Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

Novo bispo argentino

Em sua primeira entrevista, o novo bispo destacou o trabalho de seus antecessores e a importante presença do metodismo no país, desde os tempos da ditadura e até os dias de hoje

Fonte: AGENCIA DE NOTICIAS PRENSA ECUMENICA  

O pastor Frank de Nully Brown foi eleito bispo da Igreja Evangélica Metodista na Argentina, no sábado, dia 15, na Assembléia Geral  que se realizou de 14 a 17 de agosto nas instalações do Colégio Ward de Ramos Mejia.

O pastor Frank tem 50 anos e atualmente é Superintendente da Região Patagônica, com sede em Neuquén.

A eleição da Igreja Metodista na Argentina ocorre na Assembléia Geral composta por um(a) representante laico(a) de cada congregação e pastores(as) eleitos(as) nas Assembléias Regionais. Desta forma, o número de pessoas leigas é muito superior ao de pastores e pastoras.

O bispo é eleito para um mandato de quatro anos, renováveis apenas uma vez. Este é o caso da bispa Nelly Ritchie, que tendo sido reeleita e cumprido os oitos anos regulamentares não podia ser eleita novamente. Os bispos e bispas que deixam suas funções são denominados "eméritos". O metodismo argentina passa a ter três pessoas nessas condições: os bispos Federico Pagura, Aldo Etchegoyen e, agora, a bispa Nelly Ritchie.

Em sua primeira entrevista após eleito, o bispo Frank de Nully Brown falou à Agência de Notícias Prensa Ecumênica. Ele recordou que neste ano se cumprem as quatro décadas da autonomia da Igreja Metodista para afirmar que "nestes 40 anos, a presença da Igreja Metodista na sociedade nacional tem sido muito importante, exemplificada pela ação de bispos como Carlos T. Gattinoni, fundador da Assembléia Permanente dos Direitos Humanos (ADH), membro da CONADEP nos momentos em que era necessário acalmar os ventos de tempestade na Argentina e também em seu intenso trabalho com os refugiados chilenos de 73".

Na mesma linha, o novo bispo metodista reconhece o trabalho de seu antecessor, bispo Federico Pagura, "que teve que exercer o ministério episcopal nos períodos difíceis da ditadura, anos negros da história da Argentina, quando tanto internamente quanto externamente defendeu os Direitos Humanos de tal forma que a forte presença da Igreja Metodista e o impacto que produziu na sociedade dura até hoje".

Nesse aspecto, Frank de Nully Brown fez questão de destacar que o impacto metodista tem a ver com sua ação a nível social e espiritual, como uma marca do metodismo, que concilia o trabalho social com a referência ao Evangelho. Para Brown, tanto Gattinoni quanto Pagura foram bispos que "marcaram com clareza o que é a identidade metodista que até hoje se reconhece em tantos lugares", uma linha episcopal que continuou "até o bispo Aldo Etchegoyen, que também atuou e ainda trabalha em prol dos Direitos Humanos em distintos espaços da sociedade nacional e internacional e no bispado de Nelly Ritchie, a primeira mulher episcopisa na Argetina que, para o sentir coletivo da sociedade foi um impacto significativo e que fala claramente de uma igreja inclusiva".

Agencia de Noticias Prensa Ecuménica
www.ecupres.com.ar

Veja a entrevista do novo Bispo na íntegra (em espanhol)


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães