Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

Palavra Episcopal Outubro 2010

Racismo e Corpo de Cristo.


Bispo Rozalino Domingos
Bispo Emérito da Igreja Metodista

“... sois um em Cristo Jesus” (Gálatas 3:28)

Deus criou a raça humana, esta é a afirmação preciosa da Palavra de Deus, a Bíblia.Deus formou a raça humana, a fonte onde nasceu o ser humano chama-se Deus.
O apóstolo Paulo em Gálatas 3:26-29 escreveu estas palavras: somos criaturas de Deus, embora seres diferentes. Medite sobre isto, embora humanos diferentes, mas através de Cristo, o Filho de Deus, nos tornamos um só corpo.
Desde sua origem mais primitiva, o ser humano caminhou a procura do seu significado para sua existência e por este motivo caminhou sem segurança na busca dos seus propósitos.

Como cristãos que somos claramente sabemos que propósitos sem Deus, é falência.
Hoje, se buscarmos conhecimentos na história, vamos descobrir que os povos vencedores iam escravizando os vencidos e dominavam os outros, humilhando-os, e se achavam no direito de tornar os vencidos em escravos e diante dos derrotados eram raças imponentes.

Nascia e nasceu a soberba, surgiu uma raça que assegurava a sua superioridade em relação as demais raças ao seu redor, as pessoas que faziam parte deviam levar na mente a certeza de estar em um nível elevado, nascia o orgulho de ser parte de uma raça pura, superior, não havia tempo em busca de sabedoria se era pecado ou cousa perversa e nem tempo para entender o porque da aversão em relação às outras raças e nem tampouco para meditar ou pensar na existência do preconceito.
As pessoas que passaram a conhecer Deus, descobriram que a raça humana não foi criada para ser dividida. É só vermos na Bíblia e lermos em Gênesis capítulo 1: 26-27.
Deus é amor, com amor Deus criou cada raça humana, o amor de Deus não divide, diante disto, não pode haver distinção humana e nem o desejo de superioridade, a única fonte e o único Senhor do ser humano é Deus.
Racismo é fruto do orgulho. Orgulho exclui outras pessoas, é coisa perversa, é iniqüidade e isto Deus, o Senhor, não aprova.
Veja o que diz a Bíblia em Mateus 7: 23 “... apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade”, são palavras de Jesus.
Racismo não tem parte no corpo de Cristo, Deus está presente em Jesus. Jesus é ligado em Deus, é da mesma substância do Pai.
Através de Jesus, Deus tomou a forma humana e amou o mundo com tudo o que Ele criou, especialmente o ser humano racista, preconceituoso, Ele não teve nenhuma outra maneira para mudar a mente de cada pessoa criada por Ele, a não ser através de seu filho Jesus Cristo, Filho Unigênito, para que todo ser humano racista ou com qualquer outra iniqüidade não pereça, mas tenha vida eterna. Diante do que estou relatando à luz e inspiração Bíblica de João 3: 16, não deve haver distinção humana e nem desejo de superioridade, o único Senhor do ser humano é Deus que através de seu filho Jesus Cristo nos leva a amar todo o ser humano a despeito da cor da sua pele. O amor de Deus nos une, Cristo é o caminho para esta união.
Somos um só corpo em Cristo (Romanos 12: 5).
Somos o corpo de Cristo e seus membros em particular (I Coríntios 12: 27).
A palavra de Deus nos ensina e claramente nos mostra quem é Deus, nos apresenta seu filho, Jesus Cristo, nos ensina que Deus nos une através de Cristo, somos membros uns dos outros e aprendemos que Jesus é o caminho, a verdade e a vida.
Com tudo isso, a palavra racismo está presente no mundo, nas revistas, nos jornais, nas famílias e nas Igrejas.
É muito gratificante acompanhar programas e realizações no avanço do Evangelho e no combate às desigualdades sociais e raciais.
Algumas pessoas fazem esta pergunta: “como acabar com o racismo?”
Este problema não pode ser resolvido tão facilmente, contudo é um fato evidente de acordo com a capacidade de cada pessoa.
Não podemos negar que o preconceito racial continua infiltrado no mundo, por outro lado, se não existisse outras raças no mundo, seria apenas uma, e isto poderia ser amargo, talvez doloroso, mas Deus cobriu este mundo com raças diferentes e o mundo se encontra diante de cada ser humano, apresentando vários problemas e vidas com capacidades as mais variadas. Deixou de ser um mundo monótono.
Cada raça tem sua vida e sua história e nenhum ser humano pode esquecer o seu passado.
Jesus sabia que não era igual a todas as pessoas, a sua pele era diferente como ser humano, mas nunca negou o seu amor e a cada ser humano apontou o caminho da salvação.
Grande sucesso será “Testemunhar os sinais da graça na Unidade do Corpo de Cristo” e caminhar para um novo modo de vida, isto será para cada ser humano um privilégio e porta aberta para um bom relacionamento.
Filhos e filhas de Deus podemos nos tornar através de Cristo, independente de raça. Lendo Gálatas 3: 26-29 penso que podemos que seja isto mesmo.
O fato importante é de que Deus é amor, o amor não divide.
Diante disto não deve haver distinção humana e nem o desejo de superioridade, o único Senhor do ser humano é Deus
.

Bispo Rozalino Domingos
Bispo Emérito da Igreja Metodista


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

CGCJ concede Tutela Antecipada e suspende processo da Comissão de Disciplina

Comissão Geral de Constituição e Justiça concede Tutela antecipada e suspende processo da Comissão de Disciplina, principalmente o julgamento que estava previsto para ocorrer no dia 07 de março, na Sede Nacional da Igreja Metodista.

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães