Publicado por Sara de Paula em Geral - 16/10/2022

Nota de falecimento | Bispo Paulo Ayres Mattos

pauloayres-561-800x568.jpg

O Colégio Episcopal da Igreja Metodista e a Coordenação Geral de Ação Missionária (Cogeam) vem a público, se solidarizar com os familiares e amigos próximos do revmo. Bispo Emérito Paulo Ayres Mattos, que faleceu nesse domingo, dia 16.

O Bispo Paulo Ayres, eleito bispo em 1977, desenvolveu cabalmente seu ministério episcopal na Igreja Metodista e fora dela, sendo um dos ícones de representatividade ecumênica na sociedade.

Foi Bispo presidente na Região Missionária do Nordeste – Remne e na Primeria Região Eclesiástica, além de presidente da Koinonia e referência em outros órgãos ecumênicos e professor titular da Faculdade de Teologia, em São Bernardo do Campo. Bispo Ayres deixou um legado, um testemunho e uma história para ser lembrada por várias gerações.

O Bispo Ayres, quando presidente do Conselho Diretor da Koinonia, Presença Ecumênica e Serviço – instituição cristã sem fins lucrativos, assumiu a presidência em duas ocasiões distintas. Em entrevista ao jornal Expositor Cristão em 2016, ele destacou alguns projetos de relevância na instituição, dentre eles o Programa de Apoio à Criança e Agricultura Familiar. 

O Bispo Paulo Ayres destacou a sua trajetória na instituição na ocasião. “Quando fui nomeado para ser bispo no Nordeste levantei a questão para o Colégio Episcopal e, na ocasião, para o Conselho Geral da Igreja Metodista dizendo que aceitaria ser indicado para o Conselho Diretor; isso por volta dos anos 1990. Naquele tempo, Diaconia era um órgão de assistência social e cursos profissionalizantes. Começamos a ver que a organização tinha mais potencial na área social e investimos nisso. Nessa mesma ocasião fui eleito presidente do Conselho Diretor. Portanto, tive dois períodos de Presidência, de 1995 a 2000 e de 2010 a 2015.”

Foi um privilégio muito grande ter o pastor e Bispo Paulo Ayres Mattos como membro de nossa Igreja. 

Que Deus abençoe aos familiares e esteja sempre presente nesse tempo de dor e separação.

 

Colégio Episcopal 
Cogeam


Expositor Cristão - O Bispo Emérito da Igreja Metodista, Paulo Ayres Mattos, faleceu na manhã desse domingo. Segundo informações, o bispo estava internado sob cuidados paliativos.  O culto de despedida será realizado na Igreja Metodista em Rudge Ramos, onde o bispo era membro e a cremação será no crematório da Vila Alpina, em São Paulo.

Ontem, 15, o Presidente do Colégio Episcopal, Bispo Luiz Vergílio Batista da Rosa, emitiu uma nota de solidariedade  e um pedido de oração pela saúde do Bispo Paulo Ayres. "Peço ao povo metodista e a comunidade cristã ecumênica na qual o Bispo Ayres tem sido referência de unidade e acolhimento, que se coloque em oração a favor dele e de sua família, rogando por sua vida e pelo refrigério de sua esposa Maria Rita, seus filhos e demais familiares", dizia trecho da Nota que você pode ler aqui.


Informações sobre o culto fúnebre e cremação

Data: 17 de outubro de 2022
Velório na Igreja Metodista de Rudge Ramos a partir das 8h (Rua Alfeu Tavares, 85, São Bernardo do Campo, SP)
Culto: 10h
Cremação no Crematório de Vila Alpina a partir das 12h

Transmissão ao vivo: http://bit.ly/pauloayres


Saiba mais sobre a missão do Bispo Paulo Ayres

Em 1977 o Bispo Paulo Ayres foi eleito no Concílio como Bispo da 1ª Região Eclesiástica. Em 1987, no 14º Concílio Geral, foi o primeiro Bispo superintendente da nova Região Missionária, a REMNE. Em 1997, no 16º Concílio Geral, em Belo Horizonte, se aposenta e é eleito Bispo Emérito da Igreja Metodista Brasileira. 

Veja mais informações sobre a missão do Bispo Paulo Ayres no site do Jornal Expositor Cristão

Assista ao episódio do programa Diálogos em Tempos de Crise com a participação do Bispo Paulo Ayres

 


Posts relacionados

Geral, por Sara de Paula

Nota do CE sobre a suspensão de atividades dos Colégios Metodistas em Ribeirão Preto e São Bernardo do Campo

Nós, bispos e bispa do Colégio Episcopal da Igreja Metodista, informamos aos irmãos e irmãs metodistas que estamos acompanhando os desdobramentos da recuperação judicial das Instituições Metodistas de Ensino, e participando das decisões que entendemos serem melhores para o futuro da Igreja e da Educação Metodista.

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães