Publicado por Sara de Paula em Liturgia, Escola Dominical - 07/05/2021

Liturgia | Dia das mães 2021

diadasmaes-394-800x568.jpg
Foto: Osmar Lopes | Unsplash

DIA DAS MÃES 2021
Clique aqui paar baixar em PDF

(Organizamos uma coletânea dos programas e liturgias para celebrar o Dia das Mães, publicados em anos anteriores. No final, você encontrará os links de cada ano com breves informações do conteúdo. Caso sua comunidade já esteja se reunindo presencialmente você pode escolher uma ou mais sugestões para utilizar. Caso os encontros de sua comunidade aconteçam apenas de forma virtual, segue abaixo algumas sugestões que foram adaptadas para esse momento.)

 

Acesse também o template do Departamento Nacinoal de Escola Dominical para homenagear a sua mãe com a nossa montagem. Clique aqui e edite a sua imagem. Ao publicar, lembre-se de marcar o perfil da Escola Dominical nas redes sociais.


SUGESTÃO 1


Dinâmica: PÉROLAS PARA AS MAMÃES (baseada em Gálatas 5.22 – o fruto do Espírito)

(Essa dinâmica pode ser realizada no momento do culto ou da escola dominical virtual)

 

(Convide nove filhos/filhas para participar das falas desta dinâmica. A participação de cada um/a pode ser feita através de um vídeo simples, gravado com antecedência, ou uma entrada ao vivo, dependendo da plataforma utilizada para o encontro virtual.)

Dirigente:

A mulher que é mãe, não é apenas mãe, ela é antes de tudo um ser único, com virtudes, falhas, dificuldades, aprendizados, sonhos, desejos e tudo o que faz parte da vida de uma pessoa.

Mãe também é filha, é irmã, é esposa, é tia, é avó, é amiga, companheira...

Mãe também precisa de afeto, cuidado, carinho, força, uma boa conversa, um passeio...

Mãe, como todas as pessoas, precisa de força, fé e da graça de Deus.

Hoje queremos oferecer às mães 9 pérolas da Palavra de Deus, 9 preciosidades do Senhor que podem ajudá-las a viver com mais fé, mais força e mais dependência da graça divina.

As vezes uma ostra é invadida por um grão de areia, e para se proteger lança sobre ele camadas de uma substância que o transformam lentamente em uma pérola, uma joia de grande valor.

Que vocês mães, possam fazer das adversidades, histórias de fé que possam abençoar muitas pessoas.

(participação dos filhos/filhas)

  1. Primeira pérola: Leitura de Romanos 5.5 – AMOR: “Mãe, Deus derramou AMOR no teu coração, e este amor que vem do Senhor, é a força necessária para ajudá-la a vencer todos os desafios da maternidade.”
  2. Segunda pérola: Leitura de Provérbios 15.13 – ALEGRIA: “Mãe, a beleza mais significativa é aquela que é fruto da alegria que preenche o coração. Que seu rosto reflita a alegria da satisfação em Deus.”
  3. Terceira pérola: Leitura de João 14.27 – PAZ: “Às vezes, tudo o que uma mãe quer é um pouco de paz! Porque deseja um tempo para si mesma. Mas saiba, que a paz que Jesus te dá, é capaz de acalmar o teu coração seja qual for a tempestade.”
  4. Quarta pérola: Leitura de 2Pedro 3.15 – LONGANIMIDADE: “Mãe, agir com longanimidade é dar a oportunidade da outra pessoa mudar, se arrepender, se corrigir. Que você possa sempre acreditar na mudança para melhor das pessoas com quem convive, principalmente dos filhos e filhas.”
  5. Quinta pérola: Leitura de Provérbios 31.26 – BONDADE: “Mãe, sejam as tuas palavras cheias de bondade e sabedoria, pois com sabedoria e bondade o ensino é mais eficaz.”
  6. Sexta pérola: Leitura de Salmo 51.1 – BENIGNIDADE: “MÃE, Deus sempre virá ao teu encontro com a Sua benignidade, para te amparar e de fortalecer, quando tudo parecer muito difícil.”
  7. Sétima pérola: Leitura de Salmo 119.30 – FIDELIDADE: “Mãe, escolher o caminho da fidelidade te dará a tranquilidade de saber que caminha na verdade e contribuirá para que seus filhos e filhas aprendam a amar a verdade.”
  8. Oitava pérola: Leitura de 1Pedro 3.4 – MANSIDÃO: “Mãe, que nos momentos de angústia e aflição, Deus lhe conceda um espírito manso para tranquilizar com sabedoria a sua casa, e torná-la um porto seguro para seus filhos e filhas!
  9. Nona pérola: Leitura de 2Pedro 1.5-6 – DOMÍNIO PRÓPRIO: “Mãe, sabemos que nem sempre mantemos o controle diante das adversidades, por isso a Palavra de Deus nos ensina um caminho que começa pela fé. Que a fé em Deus te ajude a saber que Ele está no controle, e por isso você pode respirar fundo e recomeçar quando for preciso.”

(Para finalizar, convide uma pessoa ou mais do ministério de louvor para cantar um cântico especial pelo Dia das Mães ou que tenha uma letra dedicada a família.)

(Obs.: se houver disponibilidade, envie para as mães de sua comunidade 9 pérolas presas em uma linha, convidando-as para acompanharem a transmissão do culto ou escola dominical)

SUGESTÕES DE CÂNTICOS:

-Mãe (CD Todas as crianças são nossas crianças, faixa n° 15 – DNTC)

https://www.youtube.com/watch?v=jJXKdFlZxS8&list=PLnu4CxcBue8cb957T6Rvo0ccNdBXMqU5U&index=6

-Eu te amo minha mãe (CD Criativando, faixa n° 18)

https://www.youtube.com/watch?v=ovsOzVydubU&list=PLnu4CxcBue8emPB7_psKsO_uuV4j3iCXg&index=15

Músicas disponíveis também na página da Escola Dominical em: http://www.metodista.org.br/escola-dominical-musicas

-Eu e a minha casa (www.letras.mus.br/andre-valadao/134153/)

-Família (www.letras.mus.br/aline-barros/44041/_)

-O Lar cristão (Hino 497 do Hinário Evangélico

(www.hinarioevangelico.com/2010/08/497-o-lar-cristao.html)
 

SUGESTÃO 2

“MÃES QUE NOS INSPIRAM A VIVER COM FÉ E SABEDORIA”

(Convidar algumas mães da comunidade para gravarem um vídeo ou participarem ao vivo durante a transmissão do culto ou escola dominical para partilharem esses versos que nos inspiram. As mães podem ser convidadas a partir das seguintes características:  mais idosa, mais jovem, com mais filhos, entre outras)

1 - ANA

Fui um exemplo de fé, perseverança e oração.

O desejo de ser mãe, era intenso em meu coração.

Eu não desisti, e no altar do Senhor, por várias vezes clamei.

Recebi a benção de ser mãe, e meu filho Samuel ao Senhor consagrei. Sou ANA.

2 - JOQUEBEDE

Vivi num tempo difícil, pois os meninos não eram benvindos.

Mas Deus me deu um filho, e ele era muito querido.

Deus me deu sabedoria, para meu filho da morte livrar.

Moisés cresceu e foi chamado por Deus, para Seu povo libertar. Sou JOQUEBEDE

3 - ISABEL

Meu esposo era sacerdote, servíamos ao Senhor com alegria,

Não tínhamos filhos, e já estávamos avançados em dias.

Mas Deus nos abençoou, e um filho nos deu para amar.

João Batista chegou, para o caminho de Jesus preparar. Sou ISABEL

3 - MARIA

Ainda tão jovem, o Senhor me favoreceu,

Fui escolhida para ser a mãe do Filho de Deus.

Meu espírito se alegrou, e fui agraciada,

Todas as gerações me chamam de bem-aventurada. Sou MARIA

SUGESTÃO 3

(Convidar duas ou mais pessoas para gravarem um vídeo ou participarem da transmissão do culto ou escola dominical fazendo a leitura do texto abaixo)

“Ser mãe é desdobrar fibra por fibra o coração..."

Começa-se com as inquietudes e perturbações físicas da gravidez e vai-se a vida afora até o momento da partida que as vezes, se faz difícil pelo pensamento de que o alvo de tantos cuidados não poderá mais contar conosco!

Por que será que Deus fez assim as mães?

Plantando-lhes no coração um sentimento capaz de fazê-las superarem-se em cuidados, proteção, vigília, trabalhos e dedicação?

Quando Deus fala através do profeta, da restauração de Sião, usa a figura da mãe que "amamenta, sacia a fome, dá colo, aconchego nos braços e consola o filho". Is 66:12-13

Às mães é dado o privilégio de conceber e gestar a vida. Vida que se torna prolongamento dela mesma, num compartilhar de amor que vê no filho um pedaço de si mesma. Essa dádiva é um pálido reflexo do amor de Deus que criou o homem e mulher à Sua imagem e semelhança. (...)

Às mães cristãs cabe ainda o privilégio e a responsabilidade de levar seus filhos a conhecer esse Deus maravilhoso, ensinando-os a buscar nEle orientação e sentido para suas vidas.

Toda essa tarefa difícil, de tempo integral, demanda forças e energias constantes. No entanto, encerra-se em corpos frágeis, personalidades nem sempre estáveis, fé vacilante e mil defeitos próprios de nossa humanidade.

Como mães reconhecemos nossos desacertos e lutamos sempre com a sensação de ter deixado escapar oportunidades de convivência do exercício do amor, do diálogo, e do testemunho de nossa fé.

Nossa luta é externa, contra as forças que atuam e influenciam na vida e formação de nossos filhos. Também é luta interna, contra nosso egoísmo, vaidade, impaciência desejos e aspirações tantas vezes sufocados pela urgência de realizar bem nossa tarefa.

E lá se vão desdobrando as fibras...

Será que sobra coração?!

Não esqueçamos: nosso socorro e suficiência vêm de Deus. A Palavra de Deus é incisiva: "os que confiam no Senhor, renovar-se-ão" Isaias 40:31

O convite de Jesus é amoroso: "Vinde, todos que estais cansados e oprimidos" Mateus 11:29

O testemunho do salmista é claro: "...Deus não rejeita a oração nem afasta a Sua graça" Salmo 66:20

Feliz dia das mães, com fé e confiança no Senhor da Vida!

Texto de Déa Kerr Affini (in memoriam) - Voz Missionária II Trim 2000

SUGESTÃO 4

ORAÇÃO DE GRATIDÃO

(Convidar algumas crianças para gravarem a oração abaixo e finalizar com a apresentação de um dos clips sugeridos)

“Senhor, somos gratos e gratas pelas nossas mães!

Agradecemos a sua dedicação em cuidar de nós, mesmo antes de nascermos.

Agradecemos por ela ter se alimentado e se protegido, pensando em nos alimentar e proteger.

Agradecemos por suas longas caminhadas a procura de roupas para nos aquecer.

Agradecemos a paciência com os diversos exames e consultas, acompanhando o nosso crescer.

Agradecemos pelas noites mal dormidas, para nos alimentar e nos ajudar a dormir.

Agradecemos pelas canções que embalaram o nosso sono, pelos carinhos e cócegas que nos encheram de alegria e segurança.

Agradecemos porque ela aprendeu sobre vitaminas, alimentos, massagens e complementos, a fim de dar o melhor para nosso crescimento.

Agradecemos pelo “não”, pelos muitos “nãos”! Que nos preservaram de tantos males.

Agradecemos pelos “sim”, que tanto alegraram o nosso coração!

Agradecemos pelo perdão, quando fomos desobedientes, mesmo quando veio junto uma correção!

Agradecemos por suas orações. Por tantas orações!

