Publicado por Sara de Paula em Destaques Nacionais - 05/10/2023

Metodistas do sul do Brasil se mobilizam para socorrer vítimas de crise climática

marinha-do-brasil-rs-518-800x568.jpg

Imagem: Marinha do Brasil / RS – Divulgação Agência Brasil

Após um mês do início da crise climática que atinge o estado brasileiro do Rio Grande do Sul, metodistas da região permanecem mobilizados frente ao grande desafio de socorrer centenas de pessoas vitimadas pela tragédia em diferentes cidades e áreas atingidas.

O Governo do Estado do Rio Grande do Sul informou em seu último boletim que são 51 vítimas fatais em decorrência da crise climática que registrou a passagem de um ciclone extratropical pelo estado, e causou o transbordamento do Rio Taquari. A tragédia ainda chegou a registrar o número de mais de 5.200 pessoas desabrigadas e mais de 20.200 pessoas desalojadas. No total, cerca de 400 mil pessoas foram afetadas pelo evento climático extremo. 

É frente a esse cenário que as lideranças e membros da Igreja Metodista da 2ª Região Eclesiástica, que abrange o estado do Rio Grande do Sul, se organizaram em quatro frentes de arrecadação de donativos desde o dia 8 de setembro, além de oferecer a possibilidade de participação de doação de pessoas de todo o país através de doações via PIX, para fortalecer o socorro às vítimas. Os pontos de arrecadação permanecem ativos, bem como a arrecadação financeira. O Bispo Nelson Magalhães Furtado, presidente da 2ª Região Eclesiástica, partilhou os desafios que a igreja enfrenta, afirmando que apesar do número de membros da região não ser tão grande, há muito disposição para o trabalho, inclusive em parceria com as demais organizações que se mobilizam no local. Ao mencionar irmãos e irmãs que perderam tudo, ele destacou que muitos(as) perderam também a esperança. “Nós como Igreja aqui na 2ª Região Eclesiástica temos procurado também nos solidarizar, estar junto, fazer campanhas que possam ajudar pessoas que estão vitimadas por essa situação para diminuir as suas dores”, contou em entrevista.

"Isso nos mobiliza, isso nos desafia a ter posição em nome do Senhor Jesus Cristo como Igreja Metodista, com a história da Igreja, com o compromisso que a Igreja Metodista tem, especialmente com aqueles que sofrem, aqueles que choram", contou o bispo pontuando que além das cidades que estão ao entorno das Igrejas, também há esforços para alcançar as cidades mais distantes atingidas. "Nossos recursos não são muitos, mas aquilo que nós podemos levantar, que nós podemos angariar, aquilo que podemos em campanha fazer estamos fazendo e levando isso para as pessoas", afirmou ainda o bispo.

Sobre a continuidade da campanha, o bispo Nelson Magalhães Furtado partilhou que todo o povo metodista é conclamado a enviar recursos para que essas doações sejam transformadas em mantimentos e materiais básicos para “ser testemunho vivo do Senhor não só em palavras, mas em ação”.


Confira os pontos de arrecadação metodista no sul do país e saiba como doar:

Pontos de arrecadação:

Igreja Metodista em Bento Gonçalves
Rua Júlio de Castilhos, 431 — Centro, Bento Gonçalves
Responsável: Rev. Miguel Anilton

Igreja Metodista em Passo Fundo
Rua Bento Gonçalves, 380 — Centro, Passo Fundo
Responsável: Rev. Clemir Chagas.

Igreja Metodista em Cruz Alta
Rua Gen. Osório, 725 — Malheiros, Cruz Alta
Responsável: Rev. Ideifle Junior

Igreja Metodista Wesley
Rua São Vicente, 180 — Rio Branco, Porto Alegre
Responsável: Rev. Silvio Mota

O que doar:

Água potável;
Materiais de higiene;
Alimentos;
Roupas e calçados.

Para doações financeiras:

Associação da Igreja Metodista I Banco do Brasil
Agência: 0367-0
Conta Corrente: 80179-8
Chave PIX e-mail: tesourariaregional@2re.metodista.org.br

 

Leia na íntegra a carta da 2ª RE ao Colégio Episcopal

Sara de Paula
Com informações da 2ª Região Eclesiástica e Governo do Estado do RS


Posts relacionados

Destaques Nacionais, por Sara de Paula

Clamor de paz por Israel e Palestina

Nós, bispos e bispa da Igreja Metodista brasileira, manifestamos nossa preocupação e nosso lamento pelo conflito entre Israel e Palestina, que se agravou no último sábado, dia 7 de outubro, com o ataque surpresa do grupo Hamas contra Israel. Desde então, com ataques e retaliações, o conflito já soma mais de 1.800 vítimas fatais entre israelitas e palestinos(as), além de centenas de pessoas feitas de reféns.

Expositor Cristão, Destaques Nacionais, por Marcelo Ramiro

Expositor Cristão recebe Prêmio Areté de melhor jornal

O dia 12 de agosto vai ficar marcado na história da Igreja Metodista. O jornal Expositor Cristão foi eleito o melhor jornal evangélico do Brasil! 

Destaques Nacionais, por Marcelo Ramiro

Expositor Cristão explica como será a próxima Eleição Episcopal

No mês de julho de 2016 a liderança da Igreja Metodista se reunirá no 20º Concílio Geral para tomar uma série de decisões, entre elas, escolher os/as novos/as integrantes do Colégio Episcopal. Saiba como será o processo de eleição que começa a partir deste ano nas igrejas de todo o Brasil!