Publicado por Sara de Paula em Liturgia, Escola Dominical - 19/02/2020

Liturgia para o Dia Mundial de Oração 2020

imagemdmo2020-198-800x568.jpg

Imagem feita por: Nonhlanhla Mathe

DIA MUNDIAL DE ORAÇÃO
Clique aqui para baixar em PDF

Tema 2020: “Levante-se! Pegue sua cama e ande.”
(Preparado pelas mulheres do DMO do Zimbábue)

Um pouco da história

O DIA MUNDIAL DA ORAÇÃO(DMO) é um movimento que reúne mulheres cristãs, de todo o mundo e de muitas tradições, para observar um dia comum de oração por ano. Em muitos países esse contato tem continuidade em reuniões de oração e trabalho. É um movimento iniciado por mulheres em 1887 e realizado em mais de 170 países e regiões. É um movimentado simbolizado por uma celebração anual – primeira sexta-feira de março – à qual todos e todas são bem-vindos e bem-vindas. É um movimento que aproxima mulheres de várias raças, culturas e tradições, estreitando o seu relacionamento, compreensão e trabalho.

Através do Dia Mundial de Oração, mulheres de todo o mundo afirmam sua fé em Jesus Cristo e compartilham suas esperança e temores, suas alegrias e tristezas, suas oportunidades e necessidades. Através do Dia Mundial de Oração, mulheres são encorajadas a: - se conscientizarem do que acontece no mundo e a não viverem isoladas; - se enriquecerem com experiências de fé vividas por cristãos e cristãs de outros países; - levarem as cargas de outras pessoas, orando com e por elas; - reconhecerem seus dons e talentos e usá-los em benefício da comunidade.

Através do Dia Mundial de Oração, as mulheres reconhecem que a oração e a ação são inseparáveis e que ambas têm incontestável influência no mundo.

Neste ano, somos convidados e convidadas a conhecer o Zimbábue e estarmos em oração por esse país, de forma especial pelo grande número de mulheres que cuidam sozinhas da família.

Para saber mais, acesse: https://dmoracao.comunidades.net/projetos-dmo-2020

Programa de Culto

“Levante-se! Pegue sua cama e ande.

Boas vindas

[Antes da celebração, sirva a cada pessoa que chegar um copo de água de um pote de barro. Dar um copo de água a um(a) visitante é um gesto de boas-vindas na maioria das culturas do Zimbábue. Na maioria das áreas rurais, a água é armazenada em potes de barro para mantê-la fresca.]

Saudação

Dirigente: Sejam todos bem vindos e bem vindas! Que Jesus, a água da vida, nos renove e nos restaure para a jornada da vida.

Convite à adoração: Leitura Bíblica: Salmo 57

Cânticos:

Quão formoso és (https://www.letras.mus.br/ministerio-koinonya-de-louvor/503334/)  ou

Louvor ao Trino Deus (Hino 104 do Hinário Evangélico) (https://www.hinarioevangelico.com/2009/05/104-louvor-ao-trino-deus.html)

Oração comunitária:

Dirigente: Deus da paz e da liberdade, nós te damos boas vindas em nosso meio.

Todos(as): Nós te louvamos por teu amor que supera todo entendimento.

Dirigente: Nós te louvamos por quem Tu és agora e para sempre.

Todos(as): Tu és o Deus Poderoso.

Mulheres: Deus Criador, nós te louvamos pelos recursos naturais que somos chamados(as) a cuidar.

Todos(as): Tu és um Deus gracioso.

Homens: Jesus, nós te louvamos pelo dom do respeito, pela dignidade da vida humana, pelo amor entre as pessoas.

Todos(as): Tu és o Pão da Vida.

Dirigente: Espírito Santo, nós te louvamos por nos capacitar a nos reunir em adoração ao redor do mundo.

Todos(as): Tu és o Espírito da verdade para nos unificar em orações e ações.

Chamado a confissão:

Dirigente ou convidado(a): Oração de confissão

“Deus misericordioso, nós nos apresentamos como nação, reconhecendo que precisamos de uma mudança. Nós pecamos contra ti e contra nossas irmãs e irmãos através de nossas palavras e ações negligentes. Nós usamos tantas desculpas para evitar mudanças. Tem misericórdia de nós e sustenta nossa busca de cura e perdão. Nós confessamos nossos erros e pedimos coragem para mudar. Com Teu perdão, em Tua graça, ouve a nossa oração.”

Dirigente:  Vamos ter um momento para uma oração pessoal silenciosa de confissão.

Palavra de esperança:

“Louvem ao Deus Eterno! Louvem ao Eterno porque ele é bom, e porque o seu amor dura para sempre. Felizes são aqueles que obedecem às suas ordens, aqueles que sempre fazem o que é certo”. (Salmo 106.1-3).

Testemunhos: [convidar, antecipadamente, algumas mulheres para compartilhar experiências de situações em que alguém lhes estendeu a mão e as ajudou a se levantar e seguir a jornada da vida]

Louvor

Cânticos com a comunidade

-Deus cuida de mim (https://www.letras.com/aline-barros/deus-cuida-de-mim/)

-Amparo divino (Hino 81 do Hinário Evangélico) ( https://www.hinarioevangelico.com/2009/04/081-amparo-divino.html)

Ofertório

Dirigente: O Dia Mundial de Oração nos convida a nos unirmos em oração, mas também nos chama a agir em favor daqueles e daquelas que necessitam de ajuda. Convidamos a todos e todas para participarem com alegria deste momento.[1]

Edificação

Texto Bíblico: João 5.1-9

Jesus foi a Jerusalém durante a festa dos judeus. O cenário da história é bem descrito em João 5. Havia um tanque perto da Porta das Ovelhas, onde pessoas com diversas doenças iam em busca de cura. As pessoas no tanque acreditavam que a cura estava na água; consequentemente o homem da história esperava a sua cura da água. Como ele era incapaz de entrar na água agitada sozinho, não podia ver como seria curado. Então, esperou em sua cama pela próxima oportunidade.

O que esse encontro diz sobre o homem?

O homem da história parecia uma pessoa solitária; ele não tinha ninguém para ajudá-lo a ser curado. Ele estava desanimado e impotente. Talvez seja isso que tenha levado Jesus a fazer-lhe uma pergunta que mudou a sua vida: “Você quer ser curado?”

O que esse encontro diz sobre Jesus?

Jesus agiu com compaixão, amor, compreensão e carinho. Jesus, em sua humanidade, podia identificar-se com o sofrimento humano. Jesus em sua humildade podia ouvir o homem sem julgar suas desculpas. Jesus deu ao homem uma chance.

O que esse encontro nos fala sobre Deus?

Jesus usou três verbos de ação para permitir que o homem, que estava doente há 38 anos, experimentasse o amor de Deus: “Levante-se! Pegue a sua cama e ande”. O diálogo entre Jesus e esse homem pode nos levar além da cura física. Os verbos de ação sugerem que não devemos ter medo de agir conforme a palavra de Deus. Deus está nos oferecendo os passos para a transformação pessoal e social.

Como vemos a história através dos olhos de Jesus?

O milagre e a transformação na história da Bíblia são simbolizados pela cama. A cama era o lugar onde o homem jogava as suas desculpas, embora estivesse procurando por cura. (A palavra “cama” aparece em outras versões bíblicas como “esteira” ou “tapete”; o homem não estava carregando uma “cama”, como nós a concebemos, mas sim uma esteira, que era sua “cama”, conforme o uso naquela época.) Após o encontro com Jesus, a cama tornou-se um lembrete de sua cura.

Jesus nos capacita a sermos curados(as), fazendo algo pela transformação que Deus está oferecendo - levantar-se, pegar nossa cama e andar. Jesus nos capacita a escolher entre sermos curados(as) parcialmente ou curados(as) física, mental, espiritual e socialmente. Quando somos totalmente curados(as), somos reconciliados(as) com Deus, conosco mesmos e com nossa comunidade. Quando estamos reconciliados(as), podemos verdadeiramente amar, e quando amamos verdadeiramente, somos capazes de caminhar em direção à paz. Então, “Levante-se. Pegue a sua cama e ande”.

Dirigente: Se possível, reflita sobre as seguintes perguntas com a pessoa ao seu lado:

1. Como você ou sua comunidade podem responder à pergunta de Jesus – “Você quer ser curado?” 

2. Quais são os obstáculos ou desculpas que não estão permitindo a transformação?

3. O que significa no seu contexto - “Levante-se! Pegue a sua cama e ande”?

Envio

Dirigente: Então Jesus diz: “Levante-se! Pegue a sua cama e ande!”

[Todos e todas se levantam e dão alguns passos no mesmo lugar]

Compromisso comunitário:

“Deus é amor. Vamos nos levantar com nossos corações cheios de amor! Jesus é o Príncipe da Paz. Vamos levantar as nossas intenções pela paz entre nós!  Deus fez todas as coisas novas. Em Cristo, somos reconciliados(as) com Deus. Vamos caminhar em direção à reconciliação! Vamos caminhar em direção a uma nova vida - uma vida de reconciliação.”  Amém!

Dirigente:  "Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus" (Mateus 5. 9).  Vão em paz para servir ao mundo em nome de Deus, de Jesus e do Espírito Santo.  “Levante-se! Pegue a sua cama e ande!”

Oração de agradecimento e intercessão

Dirigente: Senhor, intercedemos pelas comunidades e mulheres ao redor do mundo que vivem com medo da violência em suas famílias e na nação. Dá-nos sabedoria e graça para sermos pacificadores(as).  Nós te agradecemos por nos ensinar a orar, amar e perdoar. Que possamos continuar a ensinar as novas gerações a confiar em Ti. Nos unimos orando juntos e juntas a oração que Teu filho Jesus nos ensinou: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o Teu nome; venha o Teu reino; faça-se a Tua vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia dá-nos hoje; e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal, pois Teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém!

Benção Apostólica

 

Esta liturgia é uma adaptação da proposta de liturgia do DMO/2020.
Rosiléia Dias Araujo - Departamento Nacional de Escola Dominical.


[1] Veja no site oficial do DMO as instituições que serão beneficiadas pelas doações: https://dmoracao.comunidades.net/projetos-dmo-2020
 

Confira outros materiais para download no site oficial do DMO 2020


Posts relacionados

Escola Dominical, por Redação Metodista

Sugestão de Liturgia para o Dia da Escola Dominical

  Dia 17 de setembro de 2023 é comemorado o Dia Nacional da Escola Dominical e, pensando nisso, disponibilizamos a sugestão de liturgia para celebração desta data.

Geral, Liturgia, Escola Dominical, por Sara de Paula

Sugestões de celebração para o Ciclo Pascal

Em tempos de pandemia nós estamos reinventando a nossa forma de celebrar a fé pelo cuidado com a vida. Por isso, propomos para essa semana uma série de reflexões referentes ao período pascal para que você possa celebrar em sua casa, com as pessoas com quem convive. Para quem vive só, não precisa celebrar sozinho, se valha dos recursos digitais para estar junto com quem você ama nesse importante período para a nossa fé cristã.

Escola Dominical, por Sara de Paula

Sorteio: Kit completo da Escola Dominical

O sorteio incluí uma Bíblia com hinário, Devocionário No Cenáculo e um CD Crescer: Cantigas para bebês