Publicado por Sara de Paula em Liturgia, Escola Dominical - 21/02/2020

Liturgia para o Dia da Mulher: Aprendendo com as mulheres da Bíblia

christin-hume-bs4smu370si-unsplash-442-800x568.jpg

SUGESTÃO DE LITURGIA
APRENDENDO COM AS MULHERES DA BÍBLIA
Clique aqui para baixar em PDF

 

Acolhida
“Porque ela muito amou” (mulher perdoada por Jesus)

Dirigente: Certa mulher se aproximou de Jesus com seu coração cheio de amor e gratidão. Lavou os seus pés com suas lágrimas e enxugou-os com os seus cabelos enquanto os beijava e ungia com unguento. Aprendemos com essa mulher que o perdão de Deus nos aproxima dEle e nos motiva a adorá-lo com tudo o que somos e com tudo o que temos. Jesus acolheu a gratidão e o amor daquela mulher e lhe deu paz ao coração. Na inspiração do acolhimento desta mulher a Jesus, como também no acolhimento de Jesus a esta mulher, acolhemos a todas e todos desejando que o amor de Deus nos aproxime dEle, nos motive a adorá-lo e nos dê a paz.

Cântico (solo ou grupo musical): Vim para adorar-te (https://www.letras.mus.br/adoracao-e-adoradores/225173/)

Adoração
“Não há outro além de Ti” (Ana)

Leitura Bíblica: 1 Samuel 2.1-3

Dirigente: Ana buscou ao Senhor de todo o seu coração. A certeza que ela tinha de que não há ninguém como o nosso Deus se manifestou em seu cântico. Ana adorou ao Senhor por Sua grandeza, reconhecendo que o Senhor é incomparável e nEle podemos confiar. Na inspiração do testemunho de Ana, adoremos ao Senhor, Deus da sabedoria!

[convidar a comunidade a expressar adoração ao Senhor por meio de frases e/ou breves orações]

Cântico/Hino (Sugestões)

- Incomparável (https://www.letras.mus.br/comunidade-internacional-da-zona-sul/1586722/)

-Não há Deus maior (https://www.letras.mus.br/comunidade-de-nilopolis/47203/)

-Ao Deus supremo (Hino 110 – Hinário Evangélico)

(https://www.hinarioevangelico.com/2009/05/110-ao-deus-supremo.html)

Confissão
“tudo quanto tenho feito” (mulher samaritana)

Leitura Bíblica: João 4.15-29

Dirigente: O encontro da mulher samaritana com Jesus foi um tempo oportuno para que ela pudesse falar o que havia em seu coração. Jesus lhe deu voz, lhe motivou a dialogar. Ao retornar à cidade, a mulher dizia às pessoas que havia encontrado aquele que poderia ser o Cristo, sua justificativa para pensar assim, é que aquele homem havia dito tudo quanto ela tinha feito. Foi o fato de Jesus conhecer a sua vida, suas limitações e angústias e lhe oferecer restauração, que a levou a olhar para aquele homem como o Messias.

O momento de confissão não é para dizer ao Senhor aquilo que Ele não sabe, mas justamente de reconhecer que Ele sabe de tudo quanto temos feito e que dependemos de Sua graça e amor para não sermos endurecidos pelo engano do pecado.

O tempo de confissão é importante para nos fazer reconhecer que Cristo se manifestou trazendo salvação e perdão a todas as pessoas, que Ele veio para salvar e não para condenar.

Oremos! Confiantes de que o Senhor nos conhece e nos ama.

Confessemos! Confiantes de que Ele nos perdoa e nos restaura a alegria da salvação.

Oração silenciosa

Oração de Confissão: Pastora/Pastor ou convidado/a

Palavra de Esperança: “[...] os seus pecados estão perdoados. A sua fé salvou você; vá em paz.” (Lucas 7.48,50)

Louvor
“Minha alma engrandece ao Senhor” (Maria, a mãe de Jesus)

Litania: Cantam as mulheres ao Senhor
(Lucas 1.46-50; Juízes 5.3,5; Êxodo 15.21; 1 Samuel 2.2,4,1a; Salmos 149:1)

Dirigente: Maria, agraciada por Deus, cantou:

Mulheres: A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegrou em Deus, meu Salvador, porque ele atentou para a humildade da sua serva. Pois, desde agora, todas as gerações me considerarão bem-aventurada,

Homens: porque o Poderoso me fez grandes coisas. Santo é o seu nome. A sua misericórdia vai de geração em geração sobre os que o temem.

Dirigente: Débora, vocacionada por Deus, cantou: 

Mulheres: Escutem, ó reis! Ouçam, ó príncipes! Eu, eu mesma cantarei ao Senhor; salmodiarei ao Senhor, Deus de Israel.

Homens: Os montes tremeram diante do Senhor, e até o Sinai, diante do Senhor, Deus de Israel.

Dirigente: Miriã, levantada por Deus, cantou: 

Mulheres:  Cantem ao Senhor, porque triunfou gloriosamente e lançou no mar o cavalo e o seu cavaleiro.

Homens: Ninguém é santo como o Senhor, porque não há outro além de ti, e não há rocha como o nosso Deus.

Mulheres: O arco dos fortes é quebrado, porém os fracos são revestidos de força. O meu coração exulta no Senhor. A minha força está exaltada no Senhor.

Comunidade: Aleluia! cantai ao SENHOR um novo cântico e o seu louvor, na assembleia dos santos.

Cânticos com a congregação (sugestões)

-Deus de promessas (https://www.letras.mus.br/davi-sacer/1380382/)

-A ti eu vou clamar (https://www.letras.mus.br/renascer-praise/856021/)

-Grande é o meu Deus (https://www.letras.mus.br/soraya-moraes/grande-e-o-meu-deus/)

-Louvor a Deus Pai (hino 112 do Hinário Evangélico) (https://www.hinarioevangelico.com/2009/05/112-louvor-deus-pai.html)

-Sossegai (hino 342 do Hinário Evangélico) (https://www.hinarioevangelico.com/2010/02/342-sossegai.html)

Ofertório

Leitura Bíblica: Lucas 21.1-4

Dirigente: Aquela viúva nos ensina sobre a dedicação e alegria em ofertar na Casa do Senhor. Sabemos que Jesus conhece as intenções do nosso coração, e naquele momento o que Ele contemplava não era a quantidade de sua oferta, mas certamente, Jesus enxergava o seu coração. Possamos ofertar com alegria, dedicação e amor à obra do Senhor.

Edificação
“as quais, o acompanhavam e o serviam”

Sugestão: “Mulheres discípulas no caminho com Jesus: seguindo e servindo com dedicação”

Textos bíblicos: Lucas 8.1-3 e Marcos 15.40-41

Envio
“foi ela aos que se achavam tristes e choravam” (Maria Madalena)

Leitura Bíblica: Marcos 16.9,10; João 20.18

Dirigente: Havendo Jesus ressuscitado de manhã cedo no primeiro dia da semana, apareceu primeiro a Maria Madalena, da qual tinha expulsado sete demônios.

E, partindo ela, foi anunciá-lo àqueles que, tendo sido companheiros de Jesus, estavam tristes e choravam.

Então Maria Madalena foi e anunciou aos discípulos: — Eu vi o Senhor! E contava que Jesus lhe tinha dito essas coisas.

O Senhor Jesus também nos envia, principalmente aos que choram, aos que estão tristes e desanimados, para que possamos anunciar-lhes boas notícias de paz, de salvação, de alegria e de esperança. Que a mesma alegria que havia no coração de Maria Madalena, esteja em nosso coração nos motivando e nos inspirando a levarmos as boas novas.

Oração comunitária:

Senhor, assim como a aquela mulher que foi perdoada por Jesus e desejou demonstrar seu amor ao se aproximar para lhe lavar os pés, também desejamos demonstrar nosso amor e gratidão pelo Teu perdão que nos aproxima de Ti.

Assim como Ana, declaramos que não há outro Deus além de Ti. Tu és a nossa rocha em quem confiamos, por isso Te adoramos.

Assim como a mulher samaritana, reconhecemos que sabes tudo quanto temos feito e continua a nos amar. Nós confiamos neste amor para não nos afastarmos de Ti.

Assim como Maria, queremos engrandecer o Teu nome, e com alegria te louvar por todos os Teus poderosos feitos.

Assim como as discípulas de Jesus, queremos caminhar contigo, e com dedicação servir com os dons que nos deste.

Assim como Maria Madalena, queremos ir ao encontro dos que choram, dos que não tem esperança e anunciar a boa notícia que traz salvação e paz.

Obrigada Senhor, por todas as mulheres que nos inspiram, e por suas histórias que nos ensinam a viver a vida com fé e sabedoria.

Amém!

Benção
 

Departamento Nacional de Escola Dominical
Liturgia elaborada por Rosiléia Flausino Dias Araujo


Posts relacionados

Escola Dominical, por Comunicação

Como fazer plano de aula para Escola Dominical

  Fazer um plano de aula é uma etapa fundamental para o bom desenvolvimento do ensino. Um bom plano de aula contribui para o sucesso do ensino e a melhoria do aprendizado dos estudantes. 

Geral, Liturgia, Escola Dominical, por Sara de Paula

Quaresma: viver com fé e sabedoria

O pleno exercício da nossa espiritualidade cristã nos convida a uma vida de intimidade com Deus. Neste sentido, o calendário litúrgico se constitui com fonte de memória e inspiração para o fortalecimento dessa espiritualidade e para reafirmação do nosso compromisso como discípulas e discípulos que anunciam a solidariedade e a esperança do evangelho de Cristo.

Geral, Escola Dominical, por Sara de Paula

Escola Dominical em casa

O Departamento Nacional de Escola Dominical disponibiliza mais um recurso, não só para professores(as) mas para as famílias que têm crianças e pré-adolescentes em casa. Neste tempo em que estamos realizando a escola dominical em casa, em família, podemos oportunizar algumas atividades lúdicas que reforcem os textos e histórias bíblicas.

Escola Dominical, por Sara de Paula