Publicado por Sara de Paula em Destaques Nacionais - 23/10/2023

Outubro Rosa: Confederação Metodista de Mulheres promove campanha partilhando relatos

capa-outubro-rosa-596-800x568.jpg

Nesse mês de outubro, a Confederação Metodista de Mulheres apoia a divulgação da campanha Outubro Rosa. Com o tema "Cuide-se. Toque-se. Previna-se.", a campanha traz a voz de mulheres metodistas que partilham informações sobre a campanha e suas experiências.

Confira abaixo o conteúdo da campanha, e utilize o material nas redes sociais da sua Igreja Local e com a Sociedade Metodista de Mulheres. Indicamos ainda o material de apoio produzido pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) e Sistema Único de Saúde (SUS), para promover a constientização e a importância do auto exame. 


Mensagem da Confederação Metodista de Mulheres

Graça e paz, queridas irmãs!

Estamos no mês de Outubro e nós da CMMB, nos engajamos na  Campanha do Outubro Rosa, trazendo uma mensagem muito importante para cada uma de vocês. A  Campanha do Outubro Rosa visa a conscientização da importância do diagnóstico precoce para prevenção do câncer de mama e, mais recentemente, também do câncer do colo de útero. Mais especificamente, o câncer de mama que é responsável pelo segundo maior número de mortes  em mulheres.

Estamos aqui para falar a você, querida irmã, que é de suma importância o cuidado com sua saúde e seu corpo! Lembre-se que nosso corpo é templo e morada do Espírito Santo e devemos cuidar dele com todo amor. Somos lindas, filhas do Senhor!

Não deixe de realizar os exames de Mamografia e Papanicolau periodicamente! É de vital importância para um diagnóstico precoce. Procure os órgãos de saúde e insista quando não conseguir rapidamente!

No caso do câncer de mama, há uma orientação médica para o auto exame, onde você mesma pode apalpar seus seios. O principal sintoma do câncer de mama é o nódulo (caroço) que na grande maioria das vezes é indolor e de crescimento lento. Outros sintomas são a retração da pele, vermelhidão da pele, secreções que saem espontaneamente (sem expressão) dos mamilos, principalmente cristalino como água ou com sangue. Portanto, fique alerta sempre!

Outros cuidados devem ser observados. Como manter uma alimentação equilibrada, praticar exercícios físicos e ter hábitos saudáveis. Passeios que alegram a alma e encontros com outras mulheres nas reuniões de sociedade são bem vindos! Sim, nossa saúde emocional e mental também são muito importantes na prevenção!

E você que está em tratamento ou teve diagnóstico positivo recentemente: tenha fé e esperança! Há cura sim, principalmente se descoberto logo no início!

Siga todas as orientações médicas e caminhe cada dia de mãos dadas com o Senhor!

Ore com fé! Jesus Cristo é quem nos cuida, nos cura e nada é impossível para Ele! Encha seu coração com esperança, buscando ao Senhor!

Ajude a alertar para a importância deste cuidado com o corpo e com a vida! Fale para seus familiares, amigas e a quem você puder.

Você é muito importante para Deus, para sua família! Deus te abençoe e te guarde! Um abraço!


Material de apoio para redes sociais

Baixe e republique os cards da campanha nas redes sociais da sua Igreja Local, ou partilhe com as mulheres das Sociedades Metodistas de Mulheres da sua Região. Lembre-se de utilizar as hashtags #OutubroRosa e #IgrejaMetodista, e de partilhar o link original do conteúdo. Você também pode acompanhar as publicações no nosso Facebook e Instagram para partilhar nas suas redes sociais.

Clique na imagem para ampliar e salvar.


Material de apoio do INCA e SUS

Este material tem como objetivo apresentar e orientar os profissionais da área de saúde ou cidadãs e cidadãos que tenham interesse em divulgar informações seguras sobre o câncer de mama. Nessa publicação, você entenderá a importância do tema câncer de mama para o Brasil, conhecerá a exposição “A mulher e o câncer de mama no Brasil” e as regras e as orientações para a impressão da exposição. Também receberá orientações para ter acesso à apresentação da exposição em formato power point (PPT) para aulas e outras atividades. O material inclui ainda as sugestões de post (texto), hashtags e cards para postagens em redes sociais. Além dos materiais da exposição, vamos indicar outros conteúdos informativos sobre câncer de mama criados pelo INCA.

Clique aqui para baixar o material completo.


Participações da campanha em fotos para redes sociais:

Silvana Cardoso - 7RE
Mislene - 4RE
Dorcas - 4RE
Silvana Cristina Cardoso Paula e Silva, IM. Central de Macaé,RJ - 7RE
Oreniuza de Azevedo Silva - SGRJ 7RE
Adneia Branco da Conceição - 8RE
Ana Regina de Oliveira - 1RE
María José da Silva - Remne
Simone dos Santos Bittencourt Gonçalves - 5RE
Simone Cordeiro -  6RE 
Daniela de Oliveira Bitar – 5RE
Shirley Cristina Fabbris Cardoso - 5RE
Valéria Vitor dos Santos - 1RE
Clair Benedicta Ferreira da Silva - 3RE
Patricia Coelho Rodrigues  Metodista Osório - 2RE
Carla Maria Silva de Araújo Nova Descoberta Recife - PE 

Participação no vídeo da campanha: 

Oreniuza Azevedo Silva, de São Gonçalo, IM. Sete Pontes - 7ª Região Eclesiástica
Marly Costa - 1ª Região Eclesiástica
Shirley Cristina Fabbris Cardoso - 5ª Região Eclesiástica (Distrito de Ribeirão Preto)
Silvana Cristina Cardoso Paula e Silva, IM. Central de Macaé, RJ 7ª Região Eclesiástica
Pastora Patrícia Coelho Rodrigues - 2ª Região Eclesiástica
Josiani de Souza Vídeo - 3ª Região Eclesiástica 

Posts relacionados

Destaques Nacionais, por Sara de Paula

Metodistas do sul do Brasil se mobilizam para socorrer vítimas de crise climática

Após um mês do início da crise climática que atinge o estado brasileiro do Rio Grande do Sul, metodistas da região permanecem mobilizados frente ao grande desafio de socorrer centenas de pessoas vitimadas pela tragédia em diferentes cidades e áreas atingidas.

Destaques Nacionais, Colégio Episcopal, por Sara de Paula

Nota oficial do Colégio Episcopal

Para os devidos fins de direito, informo que em 28 de dezembro de 2019, encerra -se a penalidade imposta por sentença da Comissão Geral de Constituição e Justiça (CGCJ) ao Revmo. Bispo Emanuel Adriano Siqueira da Silva.

Expositor Cristão, Destaques Nacionais, Mulheres, Geral, por Marcelo Ramiro

Expositor Cristão: Qual o lugar de homens e mulheres na Igreja?

É menino, é menina! O resultado no ultrassom é a entrada para o mundo, a partir daí roupas rosas e azuis dominam o enxoval e os carrinhos e bonecas, os quartos. Mais tarde, a criançada entra na brincadeira meninos X meninas. A brincadeira passa e a coisa fica séria, se fortalecem a competição e as relações desiguais entre homens e mulheres... Até quando?