponibilizamos a sugestão de liturgia para celebração desta data.

Escola Dominical, por Sara de Paula

Dia da Escola Dominical 2022 | Sugestão de liturgia

Em 18 de setembro, celebre o Dia da Escola Dominical em sua Igreja Local. Celebrar a Escola Dominical é celebrar a Palavra, o Verbo Vivo que desceu do céu e que uniu, como ninguém, teoria e prática. Jesus andou por toda parte ensinando e fazendo o bem.

Escola Dominical, por Sara de Paula

Tempo de agradecer: as festas na Bíblia

Desde muito cedo o povo da Bíblia entendeu a importância de agradecer a Deus e celebrar a sua bondade e misericórdia. Esta conversa nos ajudará a conhecer mais sobre as festas na Bíblia e, assim, refletir sobre o valor da gratidão diante da provisão divina. 

Escola Dominical, por Sara de Paula

Olhares Juvenis

Olhares Juvenis, como o próprio nome diz, é um programa para o público adolescente. Realizado em parceria com a Confederação de Juvenis, ele surge como um desdobramento do Programa Olhares e tem o objetivo de reunir adolescentes para partilhar seus olhares sobre as lições da revista Flâmula Juvenil para a Escola Dominical.