Senhor, muito obrigado, pelo amor em forma de mãe!”

 

SUGESTÕES DE VÍDEO-CLIP:

-Querido Deus

https://www.youtube.com/watch?v=FLYliZyEWyw&list=PLnu4CxcBue8fNBIa9YsI778SfrfczvbF9&index=6

 

-Gratidão

https://www.youtube.com/watch?v=TBxrTXsAWqc&list=PLnu4CxcBue8fNBIa9YsI778SfrfczvbF9&index=2

 

COLETÂNEA DE MATERIAL PARA CELEBRAR O DIA DAS MÃES

Disponibilizamos abaixo, os links das publicações de anos anteriores de sugestões para celebrar o Dia das Mães, organizadas pelo Departamento Nacional de Escola Dominical.

 

Dia das Mães 2015

-Material para os(as) professores(as) de Escola Dominical

-Material para os(as) alunos(as)

-Sugestão de liturgia e dinâmicas

https://www.metodista.org.br/programa-e-liturgia-dia-das-maes

 

Dia das Mães 2017

-Programa para abertura e encerramento da Escola Dominical

(sugestão de cânticos, oração, poesias e textos alusivos ao Dia das Mães e outras dinâmicas)

http://www.metodista.org.br/content/interfaces/cms/userfiles/files/Celebracao%20do%20Dia%20das%20Maes%20-%202017.pdf

 

Dia da Mães 2018

-Programa para homenagear as mães (sugestão de cânticos, jogral e dinâmicas)

http://www.metodista.org.br/programa-para-celebrar-o-dia-das-maes

 

-Vídeo com depoimentos de algumas mães (pode ser utilizado nos encontros virtuais)

www.youtube.com/watch?v=ShW7gzVtC7c&t=3s

 

Dia das Mães 2019

Liturgia e Programa especial para homenagear as mães

https://www.metodista.org.br/liturgia-e-programa-para-celebrar-o-dia-das-maes

 

Dia das Mães 2020

Programa para a família celebrar em casa o Dia das mães

http://www.metodista.org.br/programa-para-o-dia-das-maes-recordar-amar-e-orar

 

Departamento Nacional de Escola Dominical


Posts relacionados

Escola Dominical, por Redação Metodista

A história da Escola Dominical

Você conhece a história da Escola Dominical? Você sabia que a Escola Dominical é uma invenção metodista? Confira abaixo dois importantes artigos que compartilham a história da Escola Dominical: Escola Dominical: uma invenção metodista, escrito pelo historiador metodista João Wesley Dornellas (1932-2012), e Histórias da história da Escola Dominical, escrito pela pastora metodista Andreia Fernandes.

Escola Dominical, por Sara de Paula

Mês da Escola Dominical | Campanha Fazer o bem olhando a quem

Neste mês da Escola Dominical desejamos celebrar este tempo fazendo o bem, assim como Jesus o fazia. Diferentemente do ditado popular “fazer o bem sem olhar a quem”, nós convidamos a quem ama, trabalha e aprende na Escola Dominical a se envolver em ações de bondade olhando para quem se encontra em condição de vulnerabilidade. É a campanha “fazer o bem olhando a quem”.

Escola Dominical, por Sara de Paula

Dia da Escola Dominical 2022 | Sugestão de liturgia

Em 18 de setembro, celebre o Dia da Escola Dominical em sua Igreja Local. Celebrar a Escola Dominical é celebrar a Palavra, o Verbo Vivo que desceu do céu e que uniu, como ninguém, teoria e prática. Jesus andou por toda parte ensinando e fazendo o bem.

Geral, Escola Dominical, por Sara de Paula

Escola Dominical em casa

O Departamento Nacional de Escola Dominical disponibiliza mais um recurso, não só para professores(as) mas para as famílias que têm crianças e pré-adolescentes em casa. Neste tempo em que estamos realizando a escola dominical em casa, em família, podemos oportunizar algumas atividades lúdicas que reforcem os textos e histórias bíblicas.