Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

Mídia e Religião

O evento debaterá a interface entre Mídia, Religião e Cultura

A Universidade Metodista de São Paulo reunirá pesquisadores, profissionais e estudantes de todos os continentes na 6ª Conferência Mídia, Religião e Cultura - Diálogos na Diversidade, entre os dias 11 e 14 de agosto. O encontro contará com a presença do Prêmio Nobel da Paz, Adolfo Pérez Esquivel. Esta é a primeira vez que este evento é realizado na América Latina - e no Hemisfério Sul.

O evento visa partilhar os mais recentes estudos sobre como a Mídia, Religião e Cultura se inter-relacionam. São sete painéis temáticos que trazem contribuições científicas e profissionais do Brasil e do exterior.

"Ao sediar esta edição da Conferência, que será a primeira na América Latina e no Hemisfério Sul, a Metodista obtém um reconhecimento internacional, que certamente lhe colocará em um circuito importantíssimo no campo da produção de conhecimento em comunicação, religião e teologia" explica a diretora da Conferência, professora doutora Magali do Nascimento Cunha.

Segundo a professora, os participantes do evento terão acesso a conteúdos que representam o que há de mais atual na pesquisa nestas áreas. "O destaque fica por conta da abertura, que terá a presença do Prêmio Nobel da Paz de 1980, Adolfo Pérez Esquivel, ativista dos Direitos Humanos, que abordará, já nos primeiros momentos da conferência, a relevância de se valorizar as questões da diversidade e do diálogo num mundo que hoje carece de paz".

"Religião é um dos mais importantes assuntos do século 21. As ferramentas e idéias que utilizamos no passado para entendê-la não são adequadas. A maneira como nós temos pensado religião no passado não costuma incluir a mídia. Hoje nós devemos estudar o papel da mídia na religião e religião na mídia, seriamente", declara o organizador internacional da Conferência, professor Stewart Hoover.

Dennis Smith, ex-presidente da Associação Mundial para a Comunicação Cristã (WACC) - América Latina -, tem grande expectativa com relação ao evento. "A Conferência trará papers provocativos, debates e séria reflexão por engajados profissionais, representando os muitos diferentes pontos de vista que verdadeiramente querem fazer o mundo um lugar melhor".

O evento é promovido pela Universidade Metodista de São Paulo em parceria com a Cátedra UNESCO/ Metodista de Comunicaçãoe com o apoio da WACC - América Latina.

Com inscrições até 31 de julho, o encontro é aberto a toda comunidade. Os residentes do Brasil devem preencher o formulário, que está disponível no site da Metodista, www.metodista.br, e efetuar o pagamento do boleto no valor de R$ 40,00, em qualquer agência bancária.

Confira a programação completa da 6ª Conferência Mídia, Religião e Cultura aqui. Mais informações, pelo telefone (11) 4366-5577 ou pela página web www.metodista.br/ev/conferencia.


Posts relacionados

Geral, Liturgia, por Sara de Paula

Liturgia de Ação de Graças 2022 | Te damos graças, oh, Deus

Confira a sugestão de liturgia para o Dia de Ação de Graças 2022. A sugestão do Departamento Nacional de Escola Dominical tem como tema "Te damos graças, oh, Deus". Faça download também em PDF. 

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães