Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

Moltmann

 '"Vida,  "Vida, Esperança e Justiça" foi o tema do diálogo com o teólogo alemão Jürgen Moltmann, na Semana de Estudos Teológicos da FaTeo, realizada em 2008 em conjunto com a Semana de Estudos da Religião do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da Metodista. O evento teve início na noite de 29 de outubro, com palestra sobre as principais ênfases da teologia de Jürgen Moltmann sobre o futuro, pelo Rev. Dr. Levy da Costa Bastos, atualmente missionário metodista a serviço na Alemanha. A palestra foi seguida de um pronunciamento do Dr. Moltmann que defendeu uma teologia e uma prática cristãs em torno da defesa e do amor à vida.

Nessa mesma noite foram lançadas duas obras: a segunda edição do livro "Protestantes, Pentecostais e Ecumênicos" , de autoria do ex-professor da Metodista recentemente falecido Dr. Antonio Gouvêa Mendonça, em sua homenagem; e a edição 22 da Revista da FaTeo Caminhando, com uma coleção de artigos com ênfase na vida e na obra de Jürgen Moltmann.

Nos dias 30 e 31 de outubro, Moltmann pronunciou duas palestras: a primeira, uma reflexão sobre a atualização de sua obra mais famosa a "Teologia da Esperança", tendo contribuições dos teólogos metodista Rui Josgrilberg e católico-romano Jung Mo Sung, como debatedores; e a segunda, "Uma teologia para a vida - uma vida para a teologia", em que destacou suas memórias teológicas do contato com a América Latina, sendo debatedores os teólogos católico-romano José Oscar Beozzo e luterano Milton Schwantes. As palestras de Moltmann e outros textos inéditos do teólogo foram publicados pela Editeo (Editora da FaTeo) por meio do livro lançado no evento no evento: "Vida, esperança e justiça. Um testamento teológico para a América Latina".

Na noite de 30 de outubro, um momento especial marcou o evento: a outorga do título Dr. Honoris Causa a Jürgen Moltmann pela Universidade Metodista de São Paulo. Abrindo a cerimônia, o coral da FaTeo apresentou canções latino-americanas relacionadas ao tema da Esperança, entremeadas com trechos de escritos de Jürgen Moltmann. A mesa da solenidade foi composta reitor da universidade Márcio de Moraes, pelo representante do Colégio Episcopal Metodista Bispo Paulo Tarso de Oliveira Lockmann, pelo diretor da Faculdade de Teologia Rui Josgrilberg, pelo coordenador  do Programa de  Pós-Graduação em Ciências da Religião Jung Mo Sung, e o homenageado acompanhado pelo intérprete, prof. Levy Bastos. Na cerimônia do Conselho Universitário, que reuniu cerca de 350 pessoas, o prof. Rui Josgrilberg apresentou uma breve biografia de Moltmann incluindo sua contribuição como teólogo, seu significado para a educação teológica na América Latina, e seu papel na sua luta pelos direitos humanos e as causas da justiça e da paz.

No pronunciamento como homenageado, Moltmann  agradeceu a concessão do título, se disse emocionado com o canto coral, lembrou ainda teólogos latino-americanos como Leonardo Boff, Jose Miguez Bonino, Gustavo Gutiérrez e Ruben Alves e de teólogos europeus como Karl Barth, Karl Rahner, Wolfhart Pannenberg e ele mesmo como construtores de uma história importante. Ao final, sob forte emoção, disse se sentir mais bem entendido aqui na América do Sul do que na Europa, exclamando: "Vocês me entendem melhor até que eu mesmo." E admitiu que hoje a teologia latino-americana já tem maioridade e independência, razão pela qual ele diz a alunos e colegas na Europa: "leiam os teólogos latino-americanos!"

Esse foi um dos destaques dos pronunciamentos de Moltmann na Semana de Estudos: o reconhecimento da contribuição da Teologia Latino-Americana, a Teologia da Libertação e suas vertentes, para a teologia européia, em especial a dimensão política da leitura teológica. Os teólogos brasileiros participantes do diálogo reafirmaram o lugar da contribuição de Moltmann à teologia do continente, e a importância de um movimento de revalorização e atualização do pensamento crítico que marcou a Teologia da Libertação.

Durante a Semana de Estudos foi também realizado o Congresso de Produção Científica da Universidade Metodista de São Paulo, no qual 85 trabalhos foram produções da FaTeo, de estudantes e professores/as. Entre essas produções nove são pesquisas especificamente relacionadas

Outras obras da Editeo foram lançadas durante o evento: "Em busca do Reino", de Phillys Reily, material para crianças e professores/as que trabalham com educação cristã; "Em espírito e em verdade. Um curso de liturgia", do prof. da FaTeo Luiz Carlos Ramos, da Coleção Cristianismo Prático. Foi também lançada e distribuída uma nova edição da revista Mosaico Apoio Pastoral, com o tema "Graça Preciosa".

Para ilustrar esta matéria, fotos no site www.metodista.br/fateo.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Fateo


Posts relacionados