Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 10/04/2013

Mensagem especial para os pastores e pastoras da Igreja Metodista

Amadas pastoras e queridos pastores,
Graça e Paz!

“... Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza. Persiste em ler, exortar e ensinar, até que eu vá. Não desprezes o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbitério. Medita estas coisas; ocupa-te nelas, para que o teu aproveitamento seja manifesto a todos. Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem”. 1 Timóteo 4:12-16

Temos a honra de celebrar mais um dia da Pastora e do Pastor! Que benção, pois indica que estamos ativos no pastoreio, independente de onde estamos geograficamente servindo a Deus e a Igreja Metodista.

O ministério que tivemos o grande privilégio de receber de Deus visa duas práticas constantes e fundamentais, as quais não podemos nos esquecer jamais; segundo Wesley “visa à Gloria de Deus e à Salvação de Vidas”.

O pano de fundo de nosso ministério, o que o alicerça, foi o encontro pessoal que tivemos com Jesus Cristo, culminando em nossa salvação pela graça mediante a fé. Experiência extraordinária, pois foi a manifestação pratica do grande e caro amor de Deus por nossas vidas, nos dando redenção e nos possibilitando ser discípulas e discípulos nos caminhos da missão.

Não tem como ocultar o privilégio do chamado para o ministério pastoral, momento sublime, marcante e muito relevante em nossa caminhada de fé. Sem tal convicção mais difícil se torna o ministério, para não dizer quase impossível. No ministério encontramos lutas, tribulações, angustias, contradições, paradoxos e outras realidades que não estamos isentos. Daí a importância de ter marcas que confirmam o chamado e revelam que alem de sermos de Deus, possuímos marcas de seu caráter em nossas vidas e ações pastorais.

Ser pastora e pastor tem como marca fundamental a vivencia do amor para com o próximo, ovelhas e não ovelhas, mais do que dos demais de nossa comunidade. Ter compaixão passa ser motivação real para avançarmos na direção dos outros com algo bom e profundo para ministrar em nome de Deus. Quem ama e tem compaixão não consegue ficar inerte diante dos outros, por isto se responsabiliza e leva muito a serio a grande obra que lhe foi confiada.

Wesley diz:“Quanto ao seu oficio, o que faz ser um ministro do Evangelho, um pastor de almas, se não a completa dedicação a Deus, a abstenção, com todo cuidado e diligencia, de toda má palavra e obra, de toda aparência de pecado? Não deve sua vidas estar de acordo com o chamado a ser exemplo de caráter? Não deve sua vida estar de acordo com o chamado, em continuo ato de louvor a Deus e de solidariedade a todas as pessoas? Não deve ele ser humilde, serio, prudente, gentil, paciente e abstêmio? Não foi vocacionado por Deus com a finalidade de providenciar luz e poder a seus irmãos, guiando-os nos muitos perigos”?

Que na continuidade de seu ministério pastoral, você seja guardado, amado e usado pelo Deus trino, juntamente com sua preciosa família e comunidade local.

Conte com a oração de seus bispos e bispa,

Bispo Adonias Pereira do Lago
Presidente do Colégio Episcopal


Posts relacionados

Geral, por Sara de Paula

E-book DNTC | Crianças em ação com os Aventureiros em Missão

O Departamento Nacional de Trabalho com Crianças da Igreja Metodista disponibiliza gratutitamente o e-book Crianças em ação com os Aventureiros em Missão.

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

wcc