Publicado por Sara de Paula em Colégio Episcopal - 10/01/2023

Nota de Repúdio a atos de violência e vandalismo

capa-documento-nota-100123-442-800x568.jpg

BAIXE EM PDF

"... Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus". (Mateus 5.9)

 

O Colégio Episcopal da Igreja Metodista no Brasil vem por este instrumento registrar seu repúdio a todo e qualquer ato de violência e vandalismo que tem ocorrido em nosso País, em especial o de Brasília, no dia último domingo, 08 de janeiro de 2023.

Reconhecemos que manifestações de oposição fazem parte da democracia, mas não aceitamos as práticas totalitárias que vimos nestes atos que negam os valores do Evangelho de Jesus e a construção da paz na sociedade brasileira.

Vivemos num país polarizado, o exige de quem governa e quem perdeu as eleições, pensar no melhor para o Brasil. Diante da delicadeza do momento, recomendamos às autoridades, bem como ao povo, em especial aos cristãos e cristãs metodistas, que não inflamem a situação, mas sejam agentes da paz e da reconciliação mútua, por algo maior que todas as pessoas – o bem de nossa nação.

Cremos que a bem-aventurança de promover a paz (Mt 5.9) é também um chamado a nós, como povo de Deus, para sermos construtores e construtoras da paz. Somos ainda chamados e chamadas, como discípulos e discipulas de Jesus, a viver a santidade integral e essa construção da paz.

Por isso, nós repudiamos os movimentos promotores da violência e caos e reafirmamos que, como Igreja Metodista, somos a favor do processo democrático, reconhecemos os poderes constituídos e oramos pela paz e pela superação das divisões que marcam nosso País, divisão que pode alcançar as famílias e a comunidade de fé.

Conclamamos o povo chamado Metodista a buscar a "construção da paz", no amor e respeito, no testemunho a partir da revelação de Deus para nossas vidas!

Conclamamos a Igreja a um tempo de intercessão e jejum em favor da nossa Nação.

Que a "paz e a justiça possam se beijar".

No amor de Cristo,

Adonias Pereira do Lago
Presidente do Colégio Episcopal

Bruno Roberto Pereira dos Santos
Secretário do Colégio Episcopal

 

São Paulo, 10 de janeiro de 2023.


Leia a "Declaração por civilidade e repeito à democracia", emitida pela Igreja Metodista do Uruguai, abordando os atos de violência de 8 de janeiro no Brasil. Clique aqui.


Posts relacionados

Colégio Episcopal, por Sara de Paula

Nota sobre o pedido de Impeachment protocolado por lideranças religiosas

O Colégio Episcopal, sem entrar na discussão do mérito das questões levantadas em relação ao pedido de impeachment do Presidente Jair Bolsonaro, esclarece que a Igreja Metodista não é oficialmente signatária deste pedido, protocolado junto à Câmara de Deputados por segmentos cristãos.

Colégio Episcopal, por Sara de Paula

Pronunciamento do Colégio Episcopal acerca do novo Coronavírus

Dirigimo-nos à toda a Igreja nesses tempos turbulentos em que todos os dias nos chegam novas notícias alarmantes acerca do novo Coronavírus. Nossa intenção, além de orientar, é despertar-nos a todos e todas para as ações que podemos tomar com fins preventivos, bem como mobilizar-nos em oração pela bênção de Deus e sua proteção sobre todas as pessoas, especialmente as menos favorecidas e mais vulneráveis de nossas populações mundiais.