Publicado por Sara de Paula em Liturgia - 17/05/2022

Liturgia para o Dia do Coração Aquecido 2022

jamie-street-hbzrr6m6-pc-unsplash-927-800x568.jpg

24 DE MAIO – DIA DO CORAÇÃO AQUECIDO

SUGESTÃO DE LITURGIA
(clique aqui para baixar em PDF)

  Clique aqui para baixar os estudos "AQUECENDO O CORAÇÃO", "FAMÍLIA ABENÇOADA POR DEUS" E "PRESENÇA QUE AQUECE O CORAÇÃO", gratuitamente em PDF PARA CRIANÇAS 

“O MELHOR DE TUDO É QUE DEUS ESTÁ CONOSCO”

John Wesley


ACOLHIDA

Dirigente 1: “O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio.” Salmo 46.11

O melhor de tudo é que Deus está conosco! Assim afirmou John Wesley próximo à sua morte. Assim afirmamos nós, nesta noite de celebração a Deus e de gratidão pelas Igreja Metodistas no Brasil e no mundo.

Dirigente 2: Vinde irmãos e irmãs, com alegria e gratidão, celebremos o rochedo da nossa Salvação! Neste tempo traremos à memória à experiência de John Wesley no dia 24 de maio e outras histórias que relatam o cuidado e o amor de Deus com o povo metodista. Agradecemos a Deus por nossa igreja, nossa história e desejamos que Ele siga nos abençoando e nos dando sabedoria e força para anunciarmos o seu Reino.


ADORAÇÃO

Dirigente 1: “À tarde, fui sem grande vontade a uma sociedade na Rua Aldersgate, onde alguém lia o prefácio de Lutero à Epístola aos Romanos. Cerca de um quarto para as nove, enquanto ele descrevia a mudança que Deus realiza no coração pela fé em Cristo, senti meu coração estranhamente aquecido. Senti que confiava em Cristo, somente em Cristo, para a salvação; e uma segurança foi-me dada, de que Ele havia perdoado meus pecados e salvou-me da lei do pecado e da morte”. Estas são as palavras escritas por João Wesley em seu diário no dia 24 de Maio de 1738.

Dirigente 2: Leitura Bíblica de Romanos 8.1,2,14-16,38,39

Agora, pois, já não existe nenhuma condenação para os que estão em Cristo Jesus. Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, livrou você da lei do pecado e da morte. Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. Porque vocês não receberam um espírito de escravidão, para viverem outra vez atemorizados, mas receberam o Espírito de adoção, por meio do qual clamamos: "Aba, Pai." O próprio Espírito confirma ao nosso espírito que somos filhos de Deus. Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá nos separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.

Adoremos a Deus, que nos ama e que nos chama de filhos e filhas. Adoremos a Jesus, que entregou a Sua vida para a nossa salvação. Adoremos ao Espírito Santo de Deus, que testifica em nosso coração que somos salvos, perdoados de nossos pecados por meio de Cristo Jesus, e que podemos ter a certeza de que nada nos separará do amor de Deus.

 

Cântico/hino (sugestões)

-Seja Engrandecido (www.cifraclub.com.br/asaph-borba/seja-engrandecido/)

-Enquanto eu viver[1] (https://www.letras.mus.br/nova-voz/1231386/)

-Ousado amor (https://www.letras.mus.br/isaias-saad/ousado-amor/)

-Adoramos o Cordeiro (https://www.letras.mus.br/ana-paula-valadao/1285425/)

-O Grande amor de Deus (hino 324 do H.E.)

(https://www.hinarioevangelico.com/2010/02/324-o-grande-amor-de-deus.html)

-Segurança e alegria (hino 341 do H.E.)

(https://www.hinarioevangelico.com/2010/02/341-seguranca-e-alegria.html)

 

Orações de adoração

(convidar os irmãos e irmãs a dizerem frases de adoração ao Senhor)



CONFISSÃO

Dirigente 1: Ao retornar da América do Norte para a Inglaterra, Wesley escreveu em seu diário:

“Há cerca de dois anos e quatro meses saí da minha pátria para ensinar aos índios da Georgia a religião cristã, mas, nesse interim, o que eu mesmo tenho aprendido? Descobri o que eu menos suspeitava, que, apesar dos meus esforços para converter os outros, eu mesmo não estou salvo. Tenho aprendido que me acho ‘destituído da gloria de Deus’, o meu coração está inteiramente ‘corrupto e cheio de abominação’ e a minha vida inteira está nas mesas condições, pois ‘a arvore má não pode dar bons frutos’. Tenho aprendido que, levando escrita no meu coração a sentença da morte, e não tendo alguma desculpa para alegar, não me sobra outra esperança senão a de ser justificado gratuitamente pela redenção que há em Jesus; nenhuma esperança existe, se eu não a buscar e achar em Cristo, e for achado nele, não tendo minha própria justiça, que é segundo a lei, mas a que é pela fé em meu Salvador, a justiça que vem de Deus pela fé.”[2]

Dirigente2: Leitura Bíblica do Salmo 130.1-6

João Wesley registrou em seu diário as tristes confissões de sua alma que não encontrava paz resultante de uma fé genuína, mas no dia 24 de maio, ouviu as palavras do Salmo 130, as quais confirmavam que em Deus há perdão e constante amor.

O Senhor conhece os nossos corações. Ele conhece nossos temores e questionamentos. Se porventura estamos inseguros(as) em relação a salvação em Cristo Jesus, ao amor de Deus por nós, confessemos! Falemos com o Senhor que está atento ao nosso clamor. Clamemos por Sua infinita graça e misericórdia, pois nEle há perdão e constante amor.

Oração de confissão

Palavra de Esperança: Leitura Bíblia de Salmo 130.7-8


LOUVOR

Dirigente 1: No dia 02 de março de 1791, com 89 anos, Wesley morreu. Naquele dia, ao lado de irmãos e irmãs, ele cantou[3]: “Louvarei meu Criador enquanto respirar. E quando minha voz sumir na morte, o louvor ocupará minhas forças mais nobres; meus dias de louvor nunca terminarão, enquanto durarem a vida, pensamento e existência, ou perdurar a eternidade.”

Dirigente 2: Naquele dia, João Wesley repetiu algumas vezes a frase: “O melhor de tudo é que Deus está conosco.” Uma referência o verso 11 do Salmo 46.

O louvor genuíno deve brotar de um coração grato a Deus por todos os seus benefícios, mas principalmente pela salvação em Cristo Jesus. Ainda que as circunstâncias não sejam favoráveis, nada e ninguém pode nos separar do amor de Deus, Ele está conosco sempre! Por isso à Ele todo o louvor.


Cântico/hino (sugestões)

-Esta paz que sinto em minha’alma (https://www.letras.mus.br/igreja-crista-maranata/esta-paz-que-sinto-em-minhalma/)

-Te louvarei (https://www.letras.mus.br/trazendo-arca/1490746/)

-Oh! Vinde cantemos (https://www.letras.mus.br/asaph-borba/785106/)

-Meu refúgio e libertação (https://www.letras.mus.br/comunidade-da-graca/1053006/)

- Mil Línguas eu quisera ter[4] (Charles Wesley): https://www.youtube.com/watch?v=aRZL1WvHM8Q  

-Segurança do crente (hino 362 do H.E.)

(https://www.hinarioevangelico.com/2010/03/362-seguranca-do-crente.html)

 

Observação 1: Separamos ao final desta liturgia várias músicas de Charles Wesley. Esta pode ser uma bela oportunidade para apresentá-las/ cantá-las com a igreja.

Observação 2: Insira um ou mais cânticos para cantar com as crianças.  Sugestão: Nos passos de John Wesley[5], CD Missão Aventura Possível, faixa n°15-DNTC. Se for possível, as crianças podem cantar fazendo uma dramatização a partir da letra[6] do cântico.

Consagração dos dízimos e ofertas.

(Compartilhe informações sobre a Campanha Nacional da Oferta Missionária). Acesse: http://ofertamissionaria.metodista.org.br/2022/)


EDIFICAÇÃO

Sugestão de textos para a prédica: Romanos 8; Gálatas 2.16-21; Efésios 2.

DEDICAÇÃO/ENVIO

Dirigente 1: UMA HISTÓRIA DA RUA AMÁVEL[7]

Um dia, em 1787, um rapaz de dezessete anos, sedento de aventuras, saiu de casa em Lincolnshire, na Inglaterra, e navegou, como marujo, para a América. O pequeno navio, finalmente, chegou a Baltimore, um importante porto do Atlântico, naqueles dias. A “chegada à praia” era para o menino uma experiência de há muito esperada. Passou o dia na tradicional maneira de muitos marinheiros num porto estranho, e voltava para o navio levemente embriagado. Viu as luzes de um pequeno edifício perto do porto e entrou “para ver se alguma coisa estava acontecendo”. Ele viu que realmente alguma coisa estava acontecendo. Era uma reunião metodista na capela da Rua Amável (Lovely Lane Chapel).

Algo aconteceu àquele rapaz naquela noite, e ele sempre sentiu durante o resto de sua vida que a melhor palavra para exprimir isso era que ele estava convertido. De qualquer forma, o que quer que haja acontecido – surgiu e durou por sessenta anos. O rapaz não voltou para o navio, mas ficou em Maryland e tornou-se um pregador local. Seu filho tornou-se um itinerante metodista e cuidou de um circuito em Ohio. O filho deste homem, por sua vez, tornou-se também um pregador e cuidou de um grande circuito no longínquo Oeste. O bisneto do jovem convertido na Rua Amável também se tornou pregador metodista. Depois veio o filho da quinta geração, também um pregador[...].

Uma história amável e verdadeira, a da Rua Amável! Cinco gerações de pregadores em linha direta – um ministério de mais de 150 anos! E tudo porque, numa noite, em uma pequena capela, Deus estendeu sua mão e tocou um marinheirinho aventureiro. Pelo correr dos séculos, haverá uma forte correnteza ascendente na vida do mundo por causa do que aconteceu numa pequena capela perto de um porto em Baltimore.

Multiplique essa história por dez mil, diferentes em detalhes, mas a mesma em essência, e você terá uma ideia do fruto das sociedades metodistas quando elas se espalharam pelo Sul dos Estados Unidos. De um modo real, a capela da Rua Amável, em Baltimore, e o rápido crescimento do Metodismo em Maryland, foram o fruto da devoção de um rude imigrante metodista da Irlanda, Robert Strawbridge. Era um convertido de um dos primeiros pregadores de Wesley e não deixou cair no Oceano Atlântico a sua religião, quando o atravessou, como muitos o fizeram, mas levou-a consigo. Estabeleceu-se na enseada de Sam, no condado de Frederice, em Maryland, abriu sua casa para as reuniões metodistas e depois erigiu uma casa de madeira para as reuniões.

Ele era influente em atrair ao ministério os primeiros pregadores nativos norte-americanos, incluindo-se alguns dentre os mais poderosos como Freeport Barretos e William Waters. Baltimore foi praticamente a “capital” metodista por muitos anos. Em 1780, a Capela da Rua Amável foi construída e a Conferência na qual a Igreja Metodista americana se organizou foi realizada lá, em 1784. Um nome delicado e bonito – “Rua Amável”. Representa uma realidade ainda mais poderosa. Ela representa a alta tarefa da Igreja hoje: construir uma rua amável ao redor do mundo, em Calcutá e Fuchow, em São Paulo e no Rio de Janeiro, em Singapura e em toda a terra.

Dirigente 2: Que essa história nos inspire a dedicar nossa vida, dons e ministérios para que nossas igrejas metodistas sejam lugares amáveis, lugares onde as pessoas saibam que algo muito bom acontece, onde cada geração testemunhe à outra geração os feitos do Senhor. Assim como João Wesley testemunhou: “Eu creio”, e por isso falou da salvação pela fé em Jesus, possamos nós também, falar a toda a gente, na força do amor que vem de Deus. Que sejamos uma igreja fiel, e que, apesar de toda e qualquer circunstância, possamos dizer sempre: “O melhor é que Deus está conosco.”


Lançamento da Campanha “Corações aquecidos solidários e cheios de esperança”

(convide a comunidade a entregar agasalhos e cobertores, em excelente estado, para que possam ser distribuídos para pessoas necessitadas. O inverno se aproxima, estimule a comunidade a se unir a tantas outras pessoas para aquecer quem precisa. Lembre-se tão importante quanto reunir os donativos é distribuí-los de forma amável e especial. Pense junto ao ministério pastoral e ao de ação social, as melhores estratégias para fazer tal distribuição).


Cântico final: Deus está presente (https://www.letras.com.br/vencedores-por-cristo/deus-esta-presente)

Oração final

Bênção

Santo amor, graça infinita,

Que desce lá dos céus,

Em nossa alma agora habita

Vem, coroa os feitos teus.

Ó Jesus, és tão clemente,

E nos deste a salvação;

Purifica a nossa mente, reina em cada coração.

[...]

Vem, completa o que fizeste:

Dá pureza e retidão;

Vida nova já nos deste

Com a tua salvação;

E, que nós de glória em glória

Rumo ao teu eterno lar,

Alcancemos a vitória

Que, em amor, nos podes dar!

 

[Charles Wesley, Música: Santo amor, graça infinita][8]

 

Liturgia elaborada pelo Departamento Nacional de Escola Dominical


LETRAS DAS MÚSICAS

 

ENQUANTO EU VIVER

ENQUANTO EU VIVER
TEU NOME LOUVAREI
NADA ME IMPEDIRÁ
DE SEMPRE O ADORAR, SENHOR
OS MEUS LÁBIOS DIRÃO QUE TU ÉS SENHOR
O MUNDO VERÁ TEU PODER
CÉUS E TERRA IRÃO TE ADORAR, MEU DEUS
TEU NOME, EXALTARÃO

SEJAS LOUVADO, SENHOR E MEU DEUS
TU ÉS A GLÓRIA E TEU É O PODER
NÃO HAVERÁ OUTRO REI, OUTRO DEUS COM TANTO AMOR
DEUS VENCEDOR, MEU SENHOR E MEU REI
O DEUS QUE SEMPRE ME SALVARÁ
O DEUS QUE SABE QUEM SOU
E QUE SEMPRE ME AMARÁ

TU ÉS O SALVADOR
TEU SEMPRE É O LOUVOR
MEUS LÁBIOS CANTARÃO EM TEU LOUVOR, SALVADOR
AS VITÓRIAS QUE EU ALCANÇAR AQUI
VÃO ME LEMBRAR QUEM TU ÉS
POIS VITÓRIAS SEM TI NÃO EXISTIRÃO
ÉS O DEUS QUE JAMAIS PERDERÁ

SEJAS LOUVADO, SENHOR E MEU DEUS
TU ÉS A GLÓRIA E TEU É O PODER
NÃO HAVERÁ OUTRO REI, OUTRO DEUS COM TANTO AMOR
DEUS VENCEDOR, MEU SENHOR E MEU REI
O DEUS QUE SEMPRE ME SALVARÁ
O DEUS QUE SABE QUEM SOU
E QUE SEMPRE ME AMARÁ
OH

SEJAS LOUVADO, SENHOR E MEU DEUS
TU ÉS A GLÓRIA E TEU É O PODER
NÃO HAVERÁ OUTRO REI, OUTRO DEUS COM TANTO AMOR
DEUS VENCEDOR E MEU REI
O DEUS QUE SEMPRE ME SALVARÁ
O DEUS QUE SABE QUEM SOU
E QUE SEMPRE ME AMARÁ

MIL LÍNGUAS EU QUISERA TER (CHARLES WESLEY)

https://www.youtube.com/watch?v=aRZL1WvHM8Q

 

MIL LÍNGUAS EU QUISERA TER, MIL VOZES PRA LOUVAR, AS GLÓRIAS DO MEU DEUS, MEU REI, TRIUNFOS DO SEU DOM.

GRACIOSO MESTRE, MEU SENHOR, AJUDA-ME A PREGAR POR TODA A TERRA, CÉU E MAR, AS HONRAS DO TEU SER.

JESUS CONTIGO SEM TEMOR SE ACABA A NOSSA DOR; PRO PECADOR ÉS BELO SOM, SAÚDE, VIDA E PAZ.

O MEU PECADO E TODO MAL TEU SANGUE VEM LAVAR, DESTRÓI AS GRADES DAS PRISÕES COM TUA SANTA MÃO.

QUANDO ELE FALA, A SUA VOZ A VIDA A TODOS TRAZ. O TRISTE NELE SE COMPRAZ E O POBRE, HUMILDE, CRÊ.

OS SURDOS OUVEM AFINAL E OS MUDOS VÊM CANTAR, OS COXOS ANDAM A SALTAR E OS CEGOS JÁ TE VÊEM.

HONRA, LOUVOR E GLÓRIA A DEUS TEUS SANTOS TODOS DÃO; E UM CANTO NOVO ENTOARÃO UNINDO TERRA E CÉU.

 

NOS PASSOS DE JOHN WESLEY

https://www.youtube.com/watch?v=Ggsvnu_P19A&list=PLnu4CxcBue8esSJGNaqvhGyBpwCaSUa4B&index=10

 

PLOC, PLOC, PLOC, PLOC, SEMPRE A MARCHAR,

SEJA NOITE, SEJA DIA, NÃO POSSO PARAR,

HAJA CHUVA, FAÇA SOL, INVERNO OU VERÃO,

EU NÃO TEMO O PERIGO, NÃO DESISTO NÃO.

 

JOÃO WESLEY VIAJAVA MONTADO EM SEU CAVALO,

E POR TODA INGLATERRA IA ASSIM PREGANDO.

PELAS RUAS, PELAS PRAÇAS, NAS MINAS DE CARVÃO,

EM IGREJAS, EM ESCOLAS E TAMBÉM LÁ NA PRISÃO.

 

O NOSSO CAVALEIRO FALAVA A TODA GENTE,

AOS HOMENS E MULHERES, CRIANÇAS E ANÇIÃOS.

SEU CORAÇÃO ARDIA DO AMOR QUE VINHA DE DEUS.

 

E HOJE SOMOS A IGREJA QUE CAMINHA NA MISSÃO,

FALANDO DE JESUS A TODA A GENTE

NA FORÇA DESTE AMOR QUE VEM DE DEUS.

NA FORÇA DESTE AMOR QUE É DOM DE DEUS.

 

Outras músicas de Charles Wesley (YouTube: canal Lisete Espíndola):

  1. Ó Senhor, que a tudo excedes https://www.youtube.com/watch?v=U5_iYjLO8bg
  2. Pode existir misericórdia para mim? https://www.youtube.com/watch?v=JciQ6JNcuh0
  3. Invocação (HE 82)
  4.  
  5. Cristo, presente celestial https://www.youtube.com/watch?v=FUQuUYVhn4Q
  6. Quando em casa descanso https://www.youtube.com/watch?v=kM8FdMUpSwQ
  7. Ó vem, caminhante
  8.  

 

 

[1] Letra disponível no final desta liturgia

[2] Extraído do livro João Wesley: sua vida e obra. Mateo Lelièvre. Editora Vida,1997, p.61- 62.

[3] Extraído do livro João Wesley: sua vida e obra. Mateo Lelièvre. Editora Vida,1997, p.337.

[4] Letra disponível no final desta liturgia

[6] Letra disponível no final desta liturgia

[7] Extraído do livro Linha do Esplendor sem fim. Halford E. Luccok, Editora Bennett, 2001, p.45.

[8] Extraído do livro Mil Vozes para Celebrar: hinos de Charles Wesley e John Wesley, Simei Monteiro, Angular editora, 2017, p.28.


Posts relacionados

Liturgia, Escola Dominical, por Sara de Paula

Programa para a família - Dia dos Pais | Nas pegadas de meu pai

Confira a sugestão de programa para os Dia dos Pais preparado pelo Departamento Nacional de Escola Dominical. 

Educação, Liturgia, Departamento Nacional de Trabalho com Crianças, Escola Dominical, por José Geraldo Magalhães

Reflexão: Uma Igreja que se preocupa com as crianças!

Uma igreja que se preocupa com as crianças é uma igreja que se importa com o seu presente e que se preocupa com o seu futuro. As crianças são o futuro da Igreja, sim; mas também são o presente da Igreja. Elas adornam, animam e são parte viva do Corpo de Cristo. O louvor da boca dos pequeninos é maravilhoso! Os testemunhos muitas vezes trazem o pai, a mãe e não raramente toda a família para Jesus e para a Comunidade do Povo de Deus!