Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

Marina Silva no Roda Viva

 

evangélicos na política

Marina é questionada sobre criacionismo nas escolas, aborto, voto "evangélico", descriminalização da maconha e células-tronco no Roda Viva

Fonte: Agência Soma (www.agenciasoma.com.br)


21/9/2009 - 21h1m




  Numa entrevista para um dos mais importantes programas da televisão brasileira, o Roda Viva, da TV Cultura, nesta segunda-feira, 21/9, a senadora e ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, teve um debate acalorado com os jornalistas sobre temas relacionados à sua espiritualidade evangélica. Debateu ensino de criacionismo nas escolas, aborto, conquista do voto "evangélico", descriminalização da maconha e células-tronco.
  
   "Obscurantista" foi um dos termos usados para definir o conjunto de posições defendidas pela possível candidata à Presidência pelo Partido Verde (PV), num debate que esquentou em diversos momentos, com manifestações de irritação tanto por parte da entrevistada quanto de alguns entrevistadores. "O Estado é laico", pregou uma jornalista. Marina concordou plenamente, mas acrescentou que ser laico não impede que pessoas de qualquer confissão de fé possam liderá-lo.
  
   Os Twitters Alexandre Saconi, Lucia Freitas e Davi Rocha, presentes ao estúdio, contaram como foi a entrevista. Dentre os detalhes que deram, leia alguns trechos (tweets) das perguntas e respostas relacionadas à fé cristã evangélica professada pela entrevistada.
  
   "Marina Silva é contra a descriminalização da maconha, pois não acredita que isto resolva o problema pura e simplesmente."
  
   "A senadora defende que seja ensinada a teoria do criacionismo e do evolucionismo para que as pessoas tenham liberdade de escolha."
  
   "Marina Silva responde sobre questões ligadas à religião, como votos, aborto, a relação com a política e ensino do criacionismo."
  
   "Há uma discussão, não necessariamente há necessidade de usar célula de embrião."
  
   "Muito boa a charge do Caruso com Gabeira defendendo a maconha e Marina dizendo "o que é isso companheiro?""
  
   "Eu sou contrária a descriminalização da maconha", depois de Paulo Moreira Leite insistir na questão.
  
   "Lorival pergunta sobre descriminalização da maconha, cita Gabeira que defende; Marina lembra que FHC também defende."
  
   "Eleonora pergunta de aborto: "as pessoas não buscam o aborto porque querem abortar, importante é que as pessoas tenham informações".
  
   "Nunca defendi o criacionismo nas escolas, apenas acredito em Deus" - Marina Silva.
  
   Marina Silva fala alto com Paulo Moreira Leite e o papo fica bom aqui: "guerra santa no brasil não acontece".
  
   "Onde alguém me viu defendendo o criacionismo na escola? Não disse isso." - Marina. O clima esquentou.
  
   "Denise fala do voto do evangélico. Marina: "tem que ter cuidado de não tratar o eleitor de forma rotulada; o evangélico é cidadão."
  
   "Aborto sob a ótica de Marina Silva: tem que haver plebiscito sem polarização".
  
   "Alívio total: alguém que não deseja q todo mundo pense igual. Marina é contra o aborto. debate tem que ser público e com cuidado".
  
   "Joke? O jeito de Marina Silva me lembra uma freira, no melhor sentido."
  
   Outra informação interessante relacionada à entrevista é a apresentação de Marina Silva no site do programa Roda Viva destaca sua origem humilde e luta pelo meio ambiente:
  
   "Filha de nordestinos que foram colonizar a Amazônia, Marina Silva nasceu no Acre e desde cedo trabalhou como lavradora. Em Rio Branco, trabalhou como doméstica, se alfabetizou pelo Mobral (Movimento Brasileiro de Alfabetização, criado pelo governo federal em 1967, para alfabetização de adultos) e formou-se em história aos 26 anos.
  
   "Em 1988 Marina Silva elegeu-se vereadora de Rio Branco, pelo Partido dos Trabalhadores. Em 90 foi deputada estadual e em 95 elegeu-se senadora, sendo reeleita em 2003.
  
   "Com a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Marina Silva assumiu o Ministério do Meio Ambiente, onde ficou até maio do ano passado, quando deixou o cargo após atritos com outros integrantes do Governo.
  
   "No mês passado ela deixou o Partido dos Trabalhadores, onde permaneceu por quase 30 anos para se filiar ao PV.
  
   "Marina Silva é uma ambientalista premiada e reconhecida pela Organização das Nações Unidas."
  
   O Roda Viva é transmitido às segundas-feiras, ao vivo pela Internet às 18h30 e às 22h10 pela TV aberta, sem edição.
  
   Atualização em 22/9/09, às 09h59min:
  
   Veja aqui os melhores momentos da entrevista com a senadora Marina Silva.

Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães