Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/09/2013

Metas das mulheres para o milênio

"A Federação Mundial de Mulheres Metodistas e das Igrejas Unidas decidiu em sua última Assembléia convocar as mulheres metodistas a unirem-se ao acordo internacional feito pelos governos nas Organizações das Nações Unidas de eliminar a pobreza extrema até o ano 2015. Este esforço internacional conhecido como As Metas de Desenvolvimento do Milênio identifica oito metas, que articuladas, podem impactar os países que vivem em extrema pobreza, e certamente, entre eles estão os países da América Latina e do Caribe.

Com certeza que as mulheres metodistas podem contribuir para o alcance destes objetivos, mas para isso é necessária uma capacitação, uma articulação com organizações da sociedade civil, uma ação ecumênica e efetiva para eliminar as causas da pobreza e da desigualdade de gênero que mantêm as mulheres alijadas dos processos de decisão, seja concernente a sua própria vida, ou ao exercício de sua cidadania.

Sendo assim, o projeto Sabedoria e Testemunho com o objetivo de apoiar a Confederação de Mulheres Metodistas da América Latina e do Caribe a desenvolver seu compromisso junto as Federações Nacionais no continente, organizou um Seminário de Capacitação para estudo das Metas do Milênio.

Sabedoria e Testemunho é uma iniciativa da Junta Geral de Ministérios Globais e da Divisão de Mulheres da Igreja Metodista Unida voltadas para a formação de mulheres na América Latina e vem apoiando a Confederação desde sua diretoria anterior e segue com a intenção de apoiar a atual diretoria no seu mandato.

As participantes do Seminário foram as irmãs: Jane Eyre Silva da Mata (presidente), Ivonne Pereira Diaz (Vice Presidente de Área), Giselle Laluce Alves dos Santos (Vice Presidente), Sueli Ferrari Mestre (Secretária de Atas), Leila de Jesus Barbosa (Secretária Correspondente), Joselanda Monteiro dos Santos (Tesoureira), Ivana Maria Ribeiro de Aguiar Garcia (Vogal) e Sonia do Nascimento Palmeira (Vogal).

As oito metas são as seguintes:

1. Erradicar a pobreza extrema e a fome;

2. Alcançar o ensino primário universal;

3. Promover a igualdade de gênero e empoderar às mulheres;

4. Reduzir a mortalidade infantil;

5. Melhorar a saúde materna;

6. Combater a Aids, Malária e etc;

7. Assegurar a sustentabilidade ambiental;

8. Promover uma parceria mundial para o desenvolvimento.

A Confederação da América Latina e do Caribe escolheu trabalhar as metas 1 e 3 aqui no Brasil, a começar pela igreja em nível geral no trabalho de assistência e acompanhamento às famílias com carência, apoiando programas de governo nacional e local como o "Projeto Povo de Rua" existente em São Paulo, apoiando também projetos de capacitação para geração de rendas como o "Escola de Missões para Mulheres" no Rio de Janeiro e o Clube de mães indígenas na REMA.

A Coordenadora do Projeto Sabedoria e Testemunho, revda Rosângela Oliveira, foi a organizadora do seminário que aconteceu em Pedra de Guaratiba, RJ, na casa da irmã Lydia Dolyra Soares de Oliveira, mãe da revda Rosângela, tendo também parte do seminário sido realizado nas dependências do LAMAG (Lar Metodista Ana Gonzaga), em Inhoaíba, Rio de Janeiro, onde tivemos a oportunidade de conhecer de perto as vovós lá residentes e o trabalho desenvolvido pela atual diretoria que tem a irmã Lydia Dolyra como Coordenadora.

Tivemos também a oportunidade de visitar o IMAG (Instituto Metodista Ana Gonzaga), quando pudemos constatar o bom trabalho desenvolvido pelo atual diretor - Ronaldo Rodrigues Pereira.

Com certeza saímos deste seminário conscientes de nossa responsabilidade como mulheres cristãs de estarmos procurando conhecer os programas que já vêem sendo desenvolvidos no sentido de erradicar a pobreza extrema e a fome e nos engajarmos a eles para podermos somar e aumentar as forças.

Com o objetivo de levar as Metas do Milênio para as outras Federações Latino Americanas e Caribenha a CFMAL está organizando um Seminário de Capacitação no Chile entre os dias 12 e 17 de maio de 2008, onde se pretende ter pelo menos uma representante de cada país da América Latina e do Caribe, num esforço para incluir várias destas metas em agendas internacionais, nacionais e locais de cada Unidade Federada.

Bem sabemos que é um desafio, mas unidas e com vontade de realizar alguma coisa em prol dos que nada tem estamos certas de que poderemos fazer a diferença em Cristo Jesus.

Leila Barbosa- Vice Presidente da Confederação Metodista de Mulheres

• Para visulalizar o álbum de fotos, clique aqui.


Posts relacionados

Geral, por Sara de Paula

Angular Editora no 21° Concílio Geral da Igreja Metodista

Conciliares e convidados(as) do 21° Concílio Geral da Igreja Metodista, poderão encomendar as obras da Angular Editora com preços especiais, contanto com a vantagem de retirar os produtos sem frete durante o evento. Os pedidos podem ser realizados até o dia 29 de junho pelo WhatsApp e Central de Atendimento da Angular.

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães