Publicado por José Geraldo Magalhães em Música e Arte, Oficial, Destaques Nacionais - 28/10/2013

Palavra orientativa do bispo Adonias Pereira do Lago sobre a Música e a Arte

Música e Arte
 
A Igreja Metodista Brasileira possui um Departamento Nacional de Música e Arte, cuja maior preocupação é assessorar as Igrejas locais no exercício de seus ministérios, de acordo com a visão e prática do servir e adorar a Deus por meio da música e arte. Para isto, disponibiliza, via site, na área nacional, um link com materiais de apoio e capacitação musical para os respectivos ministérios que atuam junto as nossas comunidades: www.metodista.org.br/musica-e-arte.
 
O Colégio Episcopal da Igreja percebe uma riqueza nessa área, porém entende que tudo pode ser aprimorado para a glória de Deus e a edificação da Igreja, com aplicação de diversas ferramentas na expansão missionária e no crescimento com qualidade de cada comunidade local. O Departamento Nacional busca auxiliar os ministérios locais por meio da motivação em busca da excelência nessa área, visando o cumprimento da missão de ser e fazer discípulos e discípulas de todas as nações.
 
É sempre bem-vinda, em nossas celebrações cúlticas, a presença de corais, grupos, bandas, duetos, trios, conjuntos, acompanhados de órgãos, pianos, bem como instrumentos de sopro, cordas, percussão etc. Tudo feito com harmonia, boas letras com fundamentação bíblico-teológicas dentro da tradição cristã e evangélica, e com muita dedicação aos ensaios, com compromisso e consagração daqueles que participam ativamente do ministério.
 
Além das ações citadas, ver nosso povo cantando em uníssono lindos cânticos, maravilhosos hinos, preferencialmente bem acompanhados instrumentalmente, é nossa satisfação e cremos ser maior ainda a de Deus, que recebe o louvor e a adoração do povo chamado metodista, por meio das músicas. Também, nos alegramos quando adoramos ao Senhor ou somos edificados por meio de coreografias, danças e peças teatrais ministradas ao Senhor com bom conteúdo, dedicação, amor, humildade, visando tão somente a glória de Deus e a edificação do Seu povo.
 
Motivamos a todos/as que são chamados para exercerem este ministério específico, especialmente em suas igrejas locais, para que busquem o constante aperfeiçoamento pessoal e ministerial, na perspectiva da santidade pessoal, conduta coerente com o evangelho, no templo e nos grupos pequenos, assim como fora desses espaços. Alertamos para que todos/as evitem simplesmente copiar ou seguir os modismos, mas, que busquem em Deus letras, melodias e ritmos que edificam a Igreja e despertam nosso povo para a verdadeira adoração, o serviço e a prática do discipulado como estilo de vida, como expressão de nossa obediência ao chamado missionário que Jesus Cristo faz a todos/as nós. Precisamos de bons ministros e ministras de músicas com forte paixão missionária e discipulado.
 
Como responsáveis pelo Pastoreio Nacional da Igreja, pela sua identidade, conexidade e unidade, passamos a vocês uma palavra de orientação em relação aos ministérios que promovem a música e artes em nossas comunidades metodistas. Quanto ao Hinário Metodista Brasileiro, orientamos:
 
Primeiramente, motivamos cada Igreja local a continuar usando, juntamente com cânticos mais contemporâneos, o atual Hinário Evangélico em nossos cultos no templo, bem como nos grupos pequenos. Ele oferece hinos de excelente teologia bíblica e conteúdo de grande valor espiritual para a vivência de nossa espiritualidade e missão. Ame e cante o nosso hinário evangélico com carinho!
 
Segundo, lembramos que forjar um novo hinário demanda tempo, recursos técnicos, análise teológica, linguística, métrica e recursos financeiros de grandes proporções que, neste momento, não temos condições para fazer tal investimento. Contudo, O projeto de um Novo Hinário, no tempo certo e em condições adequadas, voltará a ser colocado em pauta para dialogarmos sobre sua continuidade, bem como pontuar sua importância missionária na vida e missão de nossa Igreja. Foi elaborado um protótipo do hinário, apresentado ao 19º Concílio Geral. O material não será perdido, mas deve ser aproveitado em nossas Igrejas. Somos gratos a Deus pelos irmãos e irmãs que colaboraram neste projeto inicial.
 
Que o Deus Santo e Poderoso continue sendo adorado e glorificado por meio da música e arte na vida e missão de nossa Igreja. Esperamos que todo o povo metodista continue focado no centro de nossa existência como cristãos, crescendo na fé, comunhão e serviço, em especial sendo e fazendo novos discípulas e discípulos pelos caminhos da missão em terras brasileiras e até os confins da terra.
 
Bispo Adonias Pereira do Lago
Presidente do Colégio Episcopal da Igreja Metodista
 
 

Posts relacionados

Destaques Nacionais, Oficial, Educação, Geral, por Marcelo Ramiro

NOTA DE FALECIMENTO - Reitora Prof.ª Elaine Lima de Oliveira

É com grande pesar que comunicamos a perda de um membro inestimável de nossa comunidade granberyense. A Reitora do Instituto Metodista Granbery, Prof.ª Elaine Lima de Oliveira, faleceu na tarde deste domingo, 7 de dezembro.

Destaques Nacionais, Discipulado, por José Geraldo Magalhães

Culto de abertura do Encontro Nacional conta com quase 700 participantes

Quase 700 pessoas compareceram no culto de abertura do Encontro Nacional de Discipulado e Missão da Igreja Metodista do Brasil que acontece em Curitiba de quinta (12) a sábado (14) em Curitiba, capital do estado do Paraná. Realizado na 1ª Igreja do Evangelho Quadrangular.

Administração, Destaques Nacionais, Cogeam, por José Geraldo Magalhães

Saiba quais foram as decisões da Coordenação Geral de Ação Missionária da Igreja Metodista

A Coordenação Geral de Ação Missionária (Cogeam) torna público as decisões que ocorreram na reunião nos dias 1 e 2 de agosto na Sede Nacional da Igreja Metodista, em São Paulo. Acesse para saber mais!