Publicado por José Geraldo Magalhães em Destaques Nacionais - 13/09/2014

Pastor Daniel Ho fala sobre o Estilo de Discipulado de Jesus

 
O pastor metodista Daniel Ho, da Igreja Metodista na Malásia, ministrou no segundo dia do Encontro Nacional de Discipulado no Canal da Música em Curitiba/PR. Na ocasião ele falou sobre o tema: Estilo de Discipulado de Jesus e destacou alguns pontos importantes na caminhada do discipulado cristocêntrico.
 
Ho fez uma pergunta provocativa logo no início da palestra: “Por que fazer discipulado hoje?”. Ele mesmo deu a resposta. “Porque Jesus ordenou”.
Segundo Ho, essa ordem de Jesus deve ser uma das prioridades do povo de Deus. “Esse último comando de Jesus deve ser nossa primeira preocupação na vida. Não é mais uma opção, mas o que eu e você temos que fazer”.
 
Com base no texto do evangelho de Marcos 3.3-15, o pastor foi fazendo alguns apontamentos no modelo de discipulado de Cristo. Chamou atenção dos pastores que se dedicam tempo para ler a bíblia somente quando vão preparar sermões. “Se Jesus separava um tempo para orar e falar com o Pai, quem somos nós? Temos que ter esse tempo para Jesus”, disse relatando que faz um diário do tempo que Jesus gasta com ele. 
 
Três pontos destacados no texto do evangelista Marcos para um discipulado pleno e genuíno. A chamada v. 13; a comunhão v.13; a comissão v.14-15.
O aprendizado, ou como Ho mesmo se referiu, o “discípulo é um aprendiz” e precisa ser disciplinado, ter instruções e treinamento. “Por natureza queremos sempre mais e fazer menos”.
O Paulo Santos de Oliveira se referiu à palestra como um aprendizado que precisa ser colocado em prática. “Não basta somente ter vindo ao encontro e ter ouvido essas palestras enriquecedoras, mas a prática delas ao retornar é fundamental”, disse.
 
Formalidade ou informalidade – Jesus vendo as multidões compadeceu-se delas, diz o texto bíblico em Mateus 5.1-2. Daniel Ho comparou essa passagem com uma metodologia formal. “E como se Jesus o levasse para uma sala de aula. Instruímos pessoas à aplicar os valores do que é certo ou errado”, destacou o ensino da bíblia como o texto primário levando em conta outros materiais e os acontecimentos na sociedade.
 
Na informalidade o texto de Deuteronômio 6.6-7 foi lembrado: “Estas palavras que hoje te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás...”. Segundo Ho os discípulos não apenas aprendiam nas reuniões nas casas, mas no dia a dia das pessoas.
 
“Se você não pratica os pequenos grupos você não é metodista de fato. Porque John wesley praticava. Todo pequeno grupo tem entre 12 a 20 pessoas”, disse lembrando o início do metodismo praticado por John Wesley. 
 
De acordo com o palestrante, esse tipo de discipulado - não formal, surte mais efeito que o formal, pois, este tipo modela a visão, os valores, a fé, as paixões e o estilo de vida. "Nós impactamos as pessoas com nossa vida. As pessoas modelam o evangelismo para os discípulos. Era assim que John Wesley fazia. O ministério é uma corrida longa. O discipulado precisa acontecer fora da classe e que o seu discípulo possa perceber o que é genuíno ou não em você”, concluiu Ho.
 
O encontro termina na noite desse sábado e as palestras, oficinas, vídeos e fotos do encontro serão disponibilizados no hotsite discipulado.metodista.org.br
 

Rev. José Geraldo Magalhães

 
Veja também:
 

Posts relacionados

Destaques Nacionais, Geral, por José Geraldo Magalhães

Expositor Cristão de março traz na capa a mobilização dos metodistas no combate ao mosquito Aedes aegypti

Os dados são alarmantes. O Ministério da Saúde investiga 3.448 casos suspeitos de microcefalia no Brasil até o fechamento desta edição. O último boletim foi divulgado no final de janeiro e aponta que 270 casos já tiveram confirmação de microcefalia, sendo que 6 estão ligados ao vírus zika. A Igreja está mobilizada. O Colégio Episcopal já se pronunciou ao orientar os membros para combater o mosquito Aedes aegypit. O Expositor Cristão foi atrás, ouviu especialistas, médicos/as, além da própria bispa Marisa de Freitas Ferreira, que, na função de médica, passou informações importantes sobre o cuidado que devemos ter. O bispo Roberto alertou para as diversas possibilidades de desenvolver a missão neste cenário que assusta todos/as nós. 

Destaques Nacionais, por José Geraldo Magalhães

Expositor Cristão é finalista do prêmio Areté. Confira os detalhes!

O Órgão Oficial da Igreja Metodista, o jornal Expositor Cristão, é um dos finalistas do Prêmio Areté que faz parte da IV Feira Internacional de Literatura Cristã (FLIC). O anúcncio do vencedor será na abertura da feira, no dia 12 de agosto, às 20h, no Espaço São Luis/Metrô Consolação, em São Paulo. 

Destaques Nacionais, por Marcelo Ramiro

Expositor Cristão: existe competitividade no Ministério Pastoral?

A suposta “profissionalização do pastor e da pastora” tem introduzido gradativamente uma mentalidade de competitividade. Os modelos de megaigrejas, presença na mídia, subsídios acima da realidade média de boa parte da sociedade são tidos como ministérios bem-sucedidos e, de forma geral, acabam por gerar a aspiração do alcance de tais patamares como um meio lógico da demonstração da bênção divina. Na verdade, muito aquém da bênção divina, percebemos que essa suposta competitividade tem sido um entrave para a vida e para a missão da igreja.