Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/09/2013

Palavra Episcopal abril Bispa Marisa

  

Marisa de Freitas Ferreira Coutinho

Episcopisa da Região Missionária do Nordeste

            Fui abordada por uma pessoa que inquiria-me: "Se Jesus voltasse hoje, o que Ele diria ao mundo, na perspectiva cristã e metodista?"  A princípio pareceu fácil a resposta, já que vários textos bíblicos vieram à mente. Depois ao olhar pra realidade que nos cerca, a resposta começou a sair mais lenta. Os sentimentos interferiram na lógica da resposta racional. Repentinamente, apareceram pontos obscuros que causaram inquietação. O que dizer frente a tantos desarranjos da realidade humana e todos tão agressivamente visíveis? É tanto desatino que gera sentimento de inviabilidade do planeta. Aliás, a situação é tão delicada que o próprio globo começa a clamar por uma reversão desta ordem amalucada. Os prognósticos não são bons: para manter o custo do desenvolvimento global o ser humano está gerando um suicídio coletivo. Daqui a alguns anos o planeta terra ficará inviável. A previsão é de temperaturas oscilando entre extremos de frio e de calor. Não haverá água disponível. Os raios solares, sem o anteparo da camada de ozônio, destruirão os seres vivos. O caos se estabelecerá. Tal desgraça é só uma coroação do pecado que tenazmente assedia e multiplica todo o fruto da carne (Gl: 5:19-21). Sempre que o ser criado perde a referência do Criador, a desgraça se abate sobre ela mesma (a criatura).

Eta mundão de Deus, tão maltratado pela criatura! Tantos males, tantas injustiças sociais, tanto sofrimento e tragédias! Enquanto alguns/as lutam pela paz, países celebram acordos econômicos das corridas armamentistas. Enquanto alguns/as correm atrás da cura de doenças crônicas, outros/as debruçam-se na conquista das armas químicas. O pecado já não é só individual - é organizado, é coletivo, é institucional. E Deus onde está?

Deus está aqui! Por mais estranho que pareça, até esta condição de desgraça no mundo reflete a natureza do Deus Criador: Ele amou, criou e confiou. "Por que Deus não impediu que Adão, e com ele todos os homens, tenham caído em pecado? Por que lhes deu a liberdade de decidir-se até mesmo contra Deus e os mandamentos de Deus? Essas perguntas são colocadas por Wesley em diferentes passagens de sua obra, acrescentando logo resposta: justamente, a liberdade corresponde à natureza essencial do homem, tal como Deus o quis criar como seu parceiro na criação". Difícil entender este Deus, mas é isto que Ele nos ensina acerca de Si mesmo. Ele é (Êxodo: 3:14) não importa o que aconteça. E, em sendo, ama-nos com Graça.

A Graça de Deus

Esta compreensão do Deus Gracioso é mensagem central da Bíblia e, portanto do testemunho do/a cristão/ã metodista.

a) Definindo a Graça

A pastoral: Testemunhar a Graça e fazer discípulos e discípulas, afirma que a palavra Graça aparece 339 vezes na Bíblia (versão Almeida atualizada) sendo 125 no Antigo Testamento e 214 no Novo Testamento (p. 12 da Pastoral). Wesley afirma: "Todas as bênçãos que Deus tem concedido ao homem são simplesmente por sua graça, generosidade ou favor. Seu favor gratuito e que não merecemos, não tendo o homem nenhum direito à menor das suas misericórdias. Pois nada existe em nós, ou temos, ou fazemos que possa fazer-nos merecedores da menor coisa das mãos de Deus. E diz mais: "Se então os pecadores encontram favor de Deus é "por graça sobre graça!" Se Deus ainda condescende em derramar bênçãos sobre nós, sendo a salvação a maior delas, que podemos dizer a respeito dessas coisas senão: Graças a Deus por seu dom indizível! Assim é. Deste modo, Deus ordena o seu amor para conosco em que sendo nós ainda pecadores, Cristo morreu" para salvar-nos. Sois salvos pela graça através da fé. A graça é a fonte e a fé a condição da salvação."

b) Graça: preveniente, salvadora e santificadora.

Preveniente - A graça de Deus atua no ser humano ainda antes que ele/a tenha sequer consciência de Deus. Ainda assim Deus já o/a abençoou com a vida, com a criação e com o ato sacrificial dEle na cruz - a este aspecto da Graça é que se denomina preveniente. Wesley disse: "A Graça preveniente no pecador desperta a fé na verdade da mensagem da salvação (...) juntamente com a primeira motivação para a esperança e o amor de Deus."(p. 19 da Pastoral).

Justificadora e Salvadora - "A salvação se realiza através da graça convencedora usualmente chamada nas Escrituras de arrependimento, que traz maior quantidade de conhecimento próprio e liberação ulterior do coração de pedra. Depois experimentamos a salvação propriamente cristã, pela qual, "através da graça", "somos salvos pela fé".. Pela justificação somos salvos da culpa do pecado e restaurados ao favor de Deus; pela santificação somos salvos do poder e da raiz do pecado e restaurados à imagem de Deus."

Santificadora -- "O fundamento da santidade é ação "graciosa" e salvadora de Deus na morte de Jesus, por cujo sangue tudo que se separa, tudo que é impuro, não santo e injusto, é afastado do homem, pois através de Cristo o homem escravizado ao pecado foi comprado para Deus (Cf. 1Co 9.19). Assim, a Graça santificadora não somente é uma continuação do processo de justificação, mas presente em toda ação redentora de Deus em Cristo."

Conclusão

A presença de Deus neste mundo é a fonte de vida de todo/a aquela que crê. Por isto não se deixa abater, por mais difícil que a realidade se mostre. Quem segue a Cristo sabe que a Graça do Pai é presente e poderosa a ponto de sarar a terra. Somos alcançados/as pela Graça e por ela somos alimentados na missão de "Ir e pregar..."

"Deus está querendo receber este mundo aflito, com abundante Graça, amor e perdão". (p. 21, Pastoral). Quem foi alcançado /a pela Graça de Deus não teme o mal, mas enfrenta-o corajosamente. Devemos proclamar a altas vozes, a quantos/as estão sob cativeiros infernais, de ódio, vícios, prostituição, andam cegos/as, cheios de tristeza, oprimidos/as, ansiosos/as pelo nosso testemunho da Graça. Abramos os lábios e testemunhemos: eis o ano aceitável da Graça do nosso Deus! É o ano da justiça, tempo de restituição graciosa aos/às que pelos/as poderosos/as foram negados/as os direitos básicos da vida, casa, educação, saúde, etc. (Pastoral p. 22).

Que o Senhor nos agracie a ponto da nossa Pátria ouvir: "A riqueza não é necessária para a glória de qualquer nação; mas sabedoria, virtude, justiça, misericórdia, generosidade, espírito público, amor pelo País. Estes são necessários para a glória real de uma nação, mas abundância de riqueza não é." (Palavra do pastor João Wesley).

 


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